TV Gazeta ícone da TV Gazeta ícone da TV Gazeta +551131705643 TV Gazeta - Programação ao vivo, receitas, notícias, entretenimento, esportes, jornalismo, ofertas, novidades e muito mais no nosso site. Vem pra #NossaGazeta!
Av. Paulista, 900 - Bela Vista 01310-940 São Paulo SP BR
ícone da TV Gazeta TV Gazeta - Programação ao vivo, receitas, notícias, entretenimento, esportes, jornalismo, ofertas, novidades e muito mais no nosso site. Vem pra #NossaGazeta! TV Gazeta, Receitas, Revista da Cidade, Você Bonita, Mulheres, Gazeta Esportiva, Jornal da Gazeta, Mesa Redonda, Troféu Mesa Redonda, Papo de Campeões, Edição Extra, Gazeta Shopping, Fofoca

Agosto Dourado: mitos e verdades sobre amamentação

Confira o conteúdo exclusivo da TV Gazeta - Agosto Dourado: mitos e verdades sobre amamentação

Por: Ana Clara Dias Ghiraldello

Publicado em: 16/08/2023 - Última atualização: 05/12/2023 - 23h35

No mês de agosto entra em pauta um assunto superimportante: a amamentação! A campanha do Agosto Dourado foi instituída em 2017 para conscientizar a população sobre o aleitamento materno e sua importância.

A escolha da cor dourada não foi por acaso; o leite materno é considerado padrão ouro na alimentação e tem papel extremamente importante no desenvolvimento do bebê. Mas ainda existem muitos mitos e tabus envolvendo essa atividade. Confira alguns mitos e verdades sobre a amamentação:

 

1 – O bebê deve ser amamentado logo após o nascimento

VERDADE. A amamentação após o nascimento é uma recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) e pode reduzir consideravelmente os riscos de mortalidade neonatal, além de auxiliar na recuperação pós-parto. O contato imediato fortalece o vínculo entre mãe e bebê e aumenta as chances do aleitamento ser bem-sucedido.

 

2 – Amamentar é instinto

MITO. A amamentação não é instintiva e exige muito preparo e dedicação. É um processo de aprendizado tanto para a mãe quanto para o bebê e pode ser muito cansativo e dolorido. É muito importante ter uma rede de apoio para ajudar nesse momento.

 

3 – O leite materno deve ser o único alimento do bebê até os 6 meses

VERDADE. Segundo a OMS, a amamentação deve ser fonte exclusiva de alimentação até o 6 meses de idade, e complementada com a alimentação adequada até os dois anos. Não existe uma data limite para o desmame, e ele deve ser feito de forma gradual.

 

4 – O bebê precisa ser amamentado a cada 3 horas

MITO. A amamentação deve ser de acordo com as necessidades do bebê. No início, o recém-nascido sente mais fome e mama com mais frequência; portanto, a mãe deve amamentar sob livre demanda.

 

5 – O leite materno pode ser congelado

VERDADE. O leite pode ficar congelado por até 15 dias, de acordo com as recomendações do Ministério da Saúde. É importante sempre manter esse estoque para o caso de qualquer imprevisto, mas alguns cuidados precisam ser tomados, como:

  • Realizar a extração do leite com muito cuidado e higiene. Com as mãos sempre limpas e em locais com menor risco de contaminação.
  • Não deixar o leite na porta do freezer, pois ao abrir a porta ele pode entrar em contato com altas temperaturas.
  • Organizar em ordem cronológica, do mais antigo para o que foi coletado mais recentemente.
  • Descongelar o leite em banho-maria. Ele não deve ser fervido nem colocado no micro-ondas.
  • Quando descongelado, o leite deve ser refrigerado e consumido por até 12 horas.

O leite materno deve ser manipulado sempre com muito cuidado e responsabilidade.

 

6 – Existe leite fraco

MITO. Nenhum leite materno é fraco! Muito pelo contrário, ele é rico em nutrientes, anticorpos e fatores de proteção que são essenciais para o desenvolvimento imunológico da criança.

 

7 – O estresse pode interferir na produção de leite

VERDADE. Níveis elevados de estresse e cansaço podem refletir na produção do leite. A amamentação não é uma tarefa fácil e fica mais difícil quando a mãe precisa dividir seu tempo entre a maternidade e outros aspectos de sua vida, como a carreira profissional. A LEI DA AMAMENTAÇÃO garante que a mãe tenha seus direitos protegidos durante essa fase, mas ainda é importante contar com uma rede de apoio.

 

A amamentação requer suporte, encorajamento e orientação. Por isso, a importância de campanhas que podem melhorar significativamente as taxas de aleitamento materno em todo o mundo. O Agosto Dourado é uma forma de informar quem não está envolvido diretamente na amamentação, mas pode fazer a diferença na vida dessas mães e bebês. A ideia é conscientizar a população sobre as dificuldades do aleitamento materno e sua relevância para a saúde das crianças.

Saiba mais: Agosto Dourado: mês dedicado ao incentivo do aleitamento materno 

Notícias Relacionadas