TV Gazeta ícone da TV Gazeta ícone da TV Gazeta +551131705643 TV Gazeta - Programação ao vivo, receitas, notícias, entretenimento, esportes, jornalismo, ofertas, novidades e muito mais no nosso site. Vem pra #NossaGazeta!
Av. Paulista, 900 - Bela Vista 01310-940 São Paulo SP BR
ícone da TV Gazeta TV Gazeta - Programação ao vivo, receitas, notícias, entretenimento, esportes, jornalismo, ofertas, novidades e muito mais no nosso site. Vem pra #NossaGazeta! TV Gazeta, Receitas, Revista da Cidade, Você Bonita, Mulheres, Gazeta Esportiva, Jornal da Gazeta, Mesa Redonda, Troféu Mesa Redonda, Papo de Campeões, Edição Extra, Gazeta Shopping, Fofoca

5% dos suicídios estão ligados ao desemprego

Por que é que as pessoas se suicidam?Dois professores suíços, da Universidade de Zurique, responderam de um jeito inesperado.

5% dos suicídios estão ligados ao desemprego Por que é que as pessoas se suicidam?Dois professores suíços, da Universidade de Zurique, responderam de um jeito inesperado.
Logo do programa Jornal da Gazeta
Por que é que as pessoas se suicidam? É uma boa pergunta, que dois professores suíços, da Universidade de Zurique, responderam de um jeito inesperado. As pessoas se matam porque perderam o emprego. O estudo que eles fizeram prova que o suicídio aumenta durante os momentos mais graves das crises econômicas. Os números da Organização Mundial da Saúde já são meio assustadores. A OMS diz que 804 mil pessoas se suicidaram em 2012, quando foi feito o último levantamento. Os dois professores de Zurique acreditam que, dentro desse número, 45 mil pessoas se mataram porque estavam desempregadas. Numa conta arredondada, é um suicídio por desemprego para cada 18 pessoas que se mataram por outros motivos. Existem alguns dados curiosos. Nesse tipo de suicídio, homens e mulheres são vítimas numa proporção muito parecida. E as pessoas com mais de 60 anos se matam tanto quanto as pessoas que são bem mais jovens. A relação entre suicídio e desemprego é meio óbvia. O cidadão que era rico deixa a vida para não cair na pobreza. e quem já é pobre não quer cair na miséria. A autoestima do suicida está em frangalhos. O levantamento dos dois acadêmicos não cita o Brasil. Eu suponho, então, que o brasileiro se suicida por motivos menos econômicos. Nas estatísticas mundiais, o Brasil não tem uma taxa alta de desemprego. Mas, proporcionalmente, o Brasil é o oitavo país do mundo em suicídios. Segundo a OMS, foram 11 mil e 800 mortes em 2012. E foram três vezes mais homens do que mulheres. Os países que têm as maiores taxas de suicídio por 100 mil habitantes são, pela ordem, a Índia, a China, os Estados Unidos, a Rússia e o Japão. Eu procurei saber, mas não encontrei, qual é a relação ente o suicídio e o amor traído, entre o suicídio e a dor de cotovelo. Mas com certeza deve ser um tipo de morte bem mais comum do que a gente pensa. É assim que o mundo gira. Boa noite.
Leia mais sobre:
Siga o Jornal da Gazeta nas redes sociais