TV Gazeta Logo TV Gazeta Logo TV Gazeta +551131705643 TV Gazeta - Programação ao vivo, receitas, notícias, entretenimento, esportes, jornalismo, ofertas, novidades e muito mais no nosso site. Vem pra #NossaGazeta!
Av. Paulista, 900 - Bela Vista 01310-940 São Paulo SP BR
Logo TV Gazeta TV Gazeta - Programação ao vivo, receitas, notícias, entretenimento, esportes, jornalismo, ofertas, novidades e muito mais no nosso site. Vem pra #NossaGazeta! TV Gazeta, Receitas, Revista da Cidade, Você Bonita, Mulheres, Gazeta Esportiva, Jornal da Gazeta, Mesa Redonda, Troféu Mesa Redonda, Papo de Campeões, Edição Extra, Gazeta Shopping, Fofoca

Crise reduz previsão do comércio para o Natal

Comentário de Economia, com Denise Campos de Toledo.

Crise reduz previsão do comércio para o Natal Comentário de Economia, com Denise Campos de Toledo.
Logo do programa Jornal da Gazeta
Como sempre acontece, esse dinheiro dá um fôlego extra para o pagamento de dívidas, para o consumo, colabora para um aumento de atividade. Só que o impacto é moderado pela condição ainda desfavorável da economia, especialmente no que se refere ao mercado de trabalho.

Se o emprego formal tivesse apresentado uma reação mais consistente, a injeção de recursos seria muito maior. Com desemprego, endividamento e inadimplência elevados, esse dinheiro fará diferença, mas não muito do ponto de vista de atividade. Tanto que o comércio está contando com expansão das vendas em torno de uns 3% no Natal, o que é bem menos que se esperava no começo do ano.

E isso, apesar de alguns sinais mais positivos que tivemos nos últimas dias, como a prévia do PIB, calculada pelo Banco Central, referente a agosto, e o próprio avanço das vendas no mês. São dados que projetam um desempenho melhor da economia, neste segundo semestre, que pode, até, trazer alguma surpresa melhor, se as eleições garantirem um ambiente de maior confiança.

Vai depender muito da postura que o presidente eleito tiver depois do segundo turno, das propostas que apresentar para a área econômica. Se for um programa viável, que estabeleça perspectivas de ajuste mais consistente das contas públicas, com retomada de investimentos em infraestrutura, a confiança poderá aumentar. O que é importante para a economia avançar.

Agora, não dá pra perder tempo. Deixar tudo para o começo de 2019 ou propor medidas de difícil implementação. As dificuldades que o País vem enfrentando aumentam a cobrança da sociedade e o risco de uma virada no humor do mercado, que só tornariam o cenário mais complicado. Boa noite.
Leia mais sobre:
Siga o Jornal da Gazeta nas redes sociais