TV Gazeta TV Gazeta logo TV Gazeta +551131705643 TV Gazeta - Programação ao vivo, receitas, notícias, entretenimento, esportes, jornalismo, ofertas, novidades e muito mais no nosso site. Vem pra #NossaGazeta!
Av. Paulista, 900 - Bela Vista 01310-940 São Paulo, Brasil
TV Gazeta TV Gazeta, Receitas, Mulheres, Cozinha Amiga, Fofoca Aí, Revista da Cidade, Você Bonita, Gazeta Esportiva, Mesa Redonda, Jornal da Gazeta, Edição Extra, Gazeta Shopping TV Gazeta - Programação ao vivo, receitas, notícias, entretenimento, esportes, jornalismo, ofertas, novidades e muito mais no nosso site. Vem pra #NossaGazeta!

Demora no ajuste fiscal provoca incerteza

Demora no ajuste fiscal provoca incerteza
Logo do programa Jornal da Gazeta
Jornal da Gazeta
As contas públicas estão com saldo positivo. Em termos percentuais dá impressão que está tudo bem. O setor público já garantiu 28,5% do que precisa pra chegar à meta de 1,2% do PIB. Só que, na composição das contas, a situação não é tranquila. O governo central, mesmo reduzindo as despesas, só alcançou 9% do previsto, porque a receita anda comprometida pelo baixo crescimento da economia. Apesar do aumento da carga de impostos, a arrecadação não avança. Por outro lado, os Estados, que estavam indo bem no começo do ano, voltaram a ficar com as contas no vermelho em março. E várias medidas que podem ajudar a garantir o superávit previsto para o ano continuam enroscadas no Congresso, em meio à toda disputa política com o governo e até entre a Câmara e o Senado. Tudo isso, claro, gera maior incerteza quanto ao cumprimento da meta de ajuste fiscal. Ajuste importante pra melhorar a imagem do Brasil, evitar um rebaixamento da nota de avaliação de risco. Não que a economia vá crescer só por causa do ajuste. mas sem ele a situação fica mais complicada. O País pode ser rebaixado na avaliação de risco, pode perder investimentos, aumenta a instabilidade do mercado, a confiança dos empresários diminui ainda mais. Daí o empenho da equipe econômica, em particular, do ministro Levy, em fazer o ajuste. Foi pra isso que a presidente Dilma acabou abrindo mão de muitos pontos que defendia na condução da economia. Se o ajuste ficar ameaçado o governo pode recorrer a novos aumentos de impostos ou corte de investimentos, elevando o custo em termos de atividade. Quanto mais tempo essa história se arrastar mais tempo vai levar pra economia retomar o crescimento. Eu volto na segunda. Bom feriado.

Veja também