TV Gazeta TV Gazeta logo TV Gazeta +551131705643 TV Gazeta - Programação ao vivo, receitas, notícias, entretenimento, esportes, jornalismo, ofertas, novidades e muito mais no nosso site. Vem pra #NossaGazeta!
Av. Paulista, 900 - Bela Vista 01310-940 São Paulo, Brasil
TV Gazeta TV Gazeta, Receitas, Mulheres, Cozinha Amiga, Fofoca Aí, Revista da Cidade, Você Bonita, Gazeta Esportiva, Mesa Redonda, Jornal da Gazeta, Edição Extra, Gazeta Shopping TV Gazeta - Programação ao vivo, receitas, notícias, entretenimento, esportes, jornalismo, ofertas, novidades e muito mais no nosso site. Vem pra #NossaGazeta!

Britânicos implodem Europa e também a si mesmos

Pois eu diria que foi mais ou menos assim. Colocaram um revólver na mão dos eleitores, e eles, democraticamente, puxaram o gatilho.

Britânicos implodem Europa e também a si mesmos Pois eu diria que foi mais ou menos assim. Colocaram um revólver na mão dos eleitores, e eles, democraticamente, puxaram o gatilho.
Logo do programa Jornal da Gazeta
Jornal da Gazeta
Pois eu diria que foi mais ou menos assim. Colocaram um revólver na mão dos eleitores, e eles, democraticamente, puxaram o gatilho. Foi um suicídio em termos econômicos. Não há a mínima possibilidade de o Reino Unido ficar mais rico com a decisão de abandonar a união europeia. Ao contrário, o país vai empobrecer. Com menos impostos e menos dinheiro para manter os serviços de qualidade. Como por exemplo o NHS, que é o sistema público de saúde. Não foi nisso em que pensaram os 17 milhões de eleitores que acordaram com a vitória eleitoral muito amarga na boca. Eles tinham outras motivações. Queriam barrar a entrada de cidadãos europeus, que têm o direito de morar e trabalhar na Inglaterra. Inventaram até o perigo de uma invasão de turcos. Pura mentira. Mas eu proponho que a gente veja quem aplaudiu, quem soltou rojão com o desfecho dessa tragédia política. Foram a Rússia e o Irã, que não são modelos de democracia. E há também a ultradireita de outros países europeus, como a da França, da Holanda ou da Áustria. Elas também querem um referendo para sair do bloco europeu. Essa gente defende uma "Europa de Nações". Se definem como nacionalistas. Mas o nacionalismo é um veneno que a Europa já bebeu com muito exagero, duas vezes no século 20. E nas duas vezes tivemos guerra mundial. Ainda estamos muito longe disso, graças a deus. Mas o fato é que o referendo britânico mexeu com muitos interesses. Tem gente que já fala em referendo na Irlanda e na Escócia, onde ganhou o voto pela Europa. Elas ficariam independentes da Inglaterra e do país de Gales, para se manterem na Europa. Seria tragicômico. Os britânicos implodem a Europa ao saírem dela, mas em seguida implodem a si mesmos. Essa história é tão insólita que hoje o jornal francês Le Figaro diz que grupos na cidade de Londres se mexem para virar um território urbano independente da Inglaterra. Só porque na capital britânica 60% votaram a favor da união europeia. Tudo isso é muito confuso. Mas é o resultado inevitável desse monstrinho político chamado referendo britânico. É assim que o mundo gira. Boa noite.

Veja também