Vídeos

 
Exclusivo

A corrupção, a imoralidade das autoridades. E os cidadãos no dia-a-dia, o que fazem?

0:00 / 0:00

"Ano eleitoral. Moralidade, a corrupção, é tema principal, dizem pesquisas. E candidatos a presidente, governos, legislativos, juízes, procuradores... Muitos recebem auxílio-moradia morando na cidade onde trabalham. Enquanto punem a imoralidade alheia.

O que é certo ou errado, correto ou não? O que deve ou não ser respeitado em nome do bem comum? Esse debate deve mirar autoridades, obviamente. Mas não só. E não só, no topo dos maus costumes, a corrupção óbvia.

Na Avenida Paulista, por exemplo. A metros da Justiça Federal, da Procuradoria, grandes galerias vivem de... vender pirataria. Como Brasil afora. Rua Augusta, na calçada em frente à sede da Receita Federal. Farta oferta de lançamentos mundiais, filmes piratas. Brasil adentro, igual.

Só mal informados não sabem onde e como comprar carteira de motorista. Postes e muros pelo país . Em cartazes mal ajambrados, um número de telefone e a escancaração: Estourou pontos na carteira de motorista? Resolva aqui!

Detrans são um clássico. Milícias são fatos. Fóruns já renderam farta literatura. Metrôs e elevadores. É prática normal entrar antes que passageiros saiam. Faixa de pedestre sem sinaleira é roleta russa.

Clique no Google a frase "Governo perdoa dívidas": Bilhões em penca...ruralistas, bancos, empresários...Ou, no caso da Dívida Ativa para com a União, mais de R$ 1 trilhão e 400 bilhões. Já a sonegação supera meio trilhão/ano.

O futebol, dita paixão nacional. Em protestos anticorrupção usam camisa da CBF. Ex-presidente da CBF, Marin, está preso nos EUA. Ex-CBF, Ricardo Teixeira e Del Nero serão presos se saírem do Brasil. Estão exilados aqui e soltos.

Só entre deputados federais e senadores, ou suas famílias, 56 têm emissoras de rádio ou TV. Centenas de políticos têm centenas de emissoras. Igrejas, idem.

Sarney, Collor, ACM, Jucá, Barbalho, Lobão, Alves, Maia, Agripino, Coelho, ou suas famílias, têm emissoras. Afiliadas, associadas a grandes redes. Todos atacam a corrupção. A alheia. Ano eleitoral. Então vamos debater a corrupção e os maus costumes."


Conteúdo disponível em Jornal da Gazeta .

O Jornal da Gazeta mostra as principais notícias do dia, reportagens exclusivas e análises feitas por comentaristas especializados.