TV Gazeta Logo TV Gazeta Logo TV Gazeta +551131705643 TV Gazeta - Programação ao vivo, receitas, notícias, entretenimento, esportes, jornalismo, ofertas, novidades e muito mais no nosso site. Vem pra #NossaGazeta!
Av. Paulista, 900 - Bela Vista 01310-940 São Paulo SP BR
Logo TV Gazeta TV Gazeta - Programação ao vivo, receitas, notícias, entretenimento, esportes, jornalismo, ofertas, novidades e muito mais no nosso site. Vem pra #NossaGazeta! TV Gazeta, Receitas, Revista da Cidade, Você Bonita, Mulheres, Gazeta Esportiva, Jornal da Gazeta, Mesa Redonda, Troféu Mesa Redonda, Papo de Campeões, Edição Extra, Gazeta Shopping, Fofoca

Há 46 milhões de vítimas da escravidão no mundo

Comentário de Política Internacional, com João Batista Natali.

Há 46 milhões de vítimas da escravidão no mundo Comentário de Política Internacional, com João Batista Natali.
Logo do programa Jornal da Gazeta
Eu tenho hoje uma boa e uma má notícia. A boa notícia é a de que as políticas públicas que vigoram no Brasil. nos últimos 30 anos, reduziram a quase nada o trabalho similar à escravidão. É apenas 0,08 por cento da população. O Brasil está lá em baixo, na posição número 151, na lista de países em que pessoas ainda são escravizadas. É um levantamento feito por uma ONG humanitária, com sede na Austrália, a Walk Free Foundation. A má notícia é a de que a escravidão ainda é muito praticada em todo o mundo. São 46 milhões de vítimas. Pela ordem, existem mais escravos na Coreia do Norte, no Uzbequistão, no Camboja, na Índia e no Qatar. A Coreia do Norte é um horror. É um regime comunista, e deveria ao menos respeitar o princípio da igualdade. Mas é o governo que escraviza. É o trabalho forçado de contraventores ou de dissidentes políticos. Em termos absolutos, a Índia é o país com mais escravos. São 1 milhão e 200 mil. Vocês poderiam perguntar como é que isso acontece num país, que em duas décadas reduziu a pobreza pela metade? São hoje só 22% da população. E que também criou uma classe média dinâmica e com vocação ao empreendedorismo. Acontece que uma odiosa tradição da Índia obriga os filhos e os netos a trabalhar de graça, para pagar as dívidas dos pais. Mesmo que os pais já tenham morrido há muito tempo. Existem ainda as mulheres obrigadas a se prostituir, para pagar a dívida das famílias delas. A ONG que compilou todas essas informações demonstra um lado nojento e vergonhoso da humanidade. Temos com isso um par de lições importantes. Uma delas é que não há democracia, não há economia de mercado de verdade, em lugares onde o trabalhador não seja remunerado pelo trabalho que faz. Outra lição é que a escravidão não é apenas imoral. Ela é algo que nos libera para brigar, até com arma em punho. Sem liberdade de trabalho não existe liberdade de nenhum outro tipo. É assim que o mundo gira. Boa noite.
Leia mais sobre:
Siga o Jornal da Gazeta nas redes sociais