TV Gazeta ícone da TV Gazeta ícone da TV Gazeta +551131705643 TV Gazeta - Programação ao vivo, receitas, notícias, entretenimento, esportes, jornalismo, ofertas, novidades e muito mais no nosso site. Vem pra #NossaGazeta!
Av. Paulista, 900 - Bela Vista 01310-940 São Paulo SP BR
ícone da TV Gazeta TV Gazeta - Programação ao vivo, receitas, notícias, entretenimento, esportes, jornalismo, ofertas, novidades e muito mais no nosso site. Vem pra #NossaGazeta! TV Gazeta, Receitas, Revista da Cidade, Você Bonita, Mulheres, Gazeta Esportiva, Jornal da Gazeta, Mesa Redonda, Troféu Mesa Redonda, Papo de Campeões, Edição Extra, Gazeta Shopping, Fofoca

Demorou, mas parece que agora a inflação cai

Comentário de Economia, com Vinícius Torres Freire.

Demorou, mas parece que agora a inflação cai Comentário de Economia, com Vinícius Torres Freire.
Logo do programa Jornal da Gazeta
A inflação de setembro foi quase zero, como a gente acabou de ver. Perto de zero e abaixo do que os economistas previam.
Para quem está pagando comida cara, quase parece mentira. Mas é fato que a taxa de inflação, a média dos preços, está subindo mais devagar. E isso tem importância para o futuro da economia.
A inflação sobe mais devagar mas sobe bem. Nos últimos 12 meses, subiu 8,5%. Nesse tempo, os preços da comida ainda subiram 13%. Mas já foi pior.
O que aconteceu? Alguns preços de alimentação caíram. A comida é que estava impedindo uma queda mais rápida da inflação. Os preços estavam altos por causa do tempo ruim e porque, em época de inflação alta, muita gente joga todos os preços para cima, por conta.
O Banco Central vai decidir se reduz os juros básicos da economia em 19 de outubro. Para reduzir, citou três condições.
Um, preço de comida mais controlado, o que está acontecendo. Dois, boas chances de se aprovar o controle de gastos do governo no Congresso, o que deve acontecer a partir da semana que vem. Três, o preço dos serviços parar de subir muito, o que está acontecendo mais ou menos.
De qualquer modo, parece que a coisa está indo na direção do que o BC quer. Logo, é possível que a queda de juros comece daqui a duas semanas. Vai cair devagarinho e, para o consumidor na rua, a princípio mal vai dar para notar.
No entanto, vai fazer diferença para empresas, para quem investe em novos negócios e obras, para firmas endividadas. Vai ser um pequeno empurrãozinho para a economia brasileira voltar a crescer, ainda devagar, a partir do ano que vem.
Com juros menores, há mais negócios. O desemprego pode parar de crescer em meados do ano que vem.
A inflação de setembro pode ter sido um alarme falso? É improvável. Há menos preços subindo, e quase todos subindo mais devagar. Quando a queda da inflação vai ficar mais visível no bolso? Pelo final do ano. Demorou um ano para a inflação cair como o esperado. Mas agora parece que vai.
Parece que vamos começar a nos curar dessa horrível doença econômica, que já dura quase três anos.
Leia mais sobre:
Siga o Jornal da Gazeta nas redes sociais