TV Gazeta Logo TV Gazeta Logo TV Gazeta +551131705643 TV Gazeta - Programação ao vivo, receitas, notícias, entretenimento, esportes, jornalismo, ofertas, novidades e muito mais no nosso site. Vem pra #NossaGazeta!
Av. Paulista, 900 - Bela Vista 01310-940 São Paulo SP BR
Logo TV Gazeta TV Gazeta - Programação ao vivo, receitas, notícias, entretenimento, esportes, jornalismo, ofertas, novidades e muito mais no nosso site. Vem pra #NossaGazeta! TV Gazeta, Receitas, Revista da Cidade, Você Bonita, Mulheres, Gazeta Esportiva, Jornal da Gazeta, Mesa Redonda, Troféu Mesa Redonda, Papo de Campeões, Edição Extra, Gazeta Shopping, Fofoca

Comércio exterior ajuda reação da economia

Comentário de Economia, com Denise Campos de Toledo.

Comércio exterior ajuda reação da economia Comentário de Economia, com Denise Campos de Toledo.
Logo do programa Jornal da Gazeta
Comentário de Economia, com Denise Campos de Toledo.

"Uma queda do saldo comercial é esperada, neste ano, com a expansão mais forte da economia, que estimula a demanda por importados. Mas as exportações estão avançando bastante, inclusive, na área industrial. O setor tem se esforçado para exportar mais até pra compensar a demora em uma reação mais firme do mercado doméstico.

O consumo tem aumentado, mas com limitações impostas por fatores, como o desemprego. As vendas externas também têm empecilhos, especialmente no que se refere ao Custo Brasil, às ineficiências da nossa economia. O que só vai ser resolvido com as reformas estruturais, como a tributária, e aumento pesado dos investimentos em infraestrutura, desde energia até transportes.

O Custo Brasil chega a pesar de 25 a 30%, o que afeta a capacidade de expansão das vendas. Fora isso, a indústria reduziu bastante os investimentos, desde a recessão, o que também prejudica a competitividade. Mas as exportações do setor têm crescido em ritmo até superior ao das vendas de produtos básicos. Segmento em que o Brasil é bem competitivo, como na agropecuária.

Agora, há uma certa preocupação também por aí, diante da guerra comercial deflagrada pelos Estados Unidos, especialmente, contra a China. O jogo de forças das duas maiores economias pode levar a restrições maiores do comércio global, afetando demanda por commodities.

O Brasil até já foi alvo, no caso do aço. De qualquer modo, o saldo comercial pode passar dos 50 bilhões de dólares este ano, ainda que se confirmem as projeções de expansão das importações superior ao das exportações. O comércio exterior deve ser uma das alavancas do crescimento maior da economia, esperado daqui pra 2019. Boa noite."
Leia mais sobre:
Siga o Jornal da Gazeta nas redes sociais