TV Gazeta TV Gazeta logo TV Gazeta +551131705643 TV Gazeta - Programação ao vivo, receitas, notícias, entretenimento, esportes, jornalismo, ofertas, novidades e muito mais no nosso site. Vem pra #NossaGazeta!
Av. Paulista, 900 - Bela Vista 01310-940 São Paulo, Brasil
TV Gazeta TV Gazeta, Receitas, Mulheres, Cozinha Amiga, Fofoca Aí, Revista da Cidade, Você Bonita, Gazeta Esportiva, Mesa Redonda, Jornal da Gazeta, Edição Extra, Gazeta Shopping TV Gazeta - Programação ao vivo, receitas, notícias, entretenimento, esportes, jornalismo, ofertas, novidades e muito mais no nosso site. Vem pra #NossaGazeta!

Bob Fernandes / CPIs: Problema é a biografia de vários parlamentares

Bob Fernandes / CPIs: Problema é a biografia de vários parlamentares
Logo do programa
A Petrobras está sendo investigada pela Polícia Federal, Tribunal de Contas, pela CGU e ministério público. Se o congresso aprovar, será investigada também em CPI. CPI é da democracia. Faça-se. Que problemas a CPI traz para governo, oposição, para a própria investigação? Nenhum governo quer CPI contra. Num gigante como a Petrobras, com negócios de bilhões, não há como não encontrar alguma negociação suspeita, ou negociata. Porque o governo não quer? Ou quer, ao mesmo tempo, investigar trens e metrô do PSDB em São Paulo? E ainda o porto de Suape, no Pernambuco de Eduardo Campos? O governo não quer CPI porque sabe que há, sempre há, ao menos algum malfeito. E por saber que a CPI será palanque midiático para a oposição até a eleição. No chamado "mensalão do PT", manchetes e transmissão ao vivo. No chamado "mensalão do PSDB", o que há? Silêncio. Dilma não quer CPI, assim como Alckmin não quer CPI. O caso metrô/trens, de meio bilhão, se arrasta há 10 anos. E o PSDB teve e tem maioria na assembléia. Se fuçarem Suape, ou qualquer grande obra no Brasil, encontrarão alguma maracutaia. Mas, notem: quando se chega aos corruptores o assunto morre, ou para na justiça. CPI dos Precatórios? Acabou ao bater num enorme banco. Castelo de Areia? Morreu na praia. Satiagraha? Assombrou o Brasil grande e foi anestesiada no Supremo. Delta? Todos sabiam sobre todos, ninguém pagou nada. Só o senador Demóstenes, arauto e vestal da oposição. Como terminou o escândalo dos anos PC/Collor? Mais de 400 empresas e 110 empresários indiciados. Tudo prescreveu. Só PC Farias foi preso, e por sonegação. O que vimos nas sessões que ouviram Graça Foster, presidenta da Petrobras, e o ex-diretor Nestor Cerveró? Com raras exceções, parlamentares despreparados, lendo perguntas feitas pelos assessores. À parte exceções, um palco para atuações histriônicas. Com veemência proporcional ao desconhecimento sobre o assunto. Veemência que não resiste à biografia de vários dos veementes. CPI é instrumento da democracia, e deve ser feita. Mas antes talvez seja útil uma varredura na justiça. Com uma pergunta sobre integrantes da CPI: -O parlamentar responde a processos? E por quais motivos? Assim se evitaria mais uma farsa. Em alguns casos, é até mais simples. Basta ir ao google e dar dois cliques no nome do parlamentar. Para alguns, basta um toque. O amigo, a amiga que fizer essa experiência não se surpreenderá.

Veja também