TV Gazeta Logo TV Gazeta Logo TV Gazeta +551131705643 TV Gazeta - Programação ao vivo, receitas, notícias, entretenimento, esportes, jornalismo, ofertas, novidades e muito mais no nosso site. Vem pra #NossaGazeta!
Av. Paulista, 900 - Bela Vista 01310-940 São Paulo SP BR
Logo TV Gazeta TV Gazeta - Programação ao vivo, receitas, notícias, entretenimento, esportes, jornalismo, ofertas, novidades e muito mais no nosso site. Vem pra #NossaGazeta! TV Gazeta, Receitas, Revista da Cidade, Você Bonita, Mulheres, Gazeta Esportiva, Jornal da Gazeta, Mesa Redonda, Troféu Mesa Redonda, Papo de Campeões, Edição Extra, Gazeta Shopping, Fofoca

Britânicos implodem Europa e também a si mesmos

Pois eu diria que foi mais ou menos assim. Colocaram um revólver na mão dos eleitores, e eles, democraticamente, puxaram o gatilho.

Britânicos implodem Europa e também a si mesmos Pois eu diria que foi mais ou menos assim. Colocaram um revólver na mão dos eleitores, e eles, democraticamente, puxaram o gatilho.
Logo do programa Jornal da Gazeta
Pois eu diria que foi mais ou menos assim. Colocaram um revólver na mão dos eleitores, e eles, democraticamente, puxaram o gatilho. Foi um suicídio em termos econômicos. Não há a mínima possibilidade de o Reino Unido ficar mais rico com a decisão de abandonar a união europeia. Ao contrário, o país vai empobrecer. Com menos impostos e menos dinheiro para manter os serviços de qualidade. Como por exemplo o NHS, que é o sistema público de saúde. Não foi nisso em que pensaram os 17 milhões de eleitores que acordaram com a vitória eleitoral muito amarga na boca. Eles tinham outras motivações. Queriam barrar a entrada de cidadãos europeus, que têm o direito de morar e trabalhar na Inglaterra. Inventaram até o perigo de uma invasão de turcos. Pura mentira. Mas eu proponho que a gente veja quem aplaudiu, quem soltou rojão com o desfecho dessa tragédia política. Foram a Rússia e o Irã, que não são modelos de democracia. E há também a ultradireita de outros países europeus, como a da França, da Holanda ou da Áustria. Elas também querem um referendo para sair do bloco europeu. Essa gente defende uma "Europa de Nações". Se definem como nacionalistas. Mas o nacionalismo é um veneno que a Europa já bebeu com muito exagero, duas vezes no século 20. E nas duas vezes tivemos guerra mundial. Ainda estamos muito longe disso, graças a deus. Mas o fato é que o referendo britânico mexeu com muitos interesses. Tem gente que já fala em referendo na Irlanda e na Escócia, onde ganhou o voto pela Europa. Elas ficariam independentes da Inglaterra e do país de Gales, para se manterem na Europa. Seria tragicômico. Os britânicos implodem a Europa ao saírem dela, mas em seguida implodem a si mesmos. Essa história é tão insólita que hoje o jornal francês Le Figaro diz que grupos na cidade de Londres se mexem para virar um território urbano independente da Inglaterra. Só porque na capital britânica 60% votaram a favor da união europeia. Tudo isso é muito confuso. Mas é o resultado inevitável desse monstrinho político chamado referendo britânico. É assim que o mundo gira. Boa noite.
Leia mais sobre:
Siga o Jornal da Gazeta nas redes sociais