TV Gazeta ícone da TV Gazeta ícone da TV Gazeta +551131705643 TV Gazeta - Programação ao vivo, receitas, notícias, entretenimento, esportes, jornalismo, ofertas, novidades e muito mais no nosso site. Vem pra #NossaGazeta!
Av. Paulista, 900 - Bela Vista 01310-940 São Paulo SP BR
ícone da TV Gazeta TV Gazeta - Programação ao vivo, receitas, notícias, entretenimento, esportes, jornalismo, ofertas, novidades e muito mais no nosso site. Vem pra #NossaGazeta! TV Gazeta, Receitas, Revista da Cidade, Você Bonita, Mulheres, Gazeta Esportiva, Jornal da Gazeta, Mesa Redonda, Troféu Mesa Redonda, Papo de Campeões, Edição Extra, Gazeta Shopping, Fofoca

Catalunha separada é causa perdida

Comentário de Política Internacional, com João Batista Natali.

Catalunha separada é causa perdida Comentário de Política Internacional, com João Batista Natali.
Logo do programa Jornal da Gazeta
Então caiu o governo separatista da Catalunha, e teremos eleições em dezembro, convocadas pelo governo central de Madri. Nada é simples quando se fala da relação entre a Espanha e a Catalunha. A deposição de Carles Puigdemont foi precedida de um gesto quixotesco, uma declaração de independência. Ele não fez isso empurrado por um suposto "clamor popular". Puigdemont enfrentou, ontem, uma divisão profunda entre os separatistas. Ele queria apenas antecipar as eleições catalãs, para tentar ganhar fôlego e tentar uma certa legitimidade. Mas dois partidos separatistas de esquerda bombardearam essa ideia. Puigdemont tinha então só uma alternativa para reunificar suas tropas. Mas, ao declarar a independência, ele colocou a cabeça dentro da boca do leão de Madri. O Senado espanhol autorizou o governo a desencadear a intervenção em Barcelona. Nessa trombada entre a Espanha e a Catalunha, só um dos lados vai ganhar. E será o lado da unidade espanhola. São três as razões para isso. A primeira está no fato de os catalães favoráveis à independência estarem em minoria. Na base de 40 por cento, contra 50 por cento. As eleições regionais, antecipadas agora por Madrid, serão uma prova dos nove. A segunda razão é econômica. Ao brincar com a ideia de independência, os separatistas já provocaram a fuga de MIL E QUINHENTAS empresas. Os catalães não são burros. Ou continuam a ser a mais rica província espanhola, ou tomam a opção pela pobreza, sem nenhum apoio internacional. A União Europeia não aceitaria uma Catalunha independente. A terceira e última razão é jurídica e constitucional. Nenhuma corte superior espanhola permitiria a independência catalã. E a Catalunha não tem exército. Não faz parte da Otan, que é a aliança dos europeus com os Estados Unidos. Se a minoria pró-independência partir para o confronto, ela vai levar a pior. Em resumo, e eu repito, o separatismo pode até ser uma ideia simpática. Mas já é uma causa perdida. É assim que o mundo gira. Boa noite.
Leia mais sobre:
Siga o Jornal da Gazeta nas redes sociais