TV Gazeta Logo TV Gazeta Logo TV Gazeta +551131705643 TV Gazeta - Programação ao vivo, receitas, notícias, entretenimento, esportes, jornalismo, ofertas, novidades e muito mais no nosso site. Vem pra #NossaGazeta!
Av. Paulista, 900 - Bela Vista 01310-940 São Paulo SP BR
Logo TV Gazeta TV Gazeta - Programação ao vivo, receitas, notícias, entretenimento, esportes, jornalismo, ofertas, novidades e muito mais no nosso site. Vem pra #NossaGazeta! TV Gazeta, Receitas, Revista da Cidade, Você Bonita, Mulheres, Gazeta Esportiva, Jornal da Gazeta, Mesa Redonda, Troféu Mesa Redonda, Papo de Campeões, Edição Extra, Gazeta Shopping, Fofoca

De poker a falar outra língua: como aprender qualquer habilidade de graça online

Nos últimos anos, o setor de cursos online se desenvolveu de forma expressiva.

Publicado em: 19/05/2020 - Última atualização: 10/11/2023 - 10h00

by Pexels/Pexels License

 

Nos últimos anos, o setor de cursos online se desenvolveu de forma expressiva. De cursos de universidades com renome internacional até lições de novas plataformas voltadas para o ensino, hoje em dia é possível encontrar e estudar muitas habilidades de forma gratuita e tudo online.

 

Cursos disponíveis permitem aprender qualquer habilidade

 

Uma das habilidades que mais estão em alta no cenário nacional é o poker online. O país é uma das nações com o maior número de competidores do mundo e cada vez mais brasileiros querem aprender como jogar poker.

 

Desde o início da década passada o Massachusetts Institute of Technology (MIT), considerada uma das dez melhores universidades do mundo, conta com o projeto “MIT OpenCourseWare” que visa disponibilizar todos os materiais utilizados em seus cursos de graduação e pós-graduação na internet.

 

Além das centenas de cursos acadêmicos disponíveis, a universidade também disponibilizou diversos cursos voltados para outras áreas. O poker é um dos destaques e é possível acessar o curso “Poker Theory and Analytics” sobre o esporte de forma gratuita desde 2015.

 

Ministrado por Matt Hawrilenko e Bill Chen, ambos competidores que já foram campeões mundiais da World Series of Poker (WSOP), o curso é voltado para ensinar todas as principais habilidades necessárias para vencer no esporte das cartas e contém desde como fazer análises estratégicas até tomada de decisões em diferentes situações.

 

Vale mencionar que os atletas brasileiros têm se destacado na modalidade e conquistado diversos torneios. Por exemplo, em 2019 o competidor Rafael Moraes conquistou a primeira premiação milionária do país ao embolsar US$ 1.050.559 e poucos meses depois o valor foi superado por Danilo Demétrio, que embolsou US$ 1.187.553,01.

 

Além dos cursos de poker, o MIT OpenCourseWare também oferece diversas outras opções avançadas e é possível encontrar inúmeras opções interessantes por toda a plataforma, especialmente as voltadas para a áreas de matemática e tecnologia.

 

Outra opção ligada ao MIT é a edX. Desenvolvida em parceria com a “vizinha” Harvard, essa plataforma tem o objetivo principal de eliminar as três maiores barreiras para o acesso a uma educação tradicional: custo, localização e acesso.

 

Para esse fim, a edX oferece todo tipo de curso gratuito de algumas das universidades e empresas mais bem classificadas do planeta. Além de Harvard e MIT, é possível encontrar lições de faculdades como Berkeley, Stanford e Michigan, assim como companhias como IBM e Amazon Web Services, dentre muitas outras.

 

Ao todo são mais de 2.400 cursos disponíveis na plataforma e é possível encontrar desde programação em Java e visualização de dados no Excel sendo oferecidas pela Microsoft até introdução a ciência da computação e o básico de ciência de dados oferecida por Harvard.

 

Photo by Rawpixel Ltd/CC BY 2.0 “Inúmeros cursos estão apenas a um clique de distância”

 

Destoando um pouco das plataformas acima, que contam apenas com professores de faculdades e empresas, está o Udemy. A companhia é uma espécie de mercado global de educação oferece mais de 100.000 cursos em 50 idiomas, com 42.000 instrutores independentes e mais de 20 milhões de minutos de instruções gravados.

 

A Udemy permite que os professores se cadastrem na plataforma e ofereçam seus próprios cursos online de forma paga ou gratuita para os mais de 30 milhões de usuários cadastrados.

 

Os professores são avaliados pelos estudantes através de um sistema de qualificação e é possível encontrar educadores e cursos de alto nível em quase todas as áreas do conhecimento.

 

Por exemplo, um dos cursos gratuitos disponíveis é o “Desenvolvedor Android Iniciante”. Oferecido pelos professores Gabriel Ferrari e Adriano R, o curso conta com cerca de 7 horas e meia de vídeo sob demanda, foi realizado por mais de 277 mil alunos e possui uma média de 4 estrelas e meia de um total de cinco.

 

Também existem plataformas voltadas para revisitar o básico. Agora, para quem está à procura de aprender ou revisar conceitos básicos e cursos mais simples de áreas tradicionais como gramática, ciência, matemática e história, uma das melhores opções é a Khan Academy.

 

Plataforma desenvolvida em conjunto com grandes nomes como Google, Bill e Melinda Gates e apoiada por personalidades como o bilionário brasileiro Jorge Paulo Lemann, a Khan Academy oferece cursos gratuitos de todas as principais áreas da educação voltados para pessoas de todas as idades.

 

Através da Khan é possível aprender desde o básico sobre programação até revisar conceitos essenciais por nível de dificuldade ou por ano como gramática, estatística e probabilidade.

 

Além disso, a plataforma também oferece cursos introdutórios voltados para outras áreas essenciais para uma educação completa, como economia e história da arte, ou cursos de tecnologias como animação e programação.

 

É possível até mesmo aprender um segundo idioma. Contar com um segundo idioma, como o inglês ou o espanhol, no currículo já se tornou uma espécie de pré-requisito para conseguir um bom emprego. Além disso, saber outra língua abre todo um novo mundo de possibilidades.

 

Existem diversos cursos presenciais e onlines disponíveis, mas para quem quer aprender ou praticar uma nova língua sem precisar gastar dinheiro com isso ou sair de casa não existe opção mais recomendada que o Duolingo, considerado um dos melhores aplicativos para quem está conectado.

 

O app, que já conta com mais de 2 milhões de usuários espalhados por todas as regiões do país, ensina os idiomas através de atividades lúdicas que engajam a atenção dos usuários e foca em atividades rotineiras para fixar o aprendizado – como fazer um pedido em um restaurante e conversas casuais.

 

Além disso, o app conta com diversos recursos da famosa técnica de “gamificação”, como a subida de níveis e competições entre os usuários em divisões, o que ajuda a manter os estudantes motivados.

 

No momento, o Duolingo oferece seis idiomas para quem tem o português como língua nativa: inglês, espanhol, alemão, italiano, francês e esperanto. Esse último é um idioma criado de forma artificial com o intuito de facilitar a comunicação entre todos os países e conta com cerca de 2 milhões de falantes.

Inúmeras opções podem ser acessadas. Além das opções mencionadas acima, existem muitas alternativas que podem ser utilizadas. Plataformas como Coursera, Udacity e Codeacademy são apenas algumas das inúmeras possibilidades com ótimas ofertas de cursos.