TV Gazeta Logo TV Gazeta Logo TV Gazeta +551131705643 TV Gazeta - Programação ao vivo, receitas, notícias, entretenimento, esportes, jornalismo, ofertas, novidades e muito mais no nosso site. Vem pra #NossaGazeta!
Av. Paulista, 900 - Bela Vista 01310-940 São Paulo SP BR
Logo TV Gazeta TV Gazeta - Programação ao vivo, receitas, notícias, entretenimento, esportes, jornalismo, ofertas, novidades e muito mais no nosso site. Vem pra #NossaGazeta! TV Gazeta, Receitas, Revista da Cidade, Você Bonita, Mulheres, Gazeta Esportiva, Jornal da Gazeta, Mesa Redonda, Troféu Mesa Redonda, Papo de Campeões, Edição Extra, Gazeta Shopping, Fofoca

Como usar água e gordura no preparo dos alimentos

Você sabia que dá para tirar proveito da GORDURA e da ÁGUA que as comidas liberam? 🤔 Saiba como aproveitá-las com a Pamela Domingues e a chef Bianca Folla 😄.

Como usar água e gordura no preparo dos alimentos Você sabia que dá para tirar proveito da GORDURA e da ÁGUA que as comidas liberam? 🤔 Saiba como aproveitá-las com a Pamela Domingues e a chef Bianca Folla 😄.
Logo do programa Bê-Á-Bá da Cozinha
Você sabia que dá para tirar proveito da GORDURA e da ÁGUA que as comidas liberam? 🤔 Saiba como aproveitá-las com a Pamela Domingues e a chef Bianca Folla 😄.

RECEITA 1: Confit de galinha caipira
Ingredientes:
1kg de banha
4 coxas e sobrecoxas galinha caipira
8 dentes de alho (inteiros)
2 ramos de alecrim
4 folhas de louro
1 col (café) de sal
Pimenta do reino branca em grãos

Modo de preparo
Coloque a banha para derreter em panela pequena e funda.
Corte os tendões e a pele da coxa para deixar o osso à mostra.
Tempere com todos os outros ingredientes.
Coloque a sobrecoxa na gordura derretida e leve ao fogo baixo por 2 ou 3 horas, até amolecer.
É imprescindível que a gordura não frite a carne. O objetivo é cozinhar na gordura.
Quando estiver cozido, leve ao forno para dourar e sirva em seguida.

RECEITA 2: Balottine de Frango
Ingredientes:
4 coxas com sobrecoxas de frango sem osso e com pele
Sal e pimenta-do-reino moída a gosto
2 colheres (sopa) de manteiga
500g de linguiça de frango sem pele
1 galho de alecrim debulhado e picado
6 folhas de manjericão
1 unidade de pimenta dedo-de-moça sem semente picadinha
Sal a gosto

Modo de preparo
Numa tigela, misture 4 linguiças de frango sem pele, 1 galho de alecrim debulhado e picado, 6 folhas de manjericão, 1 pimenta dedo-de-moça sem semente picadinha e sal a gosto. Reserve.
Tempere 4 coxas com sobrecoxas de frango sem osso e com pele com sal e pimenta-do-reino moída a gosto. Pegue cada coxa com a sobrecoxa e coloque ½ xícara (chá) do recheio. Enrole e feche com papel alumínio bem apertado e enrole as pontas dando o formato de uma bala embrulhada (ballotine). Depois enrole no papel filme. Faça isso com todas as coxas e sobrecoxas.
Cozinhe os ballotines numa panela com água fervente em fogo baixo por 30 minutos. Retire do fogo, remova o plástico filme e o papel alumínio.
Numa frigideira com 2 colheres (sopa) de manteiga coloque os ballotines e vá virando com a ajuda de um pegador até dourar todos os lados (+/- 10 minutos). Reserve.
Corte os ballotines em fatias, sirva em seguida.
Leia mais sobre: