TV Gazeta Logo TV Gazeta Logo TV Gazeta +551131705643 TV Gazeta - Programação ao vivo, receitas, notícias, entretenimento, esportes, jornalismo, ofertas, novidades e muito mais no nosso site. Vem pra #NossaGazeta!
Av. Paulista, 900 - Bela Vista 01310-940 São Paulo SP BR
Logo TV Gazeta TV Gazeta - Programação ao vivo, receitas, notícias, entretenimento, esportes, jornalismo, ofertas, novidades e muito mais no nosso site. Vem pra #NossaGazeta! TV Gazeta, Receitas, Revista da Cidade, Você Bonita, Mulheres, Gazeta Esportiva, Jornal da Gazeta, Mesa Redonda, Troféu Mesa Redonda, Papo de Campeões, Edição Extra, Gazeta Shopping, Fofoca

Coreia do Norte propõe suspender testes nucleares

Comentário de Política Internacional, com João Batista Natali.

Coreia do Norte propõe suspender testes nucleares Comentário de Política Internacional, com João Batista Natali.
Logo do programa Jornal da Gazeta
Comentário de Política Internacional, com João Batista Natali.

"A Coreia do Norte deu hoje uma boa notícia para a comunidade internacional. O ditador Kim Jong-un deve se encontrar em abril com o presidente da Coreia do Sul. O ditador ainda disse que, se for para dialogar com os Estados Unidos, ele vai suspender os testes com mísseis e com bombas atômicas.

Governantes do norte e do sul já se encontraram no passado. Mas a última vez foi há mais de dez anos. Vamos ver um pouco de história. A ditadura da Coreia do Norte não é malvada porque ela é comunista. Ela tem medo de ser destruída. No comecinho dos anos 90, acabou o comunismo na Rússia e a China adotou a economia de mercado.

Por precaução, a Coreia do Norte partiu para o programa nuclear. Com a bomba, ninguém invadiria esse pequeno país pobre, Onde já se morreu de fome há alguns anos. A ditadura norte-coreana já testou seis bombas, a última delas há seis meses. E é hoje capaz de construir mísseis que voam a até 13 mil quilômetros.

A ditadura se tornou um perigo para os americanos e para o Japão. Veio então Donald Trump, que elegeu a Coreia do Norte como um inimigo de estimação. O clima começou a acalmar quando Kim Jong-un decidiu enviar, este ano, atletas para as olimpíadas de inverno na Coreia do Sul e designou a irmã dele como chefe da delegação. Dialoga daqui, dialoga dali, e chegamos ao projeto de encontro de cúpula, anunciado nesta terça-feira.

No fundo, a paz definitiva na península da Coreia será apenas alcançada com o fim da ditadura comunista na Coreia do Norte. Mas já dá para festejar o fato de os termômetros registrarem, agora, uma temperatura diplomática e militar mais baixa. Donald Trump reagiu desconfiado, mas sem fechar os canais de diálogo. Trump confunde política externa com cacetadas em inimigos reais ou imaginários.

Agora, a Coreia do Norte ficou mais mansa. E algo me diz que, na área do Golfo Pérsico, o Irã já pode começar a perder o sono. Tudo indica que ele será a bola da vez. Os iranianos que se preparem. É assim que o mundo gira. Boa noite."
Leia mais sobre:
Siga o Jornal da Gazeta nas redes sociais