TV Gazeta TV Gazeta logo TV Gazeta +551131705643 TV Gazeta - Programação ao vivo, receitas, notícias, entretenimento, esportes, jornalismo, ofertas, novidades e muito mais no nosso site. Vem pra #NossaGazeta!
Av. Paulista, 900 - Bela Vista 01310-940 São Paulo, Brasil
TV Gazeta TV Gazeta, Receitas, Mulheres, Cozinha Amiga, Fofoca Aí, Revista da Cidade, Você Bonita, Gazeta Esportiva, Mesa Redonda, Jornal da Gazeta, Edição Extra, Gazeta Shopping TV Gazeta - Programação ao vivo, receitas, notícias, entretenimento, esportes, jornalismo, ofertas, novidades e muito mais no nosso site. Vem pra #NossaGazeta!

No Design Weekend, o mobiliário de Ruy Ohtake

No Design Weekend, o mobiliário de Ruy Ohtake
Logo do programa Jornal da Gazeta
Jornal da Gazeta
Estamos em plena semana do Design Weekend, que apesar do nome começou na terça-feira e vai até o domingo. A cidade está repleta de mostras de design. Uma das mais significativas abriu hoje para o público, no Instituto Tomie Ohtake. Trata-se do mobiliário criado pelo arquiteto Ruy Ohtake, também autor do prédio do instituto. E é interessante conferir como as formas audaciosas de sua arquitetura também aparecem em seu mobiliário, produzido nas últimas duas décadas. São poltronas, bancos, aparadores, e namoradeiras. Cinco projetos são inéditos. Uma dica: ainda está em cartaz no instituto, a bela exposição de Mirò, cujo encerramento foi prorrogado até o dia 23.

A semana do desenho também agita o Jockey Club. Estão lá, até o domingo, o 22º Salão de Arte, organizado anualmente por Vera Chaddad, e o MADE (Mercado de Arte e Design) criado e curado por Waldick Jatobá. O Salão, que nasceu e está de volta ao Jockey, reúne antiquários e galeristas, principalmente, mas também joalheiros e artistas independentes. A MADE faz um garimpo das novas promessas do design brasileiro. Por coincidência, o Salão faz uma homenagem à obra escultórica de Tomie Oktake, numa mostra curada pelo seu outro filho, Ricardo.

E no momento em que o design está em pauta, nada mais oportuno do que uma exposição que coloca lado a lado o produto de artesãos e artistas eruditos. É o que faz a partir de hoje o espaço A Casa, museu do objeto brasileiro, em sua bela sede em Pinheiros. Em mais uma coincidência, ao lado do Instituto Tomie Ohtake. A mostra é só de cerâmicas. E a curadora Adélia Borges reuniu desde artefatos indígenas, a peças de criadores populares como os Nunes, de União dos Palmares, Alagoas, ao mega designer contemporâneo carioca Bruno Jahara.

Aproveitem estes dias de bom desenho. Boa Noite

Veja também