TV Gazeta Logo TV Gazeta Logo TV Gazeta +551131705643 TV Gazeta - Programação ao vivo, receitas, notícias, entretenimento, esportes, jornalismo, ofertas, novidades e muito mais no nosso site. Vem pra #NossaGazeta!
Av. Paulista, 900 - Bela Vista 01310-940 São Paulo SP BR
Logo TV Gazeta TV Gazeta - Programação ao vivo, receitas, notícias, entretenimento, esportes, jornalismo, ofertas, novidades e muito mais no nosso site. Vem pra #NossaGazeta! TV Gazeta, Receitas, Revista da Cidade, Você Bonita, Mulheres, Gazeta Esportiva, Jornal da Gazeta, Mesa Redonda, Troféu Mesa Redonda, Papo de Campeões, Edição Extra, Gazeta Shopping, Fofoca

A repercussão sobre os dados do IBGE

Comentário de Economia, com Denise Campos de Toledo.

A repercussão sobre os dados do IBGE Comentário de Economia, com Denise Campos de Toledo.
Logo do programa Jornal da Gazeta
Os dados do IBGE são péssimos em todos os aspectos. A desigualdade de renda aumentou muito e com a pobreza e a extrema pobreza atingindo um contingente bem maior de brasileiros.

Isso é consequência do longo período de crise econômica, da recessão histórica que o País enfrentou, combinada, com uma fase prolongada de inflação e juros mais altos, além do desemprego em alta. Mesmo que neste ano a economia tenha crescido um pouco mais, com inflação e juros mais baixos, até com queda do desemprego, não dá pra contar com mudanças maiores em relação à desigualdade ou diminuição da pobreza.

O desemprego até caiu, mas continua elevado, e a queda veio muito da informalidade, onde os salários, na média, são bem inferior aos dos empregos com carteira assinada. Programas sociais, como o Bolsa Família, podem amenizar um pouco essa situação. Mas mudanças, mesmo, só virão com um crescimento mais robusto e prolongado da atividade econômica, que assegure a geração de empregos de melhor qualidade. É emprego que garante uma distribuição de renda mais equilibrada, que ajuda até no fortalecimento da economia.

Com esse quadro retratado pelo IBGE, o País tem milhões de pessoas, praticamente, fora do mercado consumidor, adquirindo o mínimo necessário para sobreviver. Além do aspecto econômico, tem todas as questões sociais envolvidas, no que se refere à saúde, educação, criminalidade. Agora,para termos um crescimento sustentável em prazo mais longo, é preciso cuidar das mudanças estruturais da economia, como o ajuste das contas públicas.

Por mais que se possa dar algum oxigênio para a atividade, com a mudança de governo, retomada de obras paradas, privatizações, o fôlego vai ser curto. Temos pela frente expectativas positivas quando ao potencial de reação da economia, a partir do ano que vem. Mas só vão se confirmar se houver disposição e condição política para aquela agenda, mais que conhecida, de reformas, da Previdência, tributária, a trabalhista, que pode melhorar. Qualquer agenda menos ambiciosa fará o País ter avanços também mais modestos e até frustrantes.
Leia mais sobre:
Siga o Jornal da Gazeta nas redes sociais