TV Gazeta Logo TV Gazeta Logo TV Gazeta +551131705643 TV Gazeta - Programação ao vivo, receitas, notícias, entretenimento, esportes, jornalismo, ofertas, novidades e muito mais no nosso site. Vem pra #NossaGazeta!
Av. Paulista, 900 - Bela Vista 01310-940 São Paulo SP BR
Logo TV Gazeta TV Gazeta - Programação ao vivo, receitas, notícias, entretenimento, esportes, jornalismo, ofertas, novidades e muito mais no nosso site. Vem pra #NossaGazeta! TV Gazeta, Receitas, Revista da Cidade, Você Bonita, Mulheres, Gazeta Esportiva, Jornal da Gazeta, Mesa Redonda, Troféu Mesa Redonda, Papo de Campeões, Edição Extra, Gazeta Shopping, Fofoca

Pedra na vesícula: qual a verdadeira causa?

Você sabe como formam as pedras na vesícula? Venha conferir as principais causas e tratamentos para essa condição

Por: Giovanna Almeida

Publicado em: 22/04/2024 - Última atualização: 22/04/2024 - 15h52

A vesícula biliar, localizada na parte superior direita do abdômen, é um órgão muscular que faz parte do sistema digestório. A sua função é armazenar o líquido produzido pelo fígado que digere as gorduras no intestino, a bile. Esse fluido possui entre os seus variados componentes, o colesterol, que é um dos principais responsáveis pela formação de pedras na vesícula. Portanto, os cálculos biliares são pequenas formações que surgem devido a um desequilíbrio na composição do suco biliar, geralmente provocado por excesso de colesterol. 

Em alguns casos, as pedras na vesícula são assintomáticas, ou seja, não expressam qualquer indício. Assim, o indivíduo segue uma vida normal, convivendo e monitorando a condição. Porém, quando os cálculos impedem o fluxo da bile de seguir para o intestino ou ficam presos nos dutos biliares, provocam cólicas intensas. Segundo Vanessa Prado, cirurgiã do aparelho digestivo, essa dor abdominal pode vir acompanhada de náuseas, febre e vômito. Muitas vezes, os sintomas são confundidos com gastrite, uma vez que ambos causam desconforto e sensação de estufamento. 

Quais as causas e a prevenção?

Por inúmeras vezes, a pedra na vesícula é resultado de uma combinação de dois fatores: a alimentação desbalanceada e o sedentarismo. Esses dois agentes acarretam em um significativo aumento do nível de colesterol e na alteração da composição da bile, e que sem o tratamento devido, possibilitam a formação dos cálculos. Sendo assim, uma dieta rica em gorduras, açúcar refinado, carnes gordas e ultraprocessados é propícia para o desenvolvimento dessas formações. Outro fator causador é a predisposição genética, podendo ser herdado de familiares próximos. 

Os hábitos e a alimentação têm um papel crucial na prevenção, sendo indicado o consumo de fontes ricas em fibra, como as leguminosas. Além do controle de açúcar e carboidratos ingeridos, é fundamental a prática de atividades físicas para minimizar os riscos de desenvolver pedras na vesícula. 

Qual o tratamento da pedra na vesícula?

As pedras na vesícula podem ser detectadas por meio de um exame de rotina, como a ultrassonografia abdominal. O tratamento recomendado tanto para quem apresenta sintoma quanto para quem não apresenta, é a remoção da vesícula biliar. “A técnica é retirar totalmente a vesícula, uma vez que ela não tem nenhuma função vital para o organismo”, explica a cirurgiã. A mesma encerra afirmando que esse procedimento é simples e minimamente invasivo.

Veja também: Alimentos bons e ruins para pedra na vesícula