TV Gazeta TV Gazeta logo TV Gazeta +551131705643 TV Gazeta - Programação ao vivo, receitas, notícias, entretenimento, esportes, jornalismo, ofertas, novidades e muito mais no nosso site. Vem pra #NossaGazeta!
Av. Paulista, 900 - Bela Vista 01310-940 São Paulo, Brasil
TV Gazeta TV Gazeta, Receitas, Mulheres, Cozinha Amiga, Fofoca Aí, Revista da Cidade, Você Bonita, Gazeta Esportiva, Mesa Redonda, Jornal da Gazeta, Edição Extra, Gazeta Shopping TV Gazeta - Programação ao vivo, receitas, notícias, entretenimento, esportes, jornalismo, ofertas, novidades e muito mais no nosso site. Vem pra #NossaGazeta!

Bob Fernandes/ Xingar o espelho e os rastros de ódio

Bob Fernandes/ Xingar o espelho e os rastros de ódio
Logo do programa
Inevitável a política no debate futebolístico, já que o debate político no Brasil está futebolizado há muito tempo. A tática é medíocre: marcação dura sobre os adversários e ausência de ideias. Semelhanças, até aqui, com o meio campo da seleção. E não é de hoje. Na eleição de 1989, o esgoto... e pancada foi a primeira reação do PT ao Plano Real. Bola nas costas e duas derrotas seguidas. Em 2002, contra a ascensão de Lula, a estratégia do medo. Resultado: risco- país acima dos 4 mil pontos, dólar bem acima dos R$ 3 ... e três derrotas em 12 anos. Acirrou-se a disputa. Com a expansão das redes sociais, opinião publicada não é mais sinônimo de opinião pública. Já não existem donos da verdade.Também por isso a futebolização de tudo: bolsa família, cotas, Enem, gás da Bolívia, cães Beagle, Supremo Tribunal...tudo. Sempre a negação do Outro. Ninguém quer ouvir ninguém. Frustrações e ressentimentos pessoais se travestem de razão política. Ao invés do divã a agressão nos debates. À exceção dos sábios, seríamos uma nação de fracassados. Daí o bordão "Imagina na Copa". Teve obra superfaturada? Sim. Em governos da situação e da oposição. As prioridades poderiam ser outras? Sim. E isso as lideranças, oposição incluída, deveriam ter pregado há 7 anos. Mas optaram por ficar bem na foto. Uma grande Copa do Mundo, a melhor das últimas décadas. Para além dos gramados, o habitual. Os que têm privilégios xingam....e nem percebem que estão diante do espelho. Entre perplexos e admirados, jornalistas, seleções e torcedores de todo o mundo estão vivendo o Brasil e suas brutais contradições. De um lado os privilégios, do outro a miséria. A festa e a alegria, mesmo de quem nada ou quase nada tem...os discursos odientos, que negam mas não resistem à história do Brasil.

Veja também