TV Gazeta Logo TV Gazeta Logo TV Gazeta +551131705643 TV Gazeta - Programação ao vivo, receitas, notícias, entretenimento, esportes, jornalismo, ofertas, novidades e muito mais no nosso site. Vem pra #NossaGazeta!
Av. Paulista, 900 - Bela Vista 01310-940 São Paulo SP BR
Logo TV Gazeta TV Gazeta - Programação ao vivo, receitas, notícias, entretenimento, esportes, jornalismo, ofertas, novidades e muito mais no nosso site. Vem pra #NossaGazeta! TV Gazeta, Receitas, Revista da Cidade, Você Bonita, Mulheres, Gazeta Esportiva, Jornal da Gazeta, Mesa Redonda, Troféu Mesa Redonda, Papo de Campeões, Edição Extra, Gazeta Shopping, Fofoca

Comprar imóvel pode ser bom negócio

Comentário de Economia, com Vinicius Torres Freire.

Comprar imóvel pode ser bom negócio Comentário de Economia, com Vinicius Torres Freire.
Logo do programa Jornal da Gazeta
O preço médio dos imóveis em São Paulo cai desde 2014. No ano passado, caíam também até novembro. Os preços estão bons para quem quer comprar? Estão baratos?

É meio relativo. Mas é provável que este ano, na média, o preço das casas pare de cair.

Antes de mais nada, é preciso explicar que imóveis são um negócio meio complexo. Pode ser que duas casas ou apartamentos muito parecidos e que ficam a dois quarteirões de distância tenham preços diferentes. Ou podem se valorizar ou desvalorizar em ritmo diferente.
Quando aos preços médios, eles caíram mais ou menos uns 15% desde o final de 2014, desde que começou a crise. É uma queda de preços real, já descontada a inflação.

Parece bom? No entanto, os preços ainda estão mais de 60% mais altos do que eram em 2008. No começo desta década, houve uma alta rápida dos preços.
Mesmo com imóveis encalhados e vendas caindo, os preços estão parando de baixar. No ano passado, as vendas de imóveis de médio e alto padrão ainda despencavam. Só aumentaram bem as vendas do Minha Casa, Minha Vida.

No mais, a situação está melhor para financiar? Para quem consegue crédito, sim. As taxas de juros para financiamento imobiliário estão perto dos níveis mais baixos da história, mais baixas que durante o boom do mercado imobiliário, em 2011. Ainda assim, para quem tem dinheiro guardado e pode dar um lance, um consórcio de uma empresa confiável ainda é melhor negócio.

Por que os preços devem parar de cair? Porque a economia deve andar um pouco mais rápido neste ano, se não tiver bagunça política. Algumas pessoas devem ficar mais confiantes de que vão manter o emprego. As taxas de juros estão baixas.

No resumo da ópera, os preços não caíram tanto assim, mas não devem cair mais, na média. Mas deve ainda haver boas pechinchas por aí. Para quem está confiante e planeja comprar casa, esse é um ano para pensar em fazer negócio.
Leia mais sobre:
Siga o Jornal da Gazeta nas redes sociais