TV Gazeta Logo TV Gazeta Logo TV Gazeta +551131705643 TV Gazeta - Programação ao vivo, receitas, notícias, entretenimento, esportes, jornalismo, ofertas, novidades e muito mais no nosso site. Vem pra #NossaGazeta!
Av. Paulista, 900 - Bela Vista 01310-940 São Paulo SP BR
Logo TV Gazeta TV Gazeta - Programação ao vivo, receitas, notícias, entretenimento, esportes, jornalismo, ofertas, novidades e muito mais no nosso site. Vem pra #NossaGazeta! TV Gazeta, Receitas, Revista da Cidade, Você Bonita, Mulheres, Gazeta Esportiva, Jornal da Gazeta, Mesa Redonda, Troféu Mesa Redonda, Papo de Campeões, Edição Extra, Gazeta Shopping, Fofoca

Atentado em Berlim enfraquece Angela Merkel

Comentário de Política Internacional, com João Batista Natali.

Atentado em Berlim enfraquece Angela Merkel Comentário de Política Internacional, com João Batista Natali.
Logo do programa Jornal da Gazeta
O atentado de ontem à noite em Berlim é mais grave do que se pensa. Não apenas pelos mortos e feridos. Mas também pelos efeitos políticos que vai provocar. O caminhão roubado, que atropelou e matou os frequentadores de uma feira de produtos de Natal, machucou indiretamente Angela Merkel. A chanceler, de 62 anos, quer disputar um novo mandato em setembro do ano que vem. Ela traz no bolso a prosperidade da Alemanha para apresentar aos eleitores. E traz também o humanismo e a generosidade. No ano passado, a Alemanha acolheu mais de 1 milhão de refugados de países muçulmanos, sobretudo da Síria. Mas ela vai ser cobrada pela extrema direita racista, que tem um partido político ambicioso. É o AFD, ou Alternativa para a Alemanha, que tem hoje 16 por cento das intenções de voto. A extrema direita defende o fechamento das fronteiras. Acredita que a Alemanha cristã está com a cultura ameaçada pelos imigrantes muçulmanos. Isso é uma grande bobagem. Se não fosse pela mão-de-obra dos muçulmanos, importados da Turquia há 60 anos, o país não teria sido reconstruído, depois da última Guerra Mundial. Uma outra coisa. Merkel acredita que a economia alemã não vai peitar seus concorrentes da Ásia, se o país sofrer um violento declínio demográfico. E a população alemã está diminuindo. As mulheres em idade fértil têm hoje menos bebês. Os refugiados, dentro de uma ou duas gerações, serão a garantia de que a Alemanha não entrará em decadência. E no campo regional, Angela Merkel tem um peso político imenso, naquilo que sobrou da União Europeia, depois da saída dos britânicos. Ela tem peso também para enfrentar a Rússia de Vladimir Putin, agora aliada ao americano Donald Trump. A Alemanha não tem bomba atômica. Nem um Exército poderoso. Mas o projeto alemão não é de liderança militar. É Angela Merkel quem conduz esse projeto. O atentado de ontem a enfraquece. Isso não é apenas muito ruim para todos. Em verdade, é péssimo. É assim que o mundo gira. Boa noite.
Leia mais sobre:
Siga o Jornal da Gazeta nas redes sociais