TV Gazeta Logo TV Gazeta Logo TV Gazeta +551131705643 TV Gazeta - Programação ao vivo, receitas, notícias, entretenimento, esportes, jornalismo, ofertas, novidades e muito mais no nosso site. Vem pra #NossaGazeta!
Av. Paulista, 900 - Bela Vista 01310-940 São Paulo SP BR
Logo TV Gazeta TV Gazeta - Programação ao vivo, receitas, notícias, entretenimento, esportes, jornalismo, ofertas, novidades e muito mais no nosso site. Vem pra #NossaGazeta! TV Gazeta, Receitas, Revista da Cidade, Você Bonita, Mulheres, Gazeta Esportiva, Jornal da Gazeta, Mesa Redonda, Troféu Mesa Redonda, Papo de Campeões, Edição Extra, Gazeta Shopping, Fofoca

Bob Fernandes / CPIs: Problema é a biografia de vários parlamentares

Confira o conteúdo exclusivo da TV Gazeta - Bob Fernandes / CPIs: Problema é a biografia de vários parlamentares

Bob Fernandes / CPIs: Problema é a biografia de vários parlamentares Confira o conteúdo exclusivo da TV Gazeta - Bob Fernandes / CPIs: Problema é a biografia de vários parlamentares
Logo do programa Jornal da Gazeta
A Petrobras está sendo investigada pela Polícia Federal, Tribunal de Contas, pela CGU e ministério público. Se o congresso aprovar, será investigada também em CPI.

CPI é da democracia. Faça-se. Que problemas a CPI traz para governo, oposição, para a própria investigação?

Nenhum governo quer CPI contra. Num gigante como a Petrobras, com negócios de bilhões, não há como não encontrar alguma negociação suspeita, ou negociata.

Porque o governo não quer? Ou quer, ao mesmo tempo, investigar trens e metrô do PSDB em São Paulo? E ainda o porto de Suape, no Pernambuco de Eduardo Campos?

O governo não quer CPI porque sabe que há, sempre há, ao menos algum malfeito. E por saber que a CPI será palanque midiático para a oposição até a eleição.

No chamado "mensalão do PT", manchetes e transmissão ao vivo. No chamado "mensalão do PSDB", o que há? Silêncio.

Dilma não quer CPI, assim como Alckmin não quer CPI. O caso metrô/trens, de meio bilhão, se arrasta há 10 anos. E o PSDB teve e tem maioria na assembléia.

Se fuçarem Suape, ou qualquer grande obra no Brasil, encontrarão alguma maracutaia. Mas, notem: quando se chega aos corruptores o assunto morre, ou para na justiça.

CPI dos Precatórios? Acabou ao bater num enorme banco. Castelo de Areia? Morreu na praia. Satiagraha? Assombrou o Brasil grande e foi anestesiada no Supremo.

Delta? Todos sabiam sobre todos, ninguém pagou nada. Só o senador Demóstenes, arauto e vestal da oposição.

Como terminou o escândalo dos anos PC/Collor? Mais de 400 empresas e 110 empresários indiciados. Tudo prescreveu. Só PC Farias foi preso, e por sonegação.

O que vimos nas sessões que ouviram Graça Foster, presidenta da Petrobras, e o ex-diretor Nestor Cerveró?

Com raras exceções, parlamentares despreparados, lendo perguntas feitas pelos assessores.

À parte exceções, um palco para atuações histriônicas. Com veemência proporcional ao desconhecimento sobre o assunto.

Veemência que não resiste à biografia de vários dos veementes.

CPI é instrumento da democracia, e deve ser feita. Mas antes talvez seja útil uma varredura na justiça. Com uma pergunta sobre integrantes da CPI:

-O parlamentar responde a processos? E por quais motivos?

Assim se evitaria mais uma farsa. Em alguns casos, é até mais simples. Basta ir ao google e dar dois cliques no nome do parlamentar. Para alguns, basta um toque.

O amigo, a amiga que fizer essa experiência não se surpreenderá.
Leia mais sobre:
Siga o Jornal da Gazeta nas redes sociais