TV Gazeta Logo TV Gazeta Logo TV Gazeta +551131705643 TV Gazeta - Programação ao vivo, receitas, notícias, entretenimento, esportes, jornalismo, ofertas, novidades e muito mais no nosso site. Vem pra #NossaGazeta!
Av. Paulista, 900 - Bela Vista 01310-940 São Paulo SP BR
Logo TV Gazeta TV Gazeta - Programação ao vivo, receitas, notícias, entretenimento, esportes, jornalismo, ofertas, novidades e muito mais no nosso site. Vem pra #NossaGazeta! TV Gazeta, Receitas, Revista da Cidade, Você Bonita, Mulheres, Gazeta Esportiva, Jornal da Gazeta, Mesa Redonda, Troféu Mesa Redonda, Papo de Campeões, Edição Extra, Gazeta Shopping, Fofoca

Brasil e Israel: sete meses de confusão idiota

Quando dois países têm um litígio sério, eles partem para a guerra. Se o litígio é coisa pequena, eles partem para o diálogo.

Brasil e Israel: sete meses de confusão idiota Quando dois países têm um litígio sério, eles partem para a guerra. Se o litígio é coisa pequena, eles partem para o diálogo.
Logo do programa Jornal da Gazeta
Quando dois países têm um litígio sério, eles partem para a guerra. Se o litígio é coisa pequena, eles partem para o diálogo. Eu estou falando do Brasil e de Israel, que se meteram numa confusão idiota. Tudo começou em agosto, quando o primeiro-ministro israelense, Benyamin Netanyahu, anunciou pelo twiter que o próximo embaixador no Brasil seria Dani Dayan.
Não é assim que se faz. Primeiro ele deveria ter submetido discretamente o nome do diplomata para que o Itamaraty dissesse que estava de acordo. Netanyahu forçou a barra. E o Brasil pulou de lado. Disse que não aceitava Dayan, porque ele é um ativista pela colonização de terras palestinas, em Jerusalém Oriental e na Cisjordânia. Dayan também se opõe à criação de um Estado Palestino.
O Brasil não precisa estar de acordo com os diplomatas estrangeiros que chegam aqui como embaixadores. Mas o Itamaraty deixou de defender apenas os interesses do Brasil. Começou também a defender os interesses do partido político da presidente Dilma. É coisa de caipira, é coisa de diplomacia venezuelana. Pois só ontem, segunda-feira, Israel anunciou que Dani Dayan desistiu do Brasil, e seria cônsul em Nova York. A queda de braço durou sete meses. Enquanto isso, as relações entre Brasil e Israel ficaram congeladas. Não é só o Brasil que defende a criação de um Estado Palestino. A ONU também defende. E a ONU tem razão. O Brasil e Israel têm essa divergência. Mas é por causa das divergências que a humanidade inventou a diplomacia. O fato é que, com essa teimosia dos dois lados, o Brasil deixou de fechar acordos na área militar. Israel é um grande exportador mundial de tecnologia. Eles sabem dessalinizar as águas do mar. Sabem transformar água de esgoto em água para a irrigação da agricultura. O Brasil hoje exporta para Israel 380 milhões de dólares. E importa muito mais que isso, quase 900 milhões. Está na hora de reequilibrar esse comércio. Mas para isso é preciso ter relações diplomáticas tranquilas. É assim que o mundo gira. Boa noite.
Leia mais sobre:
Siga o Jornal da Gazeta nas redes sociais