TV Gazeta Logo TV Gazeta Logo TV Gazeta +551131705643 TV Gazeta - Programação ao vivo, receitas, notícias, entretenimento, esportes, jornalismo, ofertas, novidades e muito mais no nosso site. Vem pra #NossaGazeta!
Av. Paulista, 900 - Bela Vista 01310-940 São Paulo SP BR
Logo TV Gazeta TV Gazeta - Programação ao vivo, receitas, notícias, entretenimento, esportes, jornalismo, ofertas, novidades e muito mais no nosso site. Vem pra #NossaGazeta! TV Gazeta, Receitas, Revista da Cidade, Você Bonita, Mulheres, Gazeta Esportiva, Jornal da Gazeta, Mesa Redonda, Troféu Mesa Redonda, Papo de Campeões, Edição Extra, Gazeta Shopping, Fofoca

Despesas essenciais sobem mais que em 2013

Confira o conteúdo exclusivo da TV Gazeta - Despesas essenciais sobem mais que em 2013

Despesas essenciais sobem mais que em 2013 Confira o conteúdo exclusivo da TV Gazeta - Despesas essenciais sobem mais que em 2013
Logo do programa Jornal da Gazeta
Vocês lembram da "inflação do tomate"? Em abril de 2013, os preços da comida estavam subindo muito. O preço do tomate crescia ainda mais. Naquela época, o tomate acabou virando símbolo da alta dos preços da alimentação. Virou piada nas redes sociais. As pessoas diziam que comer tomate era coisa de rico etc e tal. Mas o problema mesmo é que nós estávamos sentido que a inflação da comida estava pesada.
Em abril de 2013, a inflação anual da comida chegou a 14%. Agora, está perto de 13%, como soubemos hoje pelos números do IBGE. Isso é uma média. Claro que tem coisa que subiu muito mais.
A inflação dos alimentos parece que foi um dos vários motivos que ajudou a causar o mau humor que daria nas manifestações de junho de 2013. Foi a primeira impressão de que a economia não ia bem: crescia menos e o custo de vida estava alto.
A diferença agora é que a inflação em geral é mais alta: era de 6,5% lá em 2013. É de quase 11% agora. E é mais alta justamente naquelas coisas que a gente não pode evitar, coisas do dia a dia essenciais.
Para piorar, o preço da energia e dos combustíveis subiu, na média, 36% em um ano. Lá em abril de 2013, subia 11%. Nos gastos com transporte e habitação, diferenças também enormes.
Ou seja, nas despesas essenciais, comer, morar, se mover pela cidade, a conta de luz, tudo ficou muito mais caro, subiu muitíssimo mais que em 2013.
Esse é um dos motivos pelos quais as pesquisas de confiança do consumidor mostram grande pessimismo. Menos dinheiro do bolso por causa da inflação ou porque a renda caiu, junto com pessimismo e medo de perder o emprego, são fatores que causam ainda mais estrago na economia.
Essa grande depressão nacional deve ser um dos motivos pelos quais os economistas começam a dizer que 2016 deve ser tão ruim quanto 2015.
Hoje de tarde, os economistas do banco Itaú soltaram a revisão de sua análise para o ano. Acham que a economia encolheu 3,9% no ano passado e deve encolher outros 4% neste 2016.
Estão entre as maiores recessões da história da República do Brasil.
Leia mais sobre:
Siga o Jornal da Gazeta nas redes sociais