TV Gazeta Logo TV Gazeta Logo TV Gazeta +551131705643 TV Gazeta - Programação ao vivo, receitas, notícias, entretenimento, esportes, jornalismo, ofertas, novidades e muito mais no nosso site. Vem pra #NossaGazeta!
Av. Paulista, 900 - Bela Vista 01310-940 São Paulo SP BR
Logo TV Gazeta TV Gazeta - Programação ao vivo, receitas, notícias, entretenimento, esportes, jornalismo, ofertas, novidades e muito mais no nosso site. Vem pra #NossaGazeta! TV Gazeta, Receitas, Revista da Cidade, Você Bonita, Mulheres, Gazeta Esportiva, Jornal da Gazeta, Mesa Redonda, Troféu Mesa Redonda, Papo de Campeões, Edição Extra, Gazeta Shopping, Fofoca

Coreia do Norte é perigosa porque está isolada

Comentário de Política Internacional, com João Batista Natali.

Coreia do Norte é perigosa porque está isolada Comentário de Política Internacional, com João Batista Natali.
Logo do programa Jornal da Gazeta
Donald Trump é antipático. O ditador da Coreia do Norte, Kim Jong-un, também é. Mas não é por isso que a briga deles não nos interesa. Se a ditadura norte-coreana não tiver juízo, ela pode concretizar a ameaça de um conflito nuclear. É o que disse um diplomata norte-coreano na ONU. O interesse da comunidade internacional é de que cada lado ponha suas ameaças na gaveta. Mas vamos por partes. Primeiro ponto. A ditadura de Kim Jong-un não tem condições de jogar uma bomba atômica nos Estados Unidos. Para isso, ela precisaria de um míssil balístico intercontinental. É um míssil que entra em órbita e volta à atmosfera para explodir em terra. Isso implica uma tecnologia de materiais que ela não possui. Aqueles misseis de mentirinha que a Coreia do Norte mostrou numa parada militar, no domingo passado, eram feitos de cartolina. Segundo ponto. Os Estados Unidos têm todo o direito de bloquear as ambições militares da Coreia do Norte. E não é por causa do antipático Donald Trump. O simpático Barack Obama pensava do mesmo jeito. Obama montou um esquema de espionagem cibernética, que entra nos computadores da Coreia do Norte, para que os mísseis dela se incendeiem no momento do lançamento. Terceiro ponto. Se os americanos jogarem sobre a Coreia do Norte uma bomba igual à que lançaram na semana passada no Afeganistão, o ditador Kim Jong-un vai reagir. Mas contra os aliados dos Estados Unidos na Ásia, como o Japão e a Coreia do Sul. Ou contra bases americanas na região. É claro que os americanos têm tecnologia para interceptar qualquer míssil norte-coreano. Por isso, a Coreia do Norte quer uma guerra que ela sabe que não pode ganhar. Por que então ela fica esperneando e tirando o sono da gente? Ela é perigosa porque está isolada. E porque só assim ela recebe mais vantagens materiais da China, a única aliada que ela tem. Os chineses estão preocupados. A Rússia também. Nós também precisamos estar preocupados. É assim que o mundo gira. Boa noite.
Leia mais sobre:
Siga o Jornal da Gazeta nas redes sociais