TV Gazeta Logo TV Gazeta Logo TV Gazeta +551131705643 TV Gazeta - Programação ao vivo, receitas, notícias, entretenimento, esportes, jornalismo, ofertas, novidades e muito mais no nosso site. Vem pra #NossaGazeta!
Av. Paulista, 900 - Bela Vista 01310-940 São Paulo SP BR
Logo TV Gazeta TV Gazeta - Programação ao vivo, receitas, notícias, entretenimento, esportes, jornalismo, ofertas, novidades e muito mais no nosso site. Vem pra #NossaGazeta! TV Gazeta, Receitas, Revista da Cidade, Você Bonita, Mulheres, Gazeta Esportiva, Jornal da Gazeta, Mesa Redonda, Troféu Mesa Redonda, Papo de Campeões, Edição Extra, Gazeta Shopping, Fofoca

Como fazer dieta? Confira mitos e verdades sobre alimentação

Vem tirar algumas dúvidas sobre dieta e como incorporar esses hábitos saudáveis na sua rotina

Por: Ana Clara Dias Ghiraldello

Publicado em: 15/03/2024 - Última atualização: 15/03/2024 - 17h54

Como fazer dieta? Essa é uma pergunta muito comum para aqueles que desejam melhorar seus hábitos alimentares e até perder alguns quilos na balança. Por se relacionar diretamente com a nossa saúde, algumas dietas podem trazer muitos benefícios ou ser muito perigosas. Sempre que falamos sobre alimentação, a melhor opção é procurar ajuda especializada.

Reunimos algumas dicas de especialistas que já passaram pelas telinhas da TV Gazeta, para tirar dúvidas que podem surgir sobre dietas na sua rotina. Confira alguns mitos e verdades sobre dietas:

 

Precisa comer de 3 em 3 horas?

Mito. O ideal é que a alimentação seja bem distribuída ao longo do dia, mas nos horários que se encaixarem melhor na sua rotina. Essa regra das 3 em 3 horas não precisa ser seguida religiosamente, é apenas uma opção para equilibrar a alimentação durante o dia.

 

Dieta low carb ajuda a diminuir a pressão arterial?

Verdade. O carboidrato pode se transformar em glicose, que, em excesso, pode contribuir para uma maior rigidez das artérias, causando um aumento da pressão. Uma dieta low carb, além de diminuir a pressão arterial, reduz os triglicerídeos e os níveis de colesterol, reduzindo o risco de doenças cardíacas.

 

Suco detox funciona?

Mito. Por se tratar de uma bebida muito nutritiva, ele tem sim seus benefícios, mas o suco detox não vai cumprir essa função de limpar o organismo de toxinas. Nosso corpo cumpre essa função naturalmente apenas com água.

 

Nosso corpo se adapta às dietas?

Verdade. Em dietas para a perda de peso, é necessário gastar mais calorias do que consumir, mas o corpo não enxerga isso de forma positiva. Ele tende a manter o peso, porque para ele o ideal é não gastar muita energia. O nome disso é efeito platô.

 

Bebidas alcoólicas atrapalham o emagrecimento?

Verdade. Bebidas alcóolicas são muito calóricas e ainda atrapalham a queima de gorduras. Estudos indicam que após o seu consumo, há um aumento de apetite e vontade de consumir alimentos gordurosos. Dê preferência para bebidas alcoólicas com menor teor calórico, como gim e vinho.

 

Veja também: O que são os açúcares adicionados ou escondidos