TV Gazeta Logo TV Gazeta Logo TV Gazeta +551131705643 TV Gazeta - Programação ao vivo, receitas, notícias, entretenimento, esportes, jornalismo, ofertas, novidades e muito mais no nosso site. Vem pra #NossaGazeta!
Av. Paulista, 900 - Bela Vista 01310-940 São Paulo SP BR
Logo TV Gazeta TV Gazeta - Programação ao vivo, receitas, notícias, entretenimento, esportes, jornalismo, ofertas, novidades e muito mais no nosso site. Vem pra #NossaGazeta! TV Gazeta, Receitas, Revista da Cidade, Você Bonita, Mulheres, Gazeta Esportiva, Jornal da Gazeta, Mesa Redonda, Troféu Mesa Redonda, Papo de Campeões, Edição Extra, Gazeta Shopping, Fofoca

Para que serve o colágeno?

O colágeno é a proteína mais presente no corpo, mas você sabe aonde ele atua? Venha descobrir como se manter saudável!

Por: Mariana Torezan

Publicado em: 05/01/2024 - Última atualização: 05/01/2024 - 19h43

Muito conhecido no mundo da beleza, o colágeno é a proteína mais abundante no corpo humano. Ele pode ser encontrado no tecido conjuntivo que forma a estrutura da pele, articulações, ossos e músculos.

Tão essencial, essa proteína é produzida pelo próprio corpo, e até os 30 anos, os níveis são bem estáveis. Mas, com o envelhecimento, essa produção desacelera e os níveis de colágeno diminuem. Os principais sinais de que o corpo começou a sentir essa perda são as rugas e dores articulares.

Por isso, o médico nutrólogo Leandro Figueredo alerta para a importância de se construir um “banco de colágeno” ao longo da vida. Ele afirma que “a gente tem que fazer uma poupança: poupar, colocar, investir, para que tenha constantemente uma qualidade de colágeno para um envelhecimento mais tardio, para que você tenha menos queixas relacionadas a dores articulares, e até uma saúde cardiovascular melhor.”

Além do envelhecimento natural, a diminuição dos níveis da proteína é acentuada por outros fatores, como exposição solar em excesso e o tabagismo, que destrói as moléculas e acelera o processo. Algumas condições médicas, como diabetes e hipertensão também deixam a produção de colágeno deficitária.

colágeno

Como aumentar o colágeno

Em relação a alimentação, o colágeno deve ser visto como algo a mais, um suplemento além das refeições. Por isso, é importante manter uma dieta rica em proteínas, distribuídas ao longo do dia. A vitamina C também não pode faltar, pois ela acelera a produção do colágeno adequado, e pela própria alimentação já é possível garantir a quantidade adequada, lembra o Dr. Leandro.

Essa proteína também é muito importante em processos de cicatrização de queimaduras e cortes, por exemplo. Assim, alguns tratamentos tecnológicos que incentivam a sua produção funcionam fazendo pequenos machucados para produzir o colágeno.

Tipos de colágeno

Vale lembrar que existem 4 tipos de colágeno, e cada um atua de forma diferente no organismo. Por isso, é importante que a suplementação dessa proteína seja feita com acompanhamento de um profissional, que irá avaliar as necessidades de cada um.

O colágeno tipo I é o mais comum, encontrado na pele, ossos e tendões. Já o tipo II atua em regiões que sofrem mais pressão, sendo recomendado para as articulações. Já o tipo III faz parte de veias e artérias, músculos intestinais e pulmões. O tipo IV, por sua vez, atua em muitas células do corpo, promovendo sustentação.

Veja também: Entenda qual a importância do colágeno