TV Gazeta Logo TV Gazeta Logo TV Gazeta +551131705643 TV Gazeta - Programação ao vivo, receitas, notícias, entretenimento, esportes, jornalismo, ofertas, novidades e muito mais no nosso site. Vem pra #NossaGazeta!
Av. Paulista, 900 - Bela Vista 01310-940 São Paulo SP BR
Logo TV Gazeta TV Gazeta - Programação ao vivo, receitas, notícias, entretenimento, esportes, jornalismo, ofertas, novidades e muito mais no nosso site. Vem pra #NossaGazeta! TV Gazeta, Receitas, Revista da Cidade, Você Bonita, Mulheres, Gazeta Esportiva, Jornal da Gazeta, Mesa Redonda, Troféu Mesa Redonda, Papo de Campeões, Edição Extra, Gazeta Shopping, Fofoca

Cálculos, espertezas e covardias ameaçam o "Estado Laico"

O presidente da Câmara, Eduardo Cunha, anunciou urgência para lei que torna "crime hediondo", punível com até 8 anos de cadeia, algo definido como "Cristofobia".

Cálculos, espertezas e covardias ameaçam o "Estado Laico" O presidente da Câmara, Eduardo Cunha, anunciou urgência para lei que torna "crime hediondo", punível com até 8 anos de cadeia, algo definido como "Cristofobia".
Logo do programa Jornal da Gazeta
O presidente da Câmara, Eduardo Cunha, anunciou urgência para lei que torna "crime hediondo", punível com até 8 anos de cadeia, algo definido como "Cristofobia".
Isso na Câmara dos deputados de um país cuja Constituição expressa e determina um "Estado Laico", secular. Ou seja, sem opção oficial por uma religião e em favor da ampla liberdade de cultos.
Isso nos dias em que, no plenário, deputados evangélicos interromperam uma sessão para rezar o Pai-Nosso, exibir cartazes e encerrar com gritos de "Viva Jesus Cristo".
Cartazes e protesto contra o que chamam de "Parada Gay" e marchas "das Vadias" e da "Maconha".
Já há décadas muita gente na Política, Judiciário, Mídias, na sociedade em geral, faz de conta não perceber o que avança, o que acontece.
O que acontece é o "Estado Laico" ir se tornando letra morta na Constituição. Tudo isso por cálculo -ou cálculos- e covardia.
.
Em 64 a ditadura foi instalada com amplo apoio do Poder, então imenso e incontrastável, da Igreja Católica.
Desde então, presidentes, governadores, prefeitos e legislativos vêm cedendo diante das bancadas "religiosas", fruto da já não tão recente ascensão neopentecostal.
Em nome de votos e financiamentos cedem para um poder que cresce, e enriquece, com negociação de sucessivos benefícios. E não apenas tributários e fiscais.
Poder que avança com vasta ocupação de espaços de radiodifusão que desrespeita o princípio constitucional, e cultural, de um "Estado Laico".
O que dirão se, em plenário, deputados entoarem cânticos de religiões de origem africana? Ou se ocuparem espaços de radiodifusão de Mídias que são concessão do Estado dito "Laico" ?
Se parlamentares católicos, judeus, muçulmanos, budistas... interromperem sessões no Congresso para professar fé, como reagirá a Cunholândia -ou Cunhistão?
Ter e professar fé, ou não, é direito e escolha de cada ser humano.
Assim como foi conquista de boa parte da humanidade o separar Estado e Religião depois de séculos de simbiose e sangrenta história.
História que não acabou. E sangue que, assistimos diariamente mundo afora, continua sendo tragicamente derramado por tantosque se arvoram falar em nome de Deus.
Leia mais sobre:
Siga o Jornal da Gazeta nas redes sociais