TV Gazeta TV Gazeta logo TV Gazeta +551131705643 TV Gazeta - Programação ao vivo, receitas, notícias, entretenimento, esportes, jornalismo, ofertas, novidades e muito mais no nosso site. Vem pra #NossaGazeta!
Av. Paulista, 900 - Bela Vista 01310-940 São Paulo, Brasil
TV Gazeta TV Gazeta, Receitas, Mulheres, Cozinha Amiga, Fofoca Aí, Revista da Cidade, Você Bonita, Gazeta Esportiva, Mesa Redonda, Jornal da Gazeta, Edição Extra, Gazeta Shopping TV Gazeta - Programação ao vivo, receitas, notícias, entretenimento, esportes, jornalismo, ofertas, novidades e muito mais no nosso site. Vem pra #NossaGazeta!

Cenário de horror se a Grécia sair do euro

Cenário de horror se a Grécia sair do euro
Logo do programa Jornal da Gazeta
Jornal da Gazeta
A Grécia e seus credores, a União Europeia e o FMI, romperam de vez. Nada mais será discutido até domingo, quando os gregos decidem em uma votação se o governo deve voltar a negociar com os credores. A depender do resultado, na segunda-feira a Grécia pode entrar em crise ainda mais brutal. Desde 2010, a economia já encolheu mais de 25%. No Brasil, uma recessão de 1% já causa um problemão. Imagine.
A Grécia deve quase duas vezes o tamanho de sua economia. Para conseguir novos empréstimos, os credores exigem que o governo corte mais gastos e uma reforma liberal de sua economia muito primitiva.
No sábado, o governo de esquerda, eleito em janeiro, rompeu as negociações. Quer diminuir o arrocho, que chegou a um nível irracional, pois a Grécia não cresce. Nem arrochando os cintos o governo vai conseguir pagar a dívida. Mas os credores não querem ceder a um governo de esquerda e querem que a Grécia sirva de exemplo.
Se a Grécia quebrar e sair do euro, agora não deve acontecer grande confusão na economia mundial. Mas num mundo em crise, qualquer confusão é ruim.
No médio prazo, pode ser pior. Outros países mais pobres que usam o euro como moeda podem ficar sob suspeita de que podem dar calote e sair do euro também. Assim, esses países vão receber menos investimentos, crescer menos e podem entrar em nova crise. Logo, se a Grécia sair do euro, a Europa fica mais fraca e sujeita a crises. O que é péssimo para o mundo inteiro.
O problema maior agora é que o caso grego chegou a um ponto sem volta se não houver grande mudança. Os bancos da Grécia estão quebrados. Não têm como devolver o dinheiro que os clientes depositaram lá. Por isso, estão fechados. Sem bancos, economias não funcionam.
Os bancos só podem reabrir se o Banco Central da Europa voltar a emprestar dinheiro para eles. Isso só vai acontecer se o governo grego negociar o acordo que rejeitou no sábado. Ou seja, essa opção de voltar a negociar praticamente exige a queda do governo grego, o que evitaria apenas parte do caos.
A opção é o governo grego sair do euro. Voltar a imprimir de novo seu próprio dinheiro, a dracma, para tapar seu próprio rombo e o dos bancos. Então haverá desordem, pânico, falências e inflação. Um horror.

Veja também