TV Gazeta Logo TV Gazeta Logo TV Gazeta +551131705643 TV Gazeta - Programação ao vivo, receitas, notícias, entretenimento, esportes, jornalismo, ofertas, novidades e muito mais no nosso site. Vem pra #NossaGazeta!
Av. Paulista, 900 - Bela Vista 01310-940 São Paulo SP BR
Logo TV Gazeta TV Gazeta - Programação ao vivo, receitas, notícias, entretenimento, esportes, jornalismo, ofertas, novidades e muito mais no nosso site. Vem pra #NossaGazeta! TV Gazeta, Receitas, Revista da Cidade, Você Bonita, Mulheres, Gazeta Esportiva, Jornal da Gazeta, Mesa Redonda, Troféu Mesa Redonda, Papo de Campeões, Edição Extra, Gazeta Shopping, Fofoca

Comemore o aniversário de SP e da TV Gazeta na Av. Paulista

Desde 25 de janeiro de 1970, a TV Gazeta e SP compartilham o aniversário. Confira alguns passeios que vão rolar na Av. Paulista no feriado

Por: Ana Clara Dias Ghiraldello

Publicado em: 18/01/2024 - Última atualização: 19/01/2024 - 16h05

Entre arranha-céus e ruas agitadas, a TV Gazeta se firmou no coração de São Paulo e, há décadas, compartilha as histórias que correm pela metrópole. Desde a sua primeira transmissão, a emissora testemunha as mudanças da cidade e acompanha a rotina dos paulistanos.

Na Avenida Paulista, esses dois gigantes se encontraram. Em 25 de janeiro de 1970, a TV Gazeta é inaugurada no cartão postal mais famoso de São Paulo, quando a cidade comemorava seus 416 anos. Desde então, a emissora e São Paulo compartilham a data de aniversário.

No próximo dia 25, a TV Gazeta te convida a vir comemorar seus 54 anos e o aniversário de São Paulo no símbolo da cidade e, em sua casa, a Avenida Paulista. Confira os principais passeios que vão rolar na Paulista para aproveitar o feriado:

 

CASA DAS ROSAS – Av. paulista, 37

Comemore o aniversário de SP e da TV Gazeta na Av. Paulista

Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil

Além de conhecer o casarão que foi recentemente restaurado, a agenda da Casa das Rosas está lotada nesse feriado. O museu assumiu como missão contribuir para o enriquecimento do debate sobre a cidadania na cidade de São Paulo, confira:

 

10h às 11h | AÇÕES LÚDICAS NO JARDIM

Ações lúdicas no jardim, que buscam refletir sobre o patrimônio cultural e as transformações urbanas através de dois jogos: Pescaria de curiosidades, nessa ação o visitante pescará na fonte do jardim uma curiosidade sobre a Casa das Rosas e Avenida Paulista. E o Jogo educativo Casa em Detalhes promove o olhar atento ao patrimônio material representado pela edificação.

11h às 16h | TRABALHOS DO MUNDO

Ação cultural promovida pelo coletivo Ponto Zero do Refúgio. Seu objetivo é a criação de espaços que promovam, ao mesmo tempo, o desenvolvimento da autonomia da pessoa migrante e em situação de refúgio por meio da atividade empreendedora, e também a construção de diálogos e vivências com o público, pela apresentação dos trabalhos e culturas dos expositores participantes.

13h às 14h30 | SONS DA PAULISTA

Com Vinicius Chagas, Gisele Lira e Myrella Nascimento. Na Av. Paulista é comum encontrarmos músicos tocando para o público passante, por iniciativa própria. Entre esses músicos, há jovens e veteranos que tocam os mais diversos instrumentos e gêneros musicais. No aniversário da cidade de São Paulo, alguns desses músicos se apresentarão para o público no espaço externo da Casa das Rosas.

16h às 17h | CHAMA POÉTICA

Com Gabriel de Almeida Prado, Liw Ferreira e Fernanda de Almeida Prado. O grupo Chama Poética apresenta um recital com poemas e canções que falam das várias facetas de São Paulo. A apresentação conta com poemas de Mario de Andrade, Guilherme de Almeida, Oswald de Andrade, Paulo Vanzolini, Jorge Mautner, Glauco Mattoso, Haroldo de Campos.

18h às 19h | JACKING BAILE

Com Nós D’água Companhia de Dança. O evento consiste em uma vivência em House Dance com a proposta de experimentar a House Music, que tem como característica as batidas eletrônicas, feita ao vivo. O evento se inicia com uma aula de House Dance e em sequência o baile, ambos feitos com presença de uma banda sonoramente diversa que tornará a experiência única.

 

JAPAN HOUSE SÃO PAULO – Av. paulista, 52

Japan House São Paulo – Foto: Divulgação

Nesse mês de férias, duas exposições estão em cartaz na Japan House: Convivendo com robôs e NIHONCHA – introdução ao chá japonês. A primeira retrata alguns aspectos do desenvolvimento de robôs, que já estão sendo incorporados ao cotidiano dos japoneses. A amostra traz como reflexão a convivência amigável entre homem e máquina.
NIHONCHA é uma imersão à uma das principais tradições nipônicas, a Cerimônia do Chá (ou chadō, em japonês). No feriado do dia 25, das 10h30 às 14h30, a Japan House oferecerá o Workshop de Ochauke, no qual os visitantes aprenderão mais sobre o chá japonês e sobre o ochauke, doce que acompanha a bebida. Durante o workshop, os visitantes poderão preparar o seu próprio doce e degustá-lo com uma xícara de chá verde.
Entrada gratuita. Reserva online (opcional): https://agendamento.japanhousesp.com.br/.

 

SESC PAULISTA – Av. Paulista, 119

Sesc Avenida Paulista – Foto: Divulgação

Quer ter uma visão privilegiada da Avenida Paulista? O mirante do Sesc é o lugar perfeito para admirar São Paulo tomando um delicioso cafézinho. Mas antes, é preciso fazer um agendamento prévio pelo aplicativo Credencial Sesc SP.

O prédio também possui exposições, shows, cursos, oficinas e muitas outras atividades gratuitas. Confira a agenda do dia 25:

10h10 às 11h | AIKIDO 

Aikido é uma arte marcial japonesa desenvolvida pelo mestre Morihei Ueshiba que concentra técnicas de defesa pessoal que se usa o movimento e a fluidez ao invés da força bruta. Quem participa aprende a redirecionar a energia do oponente e a usar movimentos circulares para neutralizar ataques.

Às 10h30 ou às 14h30 | REIMAGINANDO SÃO PAULO (Duração: 120min)

A oficina é destinada àqueles que desejam conhecer, criar e compartilhar o fazer artístico em linguagens e técnicas diversas, tendo a cidade de São Paulo como inspiração para a produção de imagens fantásticas. Orientada por educadores de tecnologias e artes, é destinada ao público iniciante e aos já iniciados no universo das artes gráficas.

Às 11h30 ou às 15h | GINÁSTICA NATURAL (Duração: 60min)

Ginástica Natural é um método de treino que existe há mais de 40 anos no Brasil. O método utiliza técnicas do yoga, jiu jitsu e exercícios de solo. Com ele, é trabalhada a estabilidade, mobilidade e força utilizando o peso do próprio corpo.

14h às 16h30 | ANIMAÇÃO COM BRINQUEDOS ÓPTICOS

Baseada na obra de Eadweard Muybridge (1830-1904), pioneiro na animação fotográfica, os participantes interagem com brinquedos ópticos e produzem suas próprias sequências animadas. Depois, receberão gif’s animados gerados a partir de suas animações individuais.

14h às 17h | CORNHOLE

Cornhole (também conhecido como atira-sacos ou sacos) é um jogo ao ar livre popular na América do Norte, no qual os jogadores ou equipes se alternam atirando sacos de feijão de tecido numa placa elevada e inclinada com um buraco na outra extremidade. O objetivo do jogo é marcar pontos colocando uma sacola no tabuleiro (um ponto) ou colocando uma sacola no buraco (três pontos).

17h às 18h30 | LUCHA LIBRE

Apresentação de Lucha Libre com lutadores, narrador e comentaristas. Lucha libre é um termo usado no México para se referir a uma forma de wrestling profissional, envolvendo várias técnicas e movimentos. O wrestling mexicano é caracterizado pela rápida sequência de holds (pegadas) e movimentos aéreos. Outro ponto de destaque da lucha libre são as máscaras, em geral coloridas.

 

ITAÚ CULTURAL – Av. Paulista, 149

Itaú Cultural – Foto: Edouard Fraipont (Divulgação)

Que tal conhecer mais sobre duas grandes personalidades brasileiras? A Ocupação Machado de Assis, veio apresentar a vida e obras do escritor. A amostra promete manuscritos, primeiras edições dos seus livros, fotos, cartas e itens da biblioteca pessoal de Machado. Também é possível conferir o impacto de seus romances no mundo da literatura.

O crítico de arte, jornalista e professor Mário Pedrosa, tem seu nome em duas exposições no Itaú Cultural. A primeira apresenta sua trajetória através de fotografias, documentos históricos, manuscritos, entrevistas e outros materiais.

Já a exposição Ensaios para o Museu das Origens é inspirada no projeto do Museu das Origens, de Pedrosa. Após o incêndio do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro em 1978 – que destruiu 90% do acervo da instituição –, ele propôs a criação de cinco museus: o Museu de Arte Moderna, o Museu de Arte Virgem (formado a partir do Museu de Imagens do Inconsciente), o Museu do Índio, o Museu do Negro e o Museu de Artes Populares. Apesar do projeto não ter sido aprovado, ele inspirou a atual amostra que está em cartaz no Itaú Cultural.

Além disso, no dia 25 de janeiro, o espaço receberá o espetáculo ORI – O Sentido de Reexistir, que busca um diálogo sobre a fé e a existência no mundo a partir da cultura afro-brasileira e das religiões de matriz africana.

Sinopse: “ORI chega até nós para buscar um caminho em meio ao caos. Para fortalecer o espírito e apaziguar a mente. Para lembrar que o corpo tem origens. E que a fé é uma ora(ação) de resistência, que nos move para frente. Em uma luta de sobrevivência que perpassa os séculos. Os ancestrais que nos acompanham, retornam para nos lembrar que o chão é marcado pelos passos de nossos antepassados”

Os ingressos são gratuitos, mas devem ser reservados no link: https://itaucultural-eventos.byinti.com/#/ticket/.

 

TEATRO GAZETA – Av. Paulista, 900

Crédito: Mariana Cavalcanti / FCL

No endereço da TV, o Teatro Gazeta receberá duas atrações imperdíveis. Às 16h, a criançada poderá se divertir com o teatro Infantil de ROBLOX, o joguinho de maior sucesso na atualidade.

Sinopse: Pedrinho é um menino que adora jogar Roblox. Um dia, antes de ir à escola, ele resolve entrar em Brookhaven, uma cidade com diferentes edifícios incluindo uma loja, igreja, escolas, lugar que se pode morar em casas incríveis, conduzir veículos fantásticos e explorar toda a cidade. Pode ser o Skin que quiser em Brookhaven, porém ele não sabia que o Azul Babão estava aprisionando todos na cidade por conta dos cubos escondidos. Então, Pedrinho vai se juntar aos Skins amigos para salvar Brookhaven e conseguir voltar ao seu quarto a tempo de ir pra escola. Será que Pedrinho vai conseguir escapar do Azul Babão?

Já às 20h30, Rodrigo Marques apresentará seu show “Estamos Vivos”. Rodrigo está no Stand Up Comedy desde 2008 e atualmente é um dos apresentadores do programa A Culpa é do Cabral, no Comedy Central. Após gravar seu segundo especial de comédia e lançar na Netflix, Rodrigo Marques retorna aos palcos com seu novo show, “Estamos Vivos”, em que reflete sobre os instintos mais básicos do ser humano e aborda, com bom humor, a perspectiva da sociedade sobre eles.

Garanta já os seus ingressos: https://site.bileto.sympla.com.br/teatrogazeta/

 

FIESP – Av. Paulista, 1313

Centro Cultural Fiesp – Foto: Divulgação

Administrado pelo Sesi-SP, o Centro Cultural Fiesp é um importante mecanismo de acesso à cultura de forma gratuita. O complexo é formado pelo Teatro do Sesi-SP, Espaço Café, Espaço Mezanino, Esplanada, Galeria de Arte, Espaço de Exposições, Galeria de Fotos, onde são oferecidas inúmeras apresentações teatrais, shows musicais, oficinas, workshops, palestras, exposições e intervenções artísticas ao longo do ano. Mas todos os ingressos esgotam rapidamente, então se programe com antecedência. E o grande diferencial do edifício é a Galeria de Arte Digital, que foi instalada na fachada do prédio que ganha uma iluminação especial durante a noite.

Confira a programação do Centro Cultural Fiesp: https://centrocultural.fiesp.com.br/programacao

 

MASP – Av. Paulista, 1578

MASP - Av. Paulista, 1578

Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

Se você está passeando pela Avenida Paulista, não pode deixar de visitar o museu de arte mais importante do Hemisfério Sul. Na quinta-feira (25), a entrada do Museu de Arte de São Paulo será gratuita.

No acervo permanente do MASP, você vai encontrar cerca de 10.000 peças, abrangendo arte africana, das Américas, asiática, brasileira e europeia, desde a Antiguidade até o século 21. Além disso, duas exposições estarão em cartaz: a Sala de Vídeo: Cecilia Vicuña exibirá o vídeo Quipu Mapocho (2017), uma série de performances da artista ao longo do rio Mapocho, no Chile. E a mostra Histórias Indígenas apresentará diferentes perspectivas sobre as histórias indígenas da América do Sul, América do Norte, Oceania e Escandinávia, por meio da arte e da cultura visual.

 

CONJUNTO NACIONAL – Av. Paulista, 2073

Conjunto Nacional – Foto: Getty Images

Considerado o primeiro shopping center da América Latina, o Conjunto Nacional é uma das principais atrações turísticas de São Paulo. O prédio acomoda restaurantes, escritórios, lojas e outros tipos de estabelecimentos, além da maior livraria da América Latina, a Livraria Cultura. Em 2005, a edificação foi tombada pelo Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico). Desde 1999 o espaço exibe o trabalho de artistas famosos e iniciantes, exposições, mostras temáticas, institucionais e comemorativas.

 

INSTITUTO MOREIRA SALLES – Av. Paulista, 2424

IMS Paulista – Foto: Bruno Fernandes (Divulgação)

Duas exposições em cartaz no IMS: Flieg, tudo que é sólido e Pequenas Áfricas: o Rio que o samba inventou, ambas com entrada gratuita.

Hans Gunter Flieg é um dos principais nomes da fotografia brasileira. Suas imagens documentam o desenvolvimento industrial e a verticalização do país, especialmente da cidade de São Paulo, a partir da década de 1940. Flieg, Tudo que é sólido é uma retrospectiva da carreira do fotógrafo, cujo acervo está sob a guarda do IMS desde 2006.

Em cartaz até abril, Pequenas Áfricas: o Rio que o samba inventou remonta a cena cultural carioca, a partir do começo do século 20, na qual as comunidades afrodescendentes criaram o samba urbano. A amostra aborda as complexas redes de trabalho, solidariedade e espiritualidade construídas nesse período histórico, além de suas influências no presente.

 

 

Veja também: Aniversário da TV Gazeta: 53 anos