TV Gazeta Logo TV Gazeta Logo TV Gazeta +551131705643 TV Gazeta - Programação ao vivo, receitas, notícias, entretenimento, esportes, jornalismo, ofertas, novidades e muito mais no nosso site. Vem pra #NossaGazeta!
Av. Paulista, 900 - Bela Vista 01310-940 São Paulo SP BR
Logo TV Gazeta TV Gazeta - Programação ao vivo, receitas, notícias, entretenimento, esportes, jornalismo, ofertas, novidades e muito mais no nosso site. Vem pra #NossaGazeta! TV Gazeta, Receitas, Revista da Cidade, Você Bonita, Mulheres, Gazeta Esportiva, Jornal da Gazeta, Mesa Redonda, Troféu Mesa Redonda, Papo de Campeões, Edição Extra, Gazeta Shopping, Fofoca

Barack Obama deixará saudades

Dentro de mais três dias, Barack Obama não será mais o presidente dos Estados Unidos.

Barack Obama deixará saudades Dentro de mais três dias, Barack Obama não será mais o presidente dos Estados Unidos.
Logo do programa Jornal da Gazeta
Pois é. Dentro de mais três dias, Barack Obama não será mais o presidente dos Estados Unidos. Mas tomem cuidado com o efeito de contraste. Obama é tão mais simpático que Donald Trump, que a tendência é quase pedir que o Vaticano canonize o primeiro presidente negro da história americana. Mas ele também errou, e errou feio. Apoiou os rebeldes da Síria, e acreditou que a guerra civil duraria algumas semanas. Já dura seis anos. A Síria provocou a crise de refugiados na Europa, responsável pela saída dos britânicos da União Europeia. Obama acreditou nessa peça de ficção política chamada Primavera Árabe. Com isso, jogou a Líbia num buraco, de onde ela ainda não saiu, e favoreceu uma nova ditadura no Egito. E não foi hábil ao disputar com a Rússia a hegemonia na Ucrânia. A Rússia acabou anexando a Crimeia, e isso gerou novas tensões no Leste Europeu. No Oriente Médio, Obama fez corpo mole na tensão entre Israel e palestinos. Mas ele acertou ao reatar relações diplomáticas com Cuba. E também ao assinar, com o Irã, um acordo que afastou o perigo de mais um país com a bomba atômica naquela região delicada. Retirou as tropas americanas do Iraque e do Afeganistão. Em termos de política interna, Obama foi nota dez em economia. Tirou o país da crise conhecida como subprime. O Obamacare levou planos de saúde aos mais pobres. O desemprego, que chegou a 10 por cento em 2008, está hoje em 4,6 por cento. Ele só deixou de fazer aquilo que não é atribuição de um presidente. A pauta de direitos humanos pertence em grande parte aos Estados. Não deu para desarmar a população, e forçar um recuo da pena de morte. Nem punir policiais que mataram criminosamente dezenas de negros. Mas ele acabou com a discriminação de gays e lésbicas nas Forças Armadas. E os grandes atentados terroristas ficaram circunscritos à Europa. É um balanço razoável. E é por isso que Barack Obama deixará saudades. É assim que o mundo gira. Boa noite.
Leia mais sobre:
Siga o Jornal da Gazeta nas redes sociais