TV Gazeta Logo TV Gazeta Logo TV Gazeta +551131705643 TV Gazeta - Programação ao vivo, receitas, notícias, entretenimento, esportes, jornalismo, ofertas, novidades e muito mais no nosso site. Vem pra #NossaGazeta!
Av. Paulista, 900 - Bela Vista 01310-940 São Paulo SP BR
Logo TV Gazeta TV Gazeta - Programação ao vivo, receitas, notícias, entretenimento, esportes, jornalismo, ofertas, novidades e muito mais no nosso site. Vem pra #NossaGazeta! TV Gazeta, Receitas, Revista da Cidade, Você Bonita, Mulheres, Gazeta Esportiva, Jornal da Gazeta, Mesa Redonda, Troféu Mesa Redonda, Papo de Campeões, Edição Extra, Gazeta Shopping, Fofoca

Apagão orçamentário nos EUA

Comentário de Política Internacional, com João Batista Natali.

Apagão orçamentário nos EUA Comentário de Política Internacional, com João Batista Natali.
Logo do programa Jornal da Gazeta
Confira abaixo o comentário de Política Internacional, com João Batista Natali.

"Daqui a um pouco mais de sete horas será meia-noite em Washington, e os Estados Unidos correm o risco de mergulharem num estado de apagão orçamentário.

Eles usam a palavra "shutdown". Por falta de autorização do Congresso, o governo não tem mais dinheiro para funcionar. As únicas exceções são as Forças Armadas, o controle do tráfego aéreo e os hospitais ligados ao governo central.

O projeto de orçamento, aprovado hoje de madrugada pela Câmara dos Deputados, está agora nas mãos do Senado. O texto precisa do apoio de 60 dos 100 senadores. Os republicanos têm 51, a metade mais um. Mas quatro já anunciaram que votarão contra o governo. O impasse seria resolvido apenas se a Casa Branca fizer concessões.

A oposição democrata pede que Donald Trump desista de condenar à deportação, os 700 mil estrangeiros que chegaram aos Estados Unidos ainda crianças, em companhia dos pais que eram imigrantes ilegais. Trump respondeu que até pode conversar sobre o assunto. Mas quer em troca que os senadores da oposição providenciem o dinheiro, para construir aquele muro da vergonha, na fronteira entre os Estados Unidos e o México. Os democratas se recusam a discutir esse assunto e têm toda a razão.

Essa é a quarta vez, em vinte anos, que os Estados Unidos enfrentam um apagão orçamentário. A última foi em 2013, durante o governo Barack Obama e o apagão durou 16 dias. Mas é a primeira vez que isso acontece quando um só partido, o Partido Republicano, controla as duas Casas do Congresso e do Poder Executivo.

A verdade é que Donald Trump se enfraqueceu politicamente desde a semana passada, quando chamou o Haiti e o continente africano de "países de merda". A ofensa diminuiu a margem de manobra dos parlamentares próximos do governo. E no falar nisso, amanhã, sábado, Donald Trump poderia estar festejando o primeiro aniversário de seu mandato presidencial. Mas o presidente americano vai estar no olho do furacão do Orçamento.

É assim que o mundo gira. Boa noite."
Leia mais sobre:
Siga o Jornal da Gazeta nas redes sociais