TV Gazeta Logo TV Gazeta Logo TV Gazeta +551131705643 TV Gazeta - Programação ao vivo, receitas, notícias, entretenimento, esportes, jornalismo, ofertas, novidades e muito mais no nosso site. Vem pra #NossaGazeta!
Av. Paulista, 900 - Bela Vista 01310-940 São Paulo SP BR
Logo TV Gazeta TV Gazeta - Programação ao vivo, receitas, notícias, entretenimento, esportes, jornalismo, ofertas, novidades e muito mais no nosso site. Vem pra #NossaGazeta! TV Gazeta, Receitas, Revista da Cidade, Você Bonita, Mulheres, Gazeta Esportiva, Jornal da Gazeta, Mesa Redonda, Troféu Mesa Redonda, Papo de Campeões, Edição Extra, Gazeta Shopping, Fofoca

Cuidados com a saúde no verão

Se você quer aproveitar a época mais quente do ano sem contratempos, confira alguns cuidados necessários com a saúde no verão

Por: Ana Clara Dias Ghiraldello

Publicado em: 09/01/2024 - Última atualização: 10/01/2024 - 14h35

A época mais quente do ano chegou, trazendo muito sol, calor e energia. Algumas pessoas aproveitam o verão para viajar, passear ou até ficar mais tempo perto do ar condicionado. Mas, se você quer aproveitar sem contratempos, precisa tomar alguns cuidados com a saúde. Confira abaixo os principais cuidados com a saúde no verão:

 

Cuidados com a pele

Cuidados com a pele no verão

Mesmo que não fique em contato direto com o sol, todos os dias estamos expostos aos raios solares. Essa radiação pode causar manchas, envelhecimento precoce, queimaduras e até insolação. A melhor forma de cuidar da pele é aplicar protetor solar diariamente. Hoje, existem vários tipos de produtos para todos os tipos de pele, que podem ser testados até encontrar o seu protetor solar ideal.

Pode usar protetor solar corporal no rosto?

De acordo com a dermatologista Renata Castilho, qualquer protetor solar vai cumprir a sua função principal, que é proteger a nossa pele. O que pode mudar de produto para produto, principalmente os específicos para o rosto, são as suas características cosméticas.

Alguns protetores faciais são específicos para peles oleosas, secas ou mistas, podendo causar um aumento na acne ou alteração da oleosidade. Outros produtos podem ter cor ou texturas diferentes. Então, não tem problema nenhum em aplicar o protetor corporal no rosto quanto à proteção, mas se você procura por algum produto específico para o seu tipo de pele, é bom investir em um protetor facial que atenda às suas necessidades. E lembre-se de reaplicar o produto a cada 3 horas.

Como evitar a Insolação?

Essa condição pode ser provocada pelo excesso de exposição ao sol e ao calor intenso. Alguns dos seus principais sintomas são: náusea, dor de cabeça, tontura, pele quente e seca, pulso acelerado e confusão mental. Para prevenir que a insolação estrague o seu verão, evite ficar muitas horas exposto ao sol, busque sempre por uma sombra onde você possa se abrigar, beba bastante água e procure resfriar o corpo.

 

Cuidados com a região íntima

Cuidados com a região íntima no verão

A região íntima é uma região que costuma transpirar bastante, deixando a roupa úmida. Essa umidade pode causar irritações, assaduras e até infecções. Usar roupas menos apertadas, de tecidos mais leves, como o algodão, é essencial para deixar a região respirar nessa época do ano. E se for aproveitar o verão para frequentar praias e piscinas, nada de ficar muito tempo com o biquíni molhado. Essa prática favorece a proliferação de bactérias, que podem causar infecções.

A higiene íntima é crucial para manter a região saudável e deve ser mantida ao longo de todo o ano. A lavagem deve ser feita com água e sabonete, somente do lado externo, na vulva. Não há necessidade de usar desodorantes ou perfumes íntimos, eles podem alterar o PH da vagina e causar alergias. Se você suspeitar que o cheiro está diferente do normal, consulte um especialista.

Também é importante tomar cuidado com a higienização das peças íntimas. Se preferir usar a máquina de lavar, não misture as peças íntimas com outras roupas para evitar a sua contaminação. E se for lavar no chuveiro, dê preferência aos sabonetes neutros e nunca deixe a peça secando no banheiro. As peças íntimas devem ser colocadas para secar na sombra, seca e arejada.

Menstruação

A menstruação pode alterar o PH da vagina, causando uma alteração no odor íntimo. Essa mudança é natural e não deve alterar a sua rotina de higiene. No entanto, é necessário trocar o absorvente externo com mais frequência para evitar a proliferação de fungos e bactérias. O mesmo se aplica ao absorvente interno e ao protetor diário, já que esses microrganismos se reproduzem em ambientes quentes e úmidos. No caso dos discos e coletores menstruais, eles podem ser esvaziado sempre que desejado. Basta retirar, esvaziar e dar uma lavada antes de colocar novamente. No final da menstruação, ferva o disco ou coletor apenas com água.

Depilação

A depilação não é obrigação, é uma escolha ter pelos ou não. Mas caso você opte pela remoção deles, existem vários métodos que podem ser aplicados. Para descobrir o melhor método para você, observe o que a sua pele aceita melhor.

Prática e rápida, a depilação com lâmina é muito comum, mas pode causar alguns cortes e machucados. Segundo a ginecologista Karen Rocha, esse método é mais recomendado em casos emergenciais. E muito cuidado com a troca da sua lâmina, pois quanto mais ela é usada, mais pode prejudicar a pele.

Outras opções são a cera quente ou fria. Nesse caso, também é necessário observar com qual tipo de cera a sua pele se adequa melhor, qual não te causa nenhuma alergia ou desconforto. Após a depilação com cera aguarde 24 horas antes de se expor ao sol para evitar manchas e vermelhidão.

Já a depilação a laser é a menos agressiva comparada aos métodos anteriores, mas só é possível em pessoas com o pelo mais escuro. Para seguir com o procedimento de forma segura e eficaz, evite tomar sol 15 dias antes e nos 15 dias após a depilação.

Hidratação

No calor, nosso corpo gasta mais água com a transpiração e diminui a produção de urina a fim de evitar a desidratação. Para manter a sua urina saudável, procure beber bastante água. Quanto mais clara e transparente, melhor! A ingestão de vitaminas, suplementos e remédios também podem alterar a coloração e cheiro, então fique de olho. E caso sinta alguma dor ou desconforto ao urinar, consulte um especialista.

 

Cuidados com os olhos

Cuidados com os olhos no verão

Nessa época do ano, ficamos mais expostos ao sol, mar, areia, piscina, ar condicionado, e outros fatores que podem causar certos incômodos aos nossos olhos. Essas condições podem aumentar a ocorrência de algumas doenças oftalmológicas, como conjuntivites, ceratites e desidratação ocular. Confira algumas dicas que o oftalmologista Leonardo Nicioli deu no programa Você Bonita:

  • Se você usa lentes de contato, o indicado é retirá-las para dar um mergulho no mar ou na piscina
  • Para quem fica muito tempo exposto ao ar condicionado, lembre-se de piscar com mais frequência para lubrificar seus olhos
  • Evite ficar muito tempo exposto ao sol
  • Utilize óculos escuros (de boa qualidade) para bloquear os raios solares
  • Chapéus e bonés também ajudam a bloquear o sol dos olhos

 

Veja também: Como eliminar o inchaço no verão