TV Gazeta ícone da TV Gazeta ícone da TV Gazeta +551131705643 TV Gazeta - Programação ao vivo, receitas, notícias, entretenimento, esportes, jornalismo, ofertas, novidades e muito mais no nosso site. Vem pra #NossaGazeta!
Av. Paulista, 900 - Bela Vista 01310-940 São Paulo SP BR
ícone da TV Gazeta TV Gazeta - Programação ao vivo, receitas, notícias, entretenimento, esportes, jornalismo, ofertas, novidades e muito mais no nosso site. Vem pra #NossaGazeta! TV Gazeta, Receitas, Revista da Cidade, Você Bonita, Mulheres, Gazeta Esportiva, Jornal da Gazeta, Mesa Redonda, Troféu Mesa Redonda, Papo de Campeões, Edição Extra, Gazeta Shopping, Fofoca

Chile vai indenizar vítimas da ditadura

Confira o conteúdo exclusivo da TV Gazeta - Chile vai indenizar vítimas da ditadura

Chile vai indenizar vítimas da ditadura Confira o conteúdo exclusivo da TV Gazeta - Chile vai indenizar vítimas da ditadura
Logo do programa Jornal da Gazeta
O Chile vai indenizar as vítimas de prisão política e tortura na ditadura militar de Augusto Pinochet, que foi de 1973 a 1990. O congresso aprovou a compensação equivalente a cerca de cinco mil e seiscentos reais, para as pessoas qualificadas nas listas da comissão Valech de política e tortura.
A comissão foi criada em 2003 pelo governo do presidente Ricardo Lagos. Segundo números oficiais, cerca de três mil e duzentos chilenos morreram nas mãos dos agentes de Pinochet. Quase mil e duzentos ainda são considerados desaparecidos. Trinta e três mil pessoas foram presas e torturadas.
-
O Chile sempre foi apontado por empresários brasileiros como um modelo a ser seguido por nós, por sua política econômica liberal, sua política de exportação e de abertura para o mercado global. Sobre a política chilena de investigar os crimes da ditadura, julgar e pôr na cadeia policiais torturadores e militares homicidas, nunca se ouviu um pio. Aqui no Brasil, o coronel Brilhante Ustra morreu velho e tranquilo, sem ser incomodado. Ele chefiou o doi-codi, onde se torturaram e mataram prisioneiros políticos e nenhum governo, nenhum, tucano ou petista, quis enfrentar a questão a sério. Deram as costas ao problema e foram cuidar de suas alianças e conveniências.
Leia mais sobre:
Siga o Jornal da Gazeta nas redes sociais