TV Gazeta ícone da TV Gazeta ícone da TV Gazeta +551131705643 TV Gazeta - Programação ao vivo, receitas, notícias, entretenimento, esportes, jornalismo, ofertas, novidades e muito mais no nosso site. Vem pra #NossaGazeta!
Av. Paulista, 900 - Bela Vista 01310-940 São Paulo SP BR
ícone da TV Gazeta TV Gazeta - Programação ao vivo, receitas, notícias, entretenimento, esportes, jornalismo, ofertas, novidades e muito mais no nosso site. Vem pra #NossaGazeta! TV Gazeta, Receitas, Revista da Cidade, Você Bonita, Mulheres, Gazeta Esportiva, Jornal da Gazeta, Mesa Redonda, Troféu Mesa Redonda, Papo de Campeões, Edição Extra, Gazeta Shopping, Fofoca

Cigarro eletrônico: conheça os perigos

A moda do momento é o uso de cigarro eletrônico e narguilé, mas você tem alguma ideia de como isso pode impactar na sua saúde?

Cigarro eletrônico: conheça os perigos A moda do momento é o uso de cigarro eletrônico e narguilé, mas você tem alguma ideia de como isso pode impactar na sua saúde?
Logo do programa Revista da Cidade
Cigarro eletrônico faz mal? Se você respondeu “não”, então pode estar enganado.

Segundo dados do INCA, 10% dos fumantes chegam a reduzir sua expectativa de dia em até 20 anos, e o uso de cigarros eletrônicos triplicam as chances do usuário se tornar um tabagista (dependente de nicotina). Em 2021, o cantor Zé Neto foi diagnosticado com “vidro fosco”, um problema pulmonar com quadro de lesão inflamatória no pulmão — e o uso de cigarros eletrônicos, assim como o histórico de covid-19, foi uma das causas.

Consumido principalmente por jovens, o cigarro eletrônico também é conhecido como vape e pod. O dispositivo funciona da seguinte forma: a bateria esquenta o líquido que é uma mistura de água, aromatizante alimentar, nicotina, propilenoglicol e glicerina vegetal, em geral. A temperatura da fumaça atinge entre 300 e 400º, e ao entrar ausa lesões principalmente no pulmão. Esse problema também se repete com o narguilé, que também causa danos e tem como base o tabaco. Uma sessão de narguilé, por exemplo, dura em média de 20 a 80 minutos, o que é correspondente à uma exposição a todos os componentes tóxicos presentes na fumaça de 100 cigarros convencionais.

Quer entender mais sobre os males para a saúde de cada componente? A Dra. Jaqueline Scholz, cardiologista e coordenadora do Programa de Tratamento de Tabagismo do InCor, explica com detalhes no vídeo de hoje. Confira!
Leia mais sobre:
Siga o Revista da Cidade nas redes sociais