TV Gazeta Logo TV Gazeta Logo TV Gazeta +551131705643 TV Gazeta - Programação ao vivo, receitas, notícias, entretenimento, esportes, jornalismo, ofertas, novidades e muito mais no nosso site. Vem pra #NossaGazeta!
Av. Paulista, 900 - Bela Vista 01310-940 São Paulo SP BR
Logo TV Gazeta TV Gazeta - Programação ao vivo, receitas, notícias, entretenimento, esportes, jornalismo, ofertas, novidades e muito mais no nosso site. Vem pra #NossaGazeta! TV Gazeta, Receitas, Revista da Cidade, Você Bonita, Mulheres, Gazeta Esportiva, Jornal da Gazeta, Mesa Redonda, Troféu Mesa Redonda, Papo de Campeões, Edição Extra, Gazeta Shopping, Fofoca

A crise na Venezuela

Vocês pensam que o Natal aqui no Brasil está sendo mais pobrezinho por causa da crise. Mas podem ficar consolados. Está muito pior na Venezuela.

A crise na Venezuela Vocês pensam que o Natal aqui no Brasil está sendo mais pobrezinho por causa da crise. Mas podem ficar consolados. Está muito pior na Venezuela.
Logo do programa Jornal da Gazeta
Vocês pensam que o Natal aqui no Brasil está sendo mais pobrezinho por causa da crise. Mas podem ficar consolados. Está muito pior na Venezuela. As histórias que chegam de Caracas são muito tristes. O Natal morreu, diz uma jovem mãe de 28 anos, que mora na favela de Petare. Não há dinheiro para montar uma árvore de Natal, e ao mesmo tempo preparar um jantar mais caprichado. Ela precisou abandonar as duas coisas para comprar para os filhos presentinhos modestos. Outra mãe, que é comerciante, diz que precisou optar entre comprar uma roupinha nova para os filhos ou preparar a ceia. O jornal El Nacional publica hoje que lojas de calçados conseguiram vender, agora em dezembro, a metade do que venderam em dezembro do ano passado. É uma maneira de dizer que o Papai Noel venezuelano vai chegar com o saco de presentes mais vazio. Não há naquele país estatísicas sobre a crise do consumo. A Venezuela empobreceu com a queda em 60 por cento do preço do petróleo. Mas o problema é também enfrentado pelo Equador e pela Bolívia, com regimes de esquerda e onde a crise é bem menor. O que existe na Venezuela é a incompetência gerencial do regime bolivariano. O Estado tentou controlar a economia, e criou mais escassez e corrupção. E tem ainda uma inflação anual de 240 por cento. O salário mínimo é de 11 mil bolívares por mês. Dá para comprar uma bicicleta de criança. Ou então 17 dúzias de ovos. No ano passado, quando a crise cambial não estava tão aguda, o presidente Nicolas Maduro inventou uma boneca chamada Barbie socialista. E forçou as lojas a venderem a boneca a um décimo do preço de mercado. As lojas tiveram um imenso prejuízo, mas pelo menos as menininhas puderam ganhar o presente. Na política, o regime bolivariano precisará dar posse, dentro de duas semanas, a uma Assembleia em que ficou com apenas um terço das cadeiras, depois das eleições parlamentares de 6 de dezembro. Maduro aproveitou para nomear ontem um terço dos juízes da Corte Suprema. Quer controlar o judiciário. E pretende criar um chamado parlamento comunitário, só com gente do partido do governo, e que tentará esvaziar o parlamento de verdade. Esse Maduro perdeu as eleições, mas faz de conta que terá um apoio popular recebido como presente de Papai Noel. Um bom Natal para todos vocês. É assim que o mundo gira, boa noite.
Leia mais sobre:
Siga o Jornal da Gazeta nas redes sociais