TV Gazeta Logo TV Gazeta Logo TV Gazeta +551131705643 TV Gazeta - Programação ao vivo, receitas, notícias, entretenimento, esportes, jornalismo, ofertas, novidades e muito mais no nosso site. Vem pra #NossaGazeta!
Av. Paulista, 900 - Bela Vista 01310-940 São Paulo SP BR
Logo TV Gazeta TV Gazeta - Programação ao vivo, receitas, notícias, entretenimento, esportes, jornalismo, ofertas, novidades e muito mais no nosso site. Vem pra #NossaGazeta! TV Gazeta, Receitas, Revista da Cidade, Você Bonita, Mulheres, Gazeta Esportiva, Jornal da Gazeta, Mesa Redonda, Troféu Mesa Redonda, Papo de Campeões, Edição Extra, Gazeta Shopping, Fofoca

Alemanha legaliza casamento gay

Comentário de Política Internacional, com João Batista Natali.

Alemanha legaliza casamento gay Comentário de Política Internacional, com João Batista Natali.
Logo do programa Jornal da Gazeta
Antes de mais nada, uma constatação fundamental. Os países que hoje permitem o casamento entre pessoas do mesmo sexo, são os únicos que respeitam, de modo incondicional, os direitos humanos. Ninguém pode ser discriminado por motivo de orientação sexual. Por isso, o espantoso é que só hoje, sexta-feira, a Alemanha tenha aprovado uma lei nessa direção. A partir de agora, entre os países mais importantes da Europa, só a Itália e a Áustria ainda não adotam o chamado casamento gay. Italianos e austríacos só podem legalizar relações homoafetivas por contratos limitados, que não permitem, por exemplo, a adoção de crianças. E há também os países europeus com forte tradição católica, onde não se toca ainda no assunto. É o caso da República da Irlanda e da Polônia. Mas olhem que curioso. Portugal e Espanha têm também fortes raízes no catolicismo. E, mesmo assim, os dois países ibéricos já legalizaram essa forma de união. A história do casamento gay é recente. Ela começou há apenas 16 anos, na Holanda. E conforme se espalha pelo mundo, maior é a oposição de grupos religiosos e conservadores. Hoje são 24 os países que legalizaram o casamento entre pessoas do mesmo sexo. No lado contrário, não existem apenas países de tradição muçulmana. Como é o caso da Turquia, onde, ainda no domingo passado, a parada gay foi dissolvida pela polícia com balas de borracha. Existem 17 países em que mais de 80% da população se opõem a essa conquista. Aqui na América Latina, são os casos do Paraguai, da Guatemala e do Peru. Entre os países cristãos sexualmente mais opressores, tem a Rússia e as Bahamas. No Brasil, cabe lembrar, o casamento gay nunca foi aprovado pelo Congresso. A bancada evangélica não deixaria. Mas a definição de casamento foi arejada por uma decisão de 2011, do Supremo Tribunal Federal. E reiterada dois anos depois, pelo Conselho Nacional de Justiça, que obrigou os cartórios a registrarem casamentos entre pessoas do mesmo sexo. É assim que o mundo gira. Boa noite.
Leia mais sobre:
Siga o Jornal da Gazeta nas redes sociais