TV Gazetahttps://www.tvgazeta.com.br/+551131705643TV Gazeta - Programação ao vivo, receitas, notícias, entretenimento, esportes, jornalismo, ofertas, novidades e muito mais no nosso site. Vem pra #NossaGazeta!
Av. Paulista, 900 - Bela Vista01310-940São Paulo, Brasil
TV Gazeta, Receitas, Mulheres, Cozinha Amiga, Fofoca Aí, Revista da Cidade, Você Bonita, Gazeta Esportiva, Mesa Redonda, Jornal da Gazeta, Edição Extra, Gazeta ShoppingTV Gazeta - Programação ao vivo, receitas, notícias, entretenimento, esportes, jornalismo, ofertas, novidades e muito mais no nosso site. Vem pra #NossaGazeta!
Até que o Brasil pode ganhar algo com Trump
Comentário de Economia, com Denise Campos de Toledo.
Até que o Brasil pode ganhar algo com TrumpComentário de Economia, com Denise Campos de Toledo.
Jornal da Gazeta
Compartilhe
Trump está sendo Trump, colocando em prática propostas da campanha, com o populismo de sempre, que prega o melhor dos mundos: crescimento, com aumento de produção e geração de empregos. Mas só reforça os temores globais. É a maior economia do mundo rompendo tratados, impondo barreiras, pregando o separatismo, cortando impostos, com posições polêmicas, como a aversão aos imigrantes. Não é outro o motivo de a Casa Branca ter acabado com a versão em espanhol do site e de redes sociais. No que se refere à economia, podem até vir alguns resultados, mas a conta também deve vir mais cedo ou mais tarde. E não apenas para os Estados Unidos. O FMI já reduziu a projeção de crescimento para a América Latina, inclusive o Brasil, por receio do impacto da política de Trump. O Federal Reserve, o Banco Central americano, indica a possibilidade de mais aumentos dos juros pra conter possíveis efeitos colaterais. Há risco de pressões inflacionárias e de mais desequilíbrio fiscal. Guardadas algumas diferenças, uma situação parecida com a daqui: a crise... depois da onda de desonerações, contenção de tarifas, estímulo ao consumo e ao crédito, gastança. Em termos mundiais, pode haver uma mudança no jogo de forças. A saída do acordo Transpacífico e alterações no nafta podem fortalecer a China, que se coloca como defensora da globalização, produzindo efeito contrário ao que Trump pretende, com possíveis barreiras a produtos chineses. Até o Brasil, agora também sob nova direção, pode aproveitar a brecha para ampliar acordos comerciais. Além disso, mais investimentos em infraestrutura nos Estados Unidos podem gerar mais demanda por nossas commodities, produtos básicos. É ver até onde vai a política de Trump; sentir, na prática, como vai funcionar. Essa incerteza explica em parte o bom humor do mercado brasileiro. Tem também a previsão de corte maior da taxa basíca, que favore a bolsa. No caso do dólar, tem uma queda internacional, já que Trump também disse que a moeda está muito valorizada, o que atrapalha a competitividade dos produtos americanos. Novos tempos. Eu volto na quinta. Até lá.