TV Gazeta ícone da TV Gazeta ícone da TV Gazeta +551131705643 TV Gazeta - Programação ao vivo, receitas, notícias, entretenimento, esportes, jornalismo, ofertas, novidades e muito mais no nosso site. Vem pra #NossaGazeta!
Av. Paulista, 900 - Bela Vista 01310-940 São Paulo SP BR
ícone da TV Gazeta TV Gazeta - Programação ao vivo, receitas, notícias, entretenimento, esportes, jornalismo, ofertas, novidades e muito mais no nosso site. Vem pra #NossaGazeta! TV Gazeta, Receitas, Revista da Cidade, Você Bonita, Mulheres, Gazeta Esportiva, Jornal da Gazeta, Mesa Redonda, Troféu Mesa Redonda, Papo de Campeões, Edição Extra, Gazeta Shopping, Fofoca

Como funcionam os empréstimos do BNDES

Comentário de Economia, com Vinicius Torres Freire.

Como funcionam os empréstimos do BNDES Comentário de Economia, com Vinicius Torres Freire.
Logo do programa Jornal da Gazeta
A polícia começou a investigar empréstimos do BNDES para pelo menos uma grande empresa. O que é o BNDES? Por que as grandes empresas, em especial, gostam tanto dele?
É um banco que dá empréstimos em condições especiais. Isto é, com juros menores que os de mercado, em geral, e com prazos longos.
Por quê? Porque o sistema financeiro do país é meio primitivo. Empresta em prazo curto e com juro alto demais. Para fazer grandes investimentos, que demoram a dar retorno, não dá para pegar empréstimo em banco normal. Empresa pequena, inovadora, também fica sem crédito.
Qual o problema maior do BNDES? No final dos anos Lula e nos anos Dilma, houve um imenso, extraordinário exagero no BNDES. Emprestaram demais, a juro muito baixo, para as empresas investirem, para o país crescer. Mas as empresas pouco investiram a mais.
O dinheiro do banco em parte vem do FAT, fundo de amparo ao trabalhador, isso mesmo. Mas era pouco para os planos muito errados de desenvolvimento do PT.
O governo então emprestou dinheiro para o BNDES. Desde 2008, cerca de 500 bilhões, meio trilhão de reais.
Mas o governo não tinha esses 500 bilhões. Foi ao mercado financeiro e tomou esse dinheiro emprestado, pagando uma certa taxa de juros. Fez mais dívida cara.
Mas o BNDES empresta esse dinheiro a uma taxa de juros muito menor. Ou seja, no fim das contas, o governo toma emprestado a uma taxa alta e seu banco empresta para as empresas a uma taxa baixa, por vezes abaixo da inflação.
Quem paga essa diferença? Cai na conta do governo, nossa, dos impostos. Para piorar, mal deu resultado. O governo fez mais dívida, pagou mais juros, ficou encrencado, mas o investimento em novos negócios não aumentou. Foi um desastre.
Como são escolhidas essas empresas que recebem empréstimos baratos e dinheiro da sociedade do BNDES? Muitas têm bons projetos. Mas nem sempre precisam de dinheiro barato. Em outros casos, ficou a suspeita de que se deu o empréstimo barato porque as empresas eram amigas de gente do governo.
É isso que está sendo investigado. Pode ser mais um caso em que a proximidade excessiva entre governo e empresas pode acabar em promiscuidade.
Leia mais sobre:
Siga o Jornal da Gazeta nas redes sociais