TV Gazeta TV Gazeta logo TV Gazeta +551131705643 TV Gazeta - Programação ao vivo, receitas, notícias, entretenimento, esportes, jornalismo, ofertas, novidades e muito mais no nosso site. Vem pra #NossaGazeta!
Av. Paulista, 900 - Bela Vista 01310-940 São Paulo, Brasil
TV Gazeta TV Gazeta, Receitas, Mulheres, Cozinha Amiga, Fofoca Aí, Revista da Cidade, Você Bonita, Gazeta Esportiva, Mesa Redonda, Jornal da Gazeta, Edição Extra, Gazeta Shopping TV Gazeta - Programação ao vivo, receitas, notícias, entretenimento, esportes, jornalismo, ofertas, novidades e muito mais no nosso site. Vem pra #NossaGazeta!

Como usar água e gordura no preparo dos alimentos

Você sabia que dá para tirar proveito da GORDURA e da ÁGUA que as comidas liberam? 🤔 Saiba como aproveitá-las com a Pamela Domingues e a chef Bianca Folla 😄.

Como usar água e gordura no preparo dos alimentos Você sabia que dá para tirar proveito da GORDURA e da ÁGUA que as comidas liberam? 🤔 Saiba como aproveitá-las com a Pamela Domingues e a chef Bianca Folla 😄.
Logo do programa Bê-Á-Bá da Cozinha
Bê-Á-Bá da Cozinha
Você sabia que dá para tirar proveito da GORDURA e da ÁGUA que as comidas liberam? 🤔 Saiba como aproveitá-las com a Pamela Domingues e a chef Bianca Folla 😄.

RECEITA 1: Confit de galinha caipira
Ingredientes:
1kg de banha
4 coxas e sobrecoxas galinha caipira
8 dentes de alho (inteiros)
2 ramos de alecrim
4 folhas de louro
1 col (café) de sal
Pimenta do reino branca em grãos

Modo de preparo
Coloque a banha para derreter em panela pequena e funda.
Corte os tendões e a pele da coxa para deixar o osso à mostra.
Tempere com todos os outros ingredientes.
Coloque a sobrecoxa na gordura derretida e leve ao fogo baixo por 2 ou 3 horas, até amolecer.
É imprescindível que a gordura não frite a carne. O objetivo é cozinhar na gordura.
Quando estiver cozido, leve ao forno para dourar e sirva em seguida.

RECEITA 2: Balottine de Frango
Ingredientes:
4 coxas com sobrecoxas de frango sem osso e com pele
Sal e pimenta-do-reino moída a gosto
2 colheres (sopa) de manteiga
500g de linguiça de frango sem pele
1 galho de alecrim debulhado e picado
6 folhas de manjericão
1 unidade de pimenta dedo-de-moça sem semente picadinha
Sal a gosto

Modo de preparo
Numa tigela, misture 4 linguiças de frango sem pele, 1 galho de alecrim debulhado e picado, 6 folhas de manjericão, 1 pimenta dedo-de-moça sem semente picadinha e sal a gosto. Reserve.
Tempere 4 coxas com sobrecoxas de frango sem osso e com pele com sal e pimenta-do-reino moída a gosto. Pegue cada coxa com a sobrecoxa e coloque ½ xícara (chá) do recheio. Enrole e feche com papel alumínio bem apertado e enrole as pontas dando o formato de uma bala embrulhada (ballotine). Depois enrole no papel filme. Faça isso com todas as coxas e sobrecoxas.
Cozinhe os ballotines numa panela com água fervente em fogo baixo por 30 minutos. Retire do fogo, remova o plástico filme e o papel alumínio.
Numa frigideira com 2 colheres (sopa) de manteiga coloque os ballotines e vá virando com a ajuda de um pegador até dourar todos os lados (+/- 10 minutos). Reserve.
Corte os ballotines em fatias, sirva em seguida.

Veja também