TV Gazeta Logo TV Gazeta Logo TV Gazeta +551131705643 TV Gazeta - Programação ao vivo, receitas, notícias, entretenimento, esportes, jornalismo, ofertas, novidades e muito mais no nosso site. Vem pra #NossaGazeta!
Av. Paulista, 900 - Bela Vista 01310-940 São Paulo SP BR
Logo TV Gazeta TV Gazeta - Programação ao vivo, receitas, notícias, entretenimento, esportes, jornalismo, ofertas, novidades e muito mais no nosso site. Vem pra #NossaGazeta! TV Gazeta, Receitas, Revista da Cidade, Você Bonita, Mulheres, Gazeta Esportiva, Jornal da Gazeta, Mesa Redonda, Troféu Mesa Redonda, Papo de Campeões, Edição Extra, Gazeta Shopping, Fofoca

Cidadãos vão pagar a conta dos erros do governo

A conta de luz deve subir, em média, cerca de 30% este ano. Em média. A depender da região, pode ser mais, pode ser menos. 30% é uma paulada.

Cidadãos vão pagar a conta dos erros do governo A conta de luz deve subir, em média, cerca de 30% este ano. Em média. A depender da região, pode ser mais, pode ser menos. 30% é uma paulada.
Logo do programa Jornal da Gazeta
A conta de luz deve subir, em média, cerca de 30% este ano. Em média. A depender da região, pode ser mais, pode ser menos. 30% é uma paulada. Na média, sua conta vai ficar quase um terço mais cara.

 

Vários impostos também vão subir. Mas, agora, o governo passou a dizer também que estuda mudanças no imposto de renda. Para começar, diz que pretende aumentar o imposto dos "PJ", das pessoas jurídicas que na verdade são profissionais liberais ou empregados de empresas que não querem pagar a conta de direitos trabalhistas e outros impostos. O bicho vai pegar.

O aumento de 30% da conta de luz é uma estimativa por cima feita hoje pelos economistas do governo. Por que a energia elétrica vai ficar tão mais cara? Porque o governo vai parar de bancar vários subsídios, o dinheiro que o governo gasta para manter a conta mais barata, seja para pessoas muito pobres, seja para corrigir as bobagens que o primeiro governo de Dilma Rousseff fez no setor elétrico, onde deu tudo errado. Para piorar, o aumento da conta de luz vai ter outros efeitos indiretos na inflação.

 

O governo vai parar de bancar essa conta da eletricidade porque não tem dinheiro no caixa, porque teve um déficit enorme no ano passado. E teve déficit porque gastou de modo irresponsável e baixou imposto para muita empresa e para consumo, quando não podia fazer isso. Como resultado, vai ter de fazer grandes cortes de gastos, vai investir menos em obras e vai cobrar menos impostos. O tiro saiu pela culatra e, claro, vai explodir na cara do cidadão comum.

 

Nada disso ainda está definido. Mas muita disso vai sair do papel. O governo já criou mais dificuldades para conceder pensão por morte e seguro-desemprego. Aumentou os juros. Deve aumentar o imposto sobre combustíveis e outros, além do imposto de renda. Vai passar a conta da energia elétrica para a tarifa, o que é correto. Mas tudo isso está sendo feito agora, de forma urgente, para arrumar a economia desarrumada pelo primeiro governo de Dilma Rousseff.
Leia mais sobre:
Siga o Jornal da Gazeta nas redes sociais