TV Gazeta Logo TV Gazeta Logo TV Gazeta +551131705643 TV Gazeta - Programação ao vivo, receitas, notícias, entretenimento, esportes, jornalismo, ofertas, novidades e muito mais no nosso site. Vem pra #NossaGazeta!
Av. Paulista, 900 - Bela Vista 01310-940 São Paulo SP BR
Logo TV Gazeta TV Gazeta - Programação ao vivo, receitas, notícias, entretenimento, esportes, jornalismo, ofertas, novidades e muito mais no nosso site. Vem pra #NossaGazeta! TV Gazeta, Receitas, Revista da Cidade, Você Bonita, Mulheres, Gazeta Esportiva, Jornal da Gazeta, Mesa Redonda, Troféu Mesa Redonda, Papo de Campeões, Edição Extra, Gazeta Shopping, Fofoca

DIY: Decore sua casa com arte abstracta

Confira o conteúdo exclusivo da TV Gazeta - DIY: Decore sua casa com arte abstracta

Publicado em: 27/04/2020 - Última atualização: 28/12/2023 - 10h58

Uma obra de arte é o objecto perfeito para iluminar a sua sala e dar mais vida à sua casa. Mas comprar as obras de profissionais pode ser não só dispendioso como desnecessário. Se você é um apaixonado por projectos caseiros e técnicas DIY, por que não tentar fazer seus próprios quadros decorativos? A melhor parte é que nem precisa de ter talento para o desenho. Basta ter acesso a materiais básicos, como uma tela e tinta acrílica, e dar uma olhada nesses truques fáceis para obter padrões belíssimos e coloridos.

Derrame de tinta

Essa é a maneira mais simples de fazer um belo quadro abstracto. Junte suas cores de preferência num copo, coloque sua tela numa superfície protegida, e simplesmente derrame a tinta sobre a tela. O resultado será um padrão descendente belíssimo, cujas características dependerão exclusivamente das cores escolhidas. Nós recomendamos que use cores fortes e vibrantes, mas não se esqueça de incluir um pouco de branco. Caso contrário, a sua tela pode ficar com um aspecto mais sombrio do que o desejado. Para secar a tinta de forma mais rápida, experimente utilizar um secador após a aplicação do derrame.

Utilize cordas para criar padrões originais

Se quer levar seus padrões de derrame para o próximo nível, experimente incluir cordas em sua tela. Cordas finas ou grossas funcionam perfeitamente, embora com efeitos diferentes. Um truque clássico passa por colocar uma corda, dobrada ao meio, no centro de sua tela vazia. Certifique-se de que a corda é maior do que a sua tela. De seguida, derrame a tinta sobre a tela e puxe os dois lados da corda de forma a espalhar a tinta num padrão em forma de asa de anjo. Pode parecer complicado, mas sabendo as técnicas certas, tudo fica mais fácil.

Utilize uma esfregona

A esfregona de sua casa dá muito jeito para as limpezas, mas também pode ser um objecto útil para criar quadros belíssimos. Coloque sua esfregona, o mais aberta possível, no centro da sua tela. De seguida, derrame tinta num padrão circular sobre a sua esfregona. Mais uma vez, as cores utilizadas dependem de seu gosto e de seu objecto final. Quando sua esfregona aberta estiver completamente coberta de tinta, retire-a de sua tela cuidadosamente. Utilize a mesma técnica de torção que utilizaria para tirar água da esfregona, como fica demonstrado nesse vídeo. O efeito final será um bonito padrão circular, que pode de seguida ser adaptado a outro tipo de formatos.

Cubra o escorredor de macarrão com tinta

Se você tem um escorredor de macarrão em sua casa, então você está dotado de um número praticamente ilimitado de padrões de arte abstracta. Existem várias técnicas envolvendo escorredores e tinta acrílica. A mais simples passa por juntar suas cores num copo, colocar o escorredor no centro de uma tela, e derramar a tinta no seu interior. Os buraquinhos do escorredor farão com que a tinta passe para a tela em padrões imprevisíveis, criando um efeito visual muito interessante. Também é possível obter

resultados semelhantes colocando o escorredor ao contrário. Isto fará com que a tinta deslize para a sua tela num formato circular surpreendentemente belo. Experimente!