TV Gazeta Logo TV Gazeta Logo TV Gazeta +551131705643 TV Gazeta - Programação ao vivo, receitas, notícias, entretenimento, esportes, jornalismo, ofertas, novidades e muito mais no nosso site. Vem pra #NossaGazeta!
Av. Paulista, 900 - Bela Vista 01310-940 São Paulo SP BR
Logo TV Gazeta TV Gazeta - Programação ao vivo, receitas, notícias, entretenimento, esportes, jornalismo, ofertas, novidades e muito mais no nosso site. Vem pra #NossaGazeta! TV Gazeta, Receitas, Revista da Cidade, Você Bonita, Mulheres, Gazeta Esportiva, Jornal da Gazeta, Mesa Redonda, Troféu Mesa Redonda, Papo de Campeões, Edição Extra, Gazeta Shopping, Fofoca

Desfiles das escolas de samba no Carnaval de São Paulo

Venha conferir a ordem dos desfiles e o enredo das escolas de samba que participam do grupo Especial do Carnaval de São Paulo!

Por: Mariana Torezan

Publicado em: 06/02/2024 - Última atualização: 14/02/2024 - 13h09

Na sexta-feira, dia 9 de fevereiro, as primeiras sete escolas do grupo Especial abrem o Sambódromo do Anhembi, dando início ao Carnaval de 2024. No sábado, a segunda metade das escolas continua com os desfiles que enchem a avenida de cor. Para não correr o risco de perder sua escola do coração, venha conferir a ordem dos desfiles e qual enredo as escolas escolheram para esse ano!

Barroca Zona Sul

A escola escolheu desfilar o enredo “Nós nascemos e crescemos no meio de gente bamba. Por isso que nós somos a Faculdade do Samba. 50 anos de Barroca Zona Sul”. Ano passado, a escola ficou em 10° lugar do grupo Especial, e esse ano são a segunda a entrar no Anhembi na sexta-feira de Carnaval.

O enredo é um autorretrato da escola, e quem narra é Pé Rachado, que não chegou a ver a Barroca no sambódromo, conta o carnavalesco Pedro Magoo. O grande destaque do desfile é ter a história da escola contada pelo seu fundador.

Dragões da Real

O carnavalesco da escola, Jorge Freitas, comenta que esse ano, a equipe que ainda está trabalhando nos últimos detalhes conta efetivamente com 70 pessoas, mas que toda a comunidade participa. Com o desfile, a escola quer destacar uma África triunfante, rica e multicultural.

A Dragões da Real traz o enredo “África – Uma Constelação de Reis e Rainhas”, e será a terceira escola a ocupar a avenida na primeira noite dos desfiles de São Paulo. Em 2023, ficou em quinto lugar do grupo Especial do Carnaval paulista.

Bateria da Dragões da Real tocando no desfile de 2022. Foto: Gustavo Minas/Getty Images

Independente Tricolor

Em seu segundo ano no grupo Especial, a Independente Tricolor tem como seu enredo “Agojie, a Lâmina da Liberdade!” A escola ficou em sétimo lugar do grupo Especial no ano passado, e agora é a quarta a entrar no Anhembi.

O desfile será protagonizado guerreias africanas de um exército feminino, conta Amauri Santos, o carnavalesco. Ele promete que a estética da abertura será muito impactante e o destaque da escola para esse Carnaval.

Acadêmicos do Tatuapé

Para o Carnaval de 2024 a escola traz o enredo “Mata de São João – Uma joia da Bahia símbolo de preservação! Entre cantos e tambores. Viva a Mata de São João!” A Acadêmicos do Tatuapé será a quinta escola a ocupar o sambódromo na noite de sexta-feira. Ano passado, ficaram em quarto lugar do grupo Especial.

O carnavalesco Wagner Santos quer fazer uma homenagem à Mata de São João, e tornar o local bastante conhecido. Ele destaca a culinária e as frutas da região, e comenta que a comissão de frente e o abre alas serão emocionantes e de encher os olhos dos telespectadores do desfile.

Mestre-sala e porta-bandeira da Acadêmicos do Tatuapé desfilando no Carnaval de São Paulo em 2022. Foto: Rodrigo Paiva/Getty Images

Mancha Verde

“Do nosso solo para o mundo: o campo que preserva, o campo que produz, o campo que alimenta” é o enredo da Mancha Verde para o Carnaval de 2024. O carnavalesco André Machado conta que vão desfilar a história de Okô, orixá da agricultura, falando também do ciclo da cana de açúcar e do café.

O destaque do desfile vai ser a ala das baianas, as mães do samba, que esse ano representam as abelhas: dentro da história de Okô, elas polinizam o mundo. A Mancha foi vice-campeã do grupo Especial em 2023, e é a sexta escola a desfilar na sexta-feira, dia 9 de fevereiro.

Carro alegórico da Mancha Verde no carnaval de 2022. Foto: Gustavo Minas/Getty Images

Rosas de Ouro

Fechando a noite da sexta-feira de Carnaval temos Rosas de Ouro, que ano passado ficou em 12º lugar do grupo Especial. Em 2024, eles vêm com o enredo “Ibira 70 – A Rosas de Ouro é São Paulo no Carnaval 2024”.

A presidente da escola, Angelina Basílio, comenta que a homenagem é para os 70 anos do Ibirapuera, e quer que o público se sinta em um parque acompanhando o desfile. O enredo é leve, para espairecer, e o ponto alto vai ser a segunda alegoria.

Membros da Rosas de Ouro desfilando no Anhembi em 2022. Foto: Gustavo Minas/Getty Images

Vai-Vai

Esse ano, a Vai-Vai escolheu homenagear os 40 anos do movimento hip-hop em seu desfile. O carnavalesco da escola, Sidney França, comentou que o grande destaque vai ser a comissão de frente, que carrega elementos do breaking e da dança de rua. Também vale ficar de olho no terceiro carro do desfile, que vai falar sobre o grafite.

Em 2023 a escola foi campeã do grupo de Acesso 1, e esse ano é a primeira a desfilar no sábado, dia 10, abrindo a segunda noite de Carnaval no Anhembi, com o enredo “Capítulo 4, Versículo 3 – Da Rua e do Povo, o Hip Hop: Um Manifesto Paulistano”.

Tom Maior

Com a possibilidade de recriar histórias no Carnaval, Bruno Freitas, diretor de carnaval da Tom Maior, conta que para esse ano a escola decidiu contar a história de Orfeu, mas abrasileirada. Para ele, o grande prazer é a oportunidade de conhecer todas as etapas da construção do desfile.

O enredo recebeu o nome de “Aysú: Uma História de Amor”, e a escola é a segunda a ocupar a avenida na noite de sábado. Em 2023, ela ficou em sexto lugar do grupo Especial de São Paulo.

Ala das Baianas da Tom maior desfilando no Carnaval de São Paulo em 2022. Foto: Rodrigo Paiva/Getty Images

Mocidade Alegre

Campeã do Carnaval de 2023, a Mocidade Alegre busca o bicampeonato e é a terceira escola a desfilar no sambódromo na noite de sábado. Esse ano, o enredo escolhido pela escola é “Brasiléia Desvairada: A busca de Mário de Andrade por um país”.

Com ele, a escola celebra os 470 anos de São Paulo e homenageia um importante poeta paulistano, Mário de Andrade. Jorge Silveira, carnavalesco da Mocidade, conta que o desfile vai mostrar a identidade brasileira pelo olhar do poeta. O ponto forte que destaca é o passeio por manifestações emotivas da cultura, tocando na memória afetiva que todo brasileiro tem.

Mocidade Alegre desfilando no carnaval de São Paulo em 2022. Foto: Rodrigo Paiva/Getty Images

Gaviões da Fiel

Esse ano, a Gaviões da Fiel preparou um desfile que conta a história da escola de samba, e será muito abstrato e colorido. O carnavalesco, Rayner Pereira, conta que quiseram trazer algo diferente do que a escola apresentou nos últimos anos.

Em 2023, a Gaviões ficou em nono lugar do grupo Especial, e agora é o quarto desfile do sábado de Carnaval, com o enredo “Vou te Levar pro Infinito”. O destaque é para o infinito tempo, no primeiro setor, e o infinito na natureza, que é diferente na Gaviões.

Águia de Ouro

A quinta escola a passar pelo sambódromo no dia 10 de fevereiro é a Águia de Ouro, que ficou em oitavo lugar do grupo Especial no ano passado. Para o Carnaval de 2024, a escola traz o enredo “Águia de Ouro nas Ondas do rádio”.

O presidente da escola, Sidnei Carriuolo, conta que vão contar a história do rádio como um sobrevivente e ajudante ao desenvolvimento do Brasil. Ele também comenta que vale ficar de olho para a homenagem ao radialista Eli Corrêa, representando os parceiros de profissão.

Componentes da Águia de Ouro no Carnaval de 2022. Foto: Gustavo Minas/Getty Images