TV Gazeta Logo TV Gazeta Logo TV Gazeta +551131705643 TV Gazeta - Programação ao vivo, receitas, notícias, entretenimento, esportes, jornalismo, ofertas, novidades e muito mais no nosso site. Vem pra #NossaGazeta!
Av. Paulista, 900 - Bela Vista 01310-940 São Paulo SP BR
Logo TV Gazeta TV Gazeta - Programação ao vivo, receitas, notícias, entretenimento, esportes, jornalismo, ofertas, novidades e muito mais no nosso site. Vem pra #NossaGazeta! TV Gazeta, Receitas, Revista da Cidade, Você Bonita, Mulheres, Gazeta Esportiva, Jornal da Gazeta, Mesa Redonda, Troféu Mesa Redonda, Papo de Campeões, Edição Extra, Gazeta Shopping, Fofoca

Crise norte-coreana é um drama perigoso

Comentário de Política Internacional, com João Batista Natali.

Crise norte-coreana é um drama perigoso Comentário de Política Internacional, com João Batista Natali.
Logo do programa Jornal da Gazeta
Diplomacia e tensão militar são coisas que funcionam, no cenário internacional, como se fossem um grande teatro. Pois a tensão entre Estados Unidos e Coreia do Norte acaba de atingir, dramaticamente, um novo patamar. Amanhã, quarta-feira, todos os 100 senadores americanos, foram convidados para uma reunião na Casa Branca. A cúpula da diplomacia e do Pentágono devem explicar em que pé está o enredo. O presidente Donald Trump não tem se comportado, nessa história, como um parlapatão exibicionista. Ele se limita a interpretar o papel que a burocracia oficial escreveu para ele. O plano americano é evitar que a Coreia do Norte detone, pela sexta vez, uma bomba atômica. A primeira explodiu em 2006. Os Estados Unidos também querem evitar, que essa ridícula dinastia comunista fabrique mísseis de médio alcance, que ameacem bases americanas ou o Japão. Nesse teatro, por enquanto, o ditador Kim Jong-un está blefando. Disse que tem mísseis intercontinentais. Mas a espionagem americana tem a certeza, que ele só poderá construí-los daqui sete anos. Enquanto isso, os mísseis dele de curto alcance ameaçam a Coreia do Sul, tradicional aliada dos Estados Unidos. A china sentiu cheiro de pólvora e entrou no teatro da crise. O presidente chinês, Xi Jinping, está jogando com um pé no elenco ocidental. A China não quer saber de conflito nuclear na península da Coreia, que fica no nordeste do território dela. O pior cenário para esse teatro seria a Coreia do Norte pagar para ver. Explode mais uma bomba, e leva na cabeça centenas de mísseis americanos do tipo Tomahawk. Esse lance só poderia acontecer com a cumplicidade da China, que faria uma silenciosa intervenção política, no bizarro vizinho norte-coreano. E desapareceria com o ditador Kim Jong-un. Isso não é uma comédia. É um drama perigoso, que pode acabar com o sumiço desse maluco de 33 anos. Ele é o neto do fundador da dinastia comunista da Coreia do Norte. É assim que o mundo gira. Boa noite.
Leia mais sobre:
Siga o Jornal da Gazeta nas redes sociais