TV Gazeta Logo TV Gazeta Logo TV Gazeta +551131705643 TV Gazeta - Programação ao vivo, receitas, notícias, entretenimento, esportes, jornalismo, ofertas, novidades e muito mais no nosso site. Vem pra #NossaGazeta!
Av. Paulista, 900 - Bela Vista 01310-940 São Paulo SP BR
Logo TV Gazeta TV Gazeta - Programação ao vivo, receitas, notícias, entretenimento, esportes, jornalismo, ofertas, novidades e muito mais no nosso site. Vem pra #NossaGazeta! TV Gazeta, Receitas, Revista da Cidade, Você Bonita, Mulheres, Gazeta Esportiva, Jornal da Gazeta, Mesa Redonda, Troféu Mesa Redonda, Papo de Campeões, Edição Extra, Gazeta Shopping, Fofoca

Aprenda a técnica Shibori

Tati Polo ensina o passo a passo da técnica milenar de tintura em tecido!

Aprenda a técnica Shibori Tati Polo ensina o passo a passo da técnica milenar de tintura em tecido!
Logo do programa Revista da Cidade
Materiais para a Canga:

Tecido 100 % algodão 70x180 cm

30 g de leite de soja

15 g de pedra Hume

Bolinhas de gude ou Bolinhas de cerâmica

Elástico de látex ou barbante

Caneta invisível

Régua

 

Materiais para o Tingimento Natural:

 77 g de semente de urucum

200 ml de água

100 ml de álcool

1 colher (chá) de bicarbonato

1 pilão

1 coador

 

Modo de Preparo:

1 - Preparação do tecido:

Colocar o tecido em uma bacia com uma quantidade de água que cubra todo o tecido. Dilua o leite de soja em um pouco de água fria e acrescente nessa bacia. Deixar de molho ou cozinhar por 1 hora. Deixar esfriar e enxaguar. Depois repita esse procedimento, mas agora acrescentando a pedra hume diluída em água quente. Cozinhar por 40 minutos, deixar esfriar e enxaguar em água corrente. Deixar secar e passar o ferro. Depois disso o tecido está pronto para receber as amarrações. Esse preparo é para facilitar a absorção da tintura que vamos fazer.

 

2 – Amarrações:

Depois do tecido preparado, dobre ele ao meio para facilitar as demarcações que vamos fazer. Com uma régua e a caneta invisível faça uma bainha de 10 cm nas bordas para evitar que a canga desfie. Com o tecido sob uma bancada, pegue bolinhas de gude ou bolinhas de cerâmica, de tamanhos diferentes, e coloque na parte de baixo do tecido e prenda com elástico, fazendo como se fosse “trouxinhas” por todo tecido. O importante dessa amarração é que fique bem firme para que a tinta não penetre nas demarcações que devem estar protegidas do corante, pois é isso que vai dar o efeito no tecido. Feito isso é só  seguir as instruções do próximo passo que é tingir. Depois do processo de tingimento desamarre os elásticos ou os barbantes.

 

3- Para extrair o corante natural:

Macerar a semente suavemente com um pouco de água e álcool para extrair o corante do urucum. Depois colocar o restante da água e do álcool e deixar descansar por no mínimo 2 horas, macerando um pouco de vez em quando.

Cozinhe essa mistura por 1 hora em uma panela que você não use para cozinhar alimentos. Fique atenta para a água não secar. Depois disso, coar e reservar para tingir o tecido.

 

4 – Tingimento:

Após feito a amarração do shibori, umedecer o tecido em água. Depois coloque água em uma panela, o suficiente para cobrir todo o tecido. Despejar a tintura coada e o tecido na panela. Certifique-se de que a tintura está sendo absorvida por toda a superfície do tecido. Cozinhar em fogo médio por 1 hora, mexendo constantemente com uma colher de pau. Deixar esfriar e enxaguar em água corrente. Secar na sombra e quando for lavar, utilize sabão de coco.
Leia mais sobre:
Siga o Revista da Cidade nas redes sociais