TV Gazeta Logo TV Gazeta Logo TV Gazeta +551131705643 TV Gazeta - Programação ao vivo, receitas, notícias, entretenimento, esportes, jornalismo, ofertas, novidades e muito mais no nosso site. Vem pra #NossaGazeta!
Av. Paulista, 900 - Bela Vista 01310-940 São Paulo SP BR
Logo TV Gazeta TV Gazeta - Programação ao vivo, receitas, notícias, entretenimento, esportes, jornalismo, ofertas, novidades e muito mais no nosso site. Vem pra #NossaGazeta! TV Gazeta, Receitas, Revista da Cidade, Você Bonita, Mulheres, Gazeta Esportiva, Jornal da Gazeta, Mesa Redonda, Troféu Mesa Redonda, Papo de Campeões, Edição Extra, Gazeta Shopping, Fofoca

Construção civil afunda de modo assustador

Comentário de Economia, com Vinicius Torres Freire.

Construção civil afunda de modo assustador Comentário de Economia, com Vinicius Torres Freire.
Logo do programa Jornal da Gazeta
A construção civil, o setor de obras, ainda está sendo destruído na recessão.
A cada 100 empregos com carteira que existiam faz um ano, 14 desapareceram. A coisa está nesse ritmo desde o final de 2015. E não está com jeito de melhorar.
Agora em janeiro, se foram mais 363 mil empregos, na comparação com o ano passado.
É o que a gente viu hoje, no balanço dos empregos com carteira assinada, feito pelo ministério do Trabalho.
No emprego em geral, a coisa ainda vai mal. No conjunto, o corte dos empregos com carteira vai perdendo ritmo, mas ainda é horrível. Queda de uns 3% ao ano, no total da economia. Mas, na construção civil, a baixa está no ritmo de 14% ao ano.
Por que a construção civil é o setor maior que mais apanha? Vários motivos.
Porque não há pouco crédito para comprar casas. Quem tem crédito e dinheiro, não quer se arriscar agora.
Porque as empresas não precisam de escritórios e construções novas. Não estão usando nem o que tem, porque a produção caiu muito.
Outro motivo muito importante, porque o governo cortou gasto em lugar errado, em investimento público em obras, que caiu quase pela metade em dois anos. Sem obra pública, mais desemprego na construção civil.
Mesmo sem dinheiro, o governo poderia passar serviços públicos para a iniciativa privada, como concessões de estradas e outras obras. Mas não consegue, está uma lerdeza vergonhosa.
Sem obra, sem crédito e coragem pra comprar casa ou investir em empresa nova, a construção civil afunda de modo assustador.
Para piorar, a construção é um setor importante, que "puxa" outros setores consigo quando vai bem. Quando tem obra, tem venda de cimento, aço, vidro, tinta, plástico, móveis. As transportadoras trabalham mais. Se compram mais máquinas e caminhões para as obras.
Quando a construção civil emperra, um monte de negócios importantes para junto.
O que fazer no curto prazo? Concessão, passar serviços e obras para empresas privadas construírem rodovia, ferrovia, esgoto, aeroporto o que for. Mas o governo tem sido muito incompetente nessa história.
Leia mais sobre:
Siga o Jornal da Gazeta nas redes sociais