TV Gazeta TV Gazeta logo TV Gazeta +551131705643 TV Gazeta - Programação ao vivo, receitas, notícias, entretenimento, esportes, jornalismo, ofertas, novidades e muito mais no nosso site. Vem pra #NossaGazeta!
Av. Paulista, 900 - Bela Vista 01310-940 São Paulo, Brasil
TV Gazeta TV Gazeta, Receitas, Mulheres, Cozinha Amiga, Fofoca Aí, Revista da Cidade, Você Bonita, Gazeta Esportiva, Mesa Redonda, Jornal da Gazeta, Edição Extra, Gazeta Shopping TV Gazeta - Programação ao vivo, receitas, notícias, entretenimento, esportes, jornalismo, ofertas, novidades e muito mais no nosso site. Vem pra #NossaGazeta!

Dia Mundial da Criatividade e Inovação: 7 dicas para estimular seu pensamento

Por Lorena Oliveira / Site Tv Gazeta

 

Você sabia que no dia 21 de abril além de comemorarmos o feriado de Tiradentes, é também o dia mundial da criatividade e inovação? A data conhecida originalmente como “World Creativity Day” foi adotada oficialmente em 2017 pelas Nações Unidas e confere atualmente uma das metas globais. Apesar de parecer um tanto quanto incomum ou ser por vezes deixada de lado, o marco celebra fatores indispensáveis aqui na Nossa Gazeta. Afinal, buscamos e prezamos pela criatividade e inovação em todos os nossos projetos para que você continue com a gente.

 

Assim, ao recordar a data e todo o nosso trabalho desenvolvido sob os dois fatores, queremos relembrar você da importância e do papel de ambos para o presente e futuro. Seja em pequenas questões do dia a dia, seja em seu trabalho ou até mesmo na descoberta de hobbies e talentos. O exercício da criatividade e da inovação deve ser inerente ao desenvolvimento humano, especialmente no mundo de hoje em que as mudanças e transformações são constantes.

 

Logo, tanto a criatividade quanto a inovação mostram-se indispensáveis. Não há mais espaço para o comum ou tedioso. Aquilo que surpreende positivamente ganha destaque e visibilidade, dois pontos muito propícios ao sucesso. Entretanto, por mais simples que pareça incluí-las em nosso dia a dia, desenvolver as características e colocá-las em prática são dificuldades e riquezas muito atuais.

 

Por isso, selecionamos 7 dicas para que você siga estimulando seus lados mais criativos e inovadores:

 

1) Leia muito

Na leitura você pode deparar-se com muitas realidades e cenários jamais imagináveis. Além de poder ser transportado mentalmente para novos lugares, a leitura possibilita um melhor desenvolvimento da escrita e de seu vocabulário. Ela incita o senso crítico para questões, auxilia na memória e gera referências que poderão ser utilizadas futuramente.

 

2) Fuja da rotina

Não acostume-se com seu dia a dia. O mundo é uma grande caixa de possibilidades que devem e merecem ser experimentadas. Fuja da rotina em momentos de lazer e nas pequenas pausas cotidianas. Consuma experiências e conteúdos de outras maneiras e permita-se processar novas informações a partir de novos meios.

 

3) Converse

Busque estabelecer conversas com pessoas diferentes. Pratique a escuta e mantenha a mente aberta para sugestões e desdobramentos que podem surgir durante o bate-papo. Crie uma rede de conexão que seja capaz de abranger variados pontos de vista e enriqueça sua bagagem cultural.

 

4) Valorize suas ideias

Não menospreze seus pensamentos e ideias, por mais simples ou bobos que eles aparentem ser. Toda sugestão é válida e pode levar a outros variados caminhos e novos pensamentos. Acredite no potencial da sua mente e procure anotar de forma organizada aquilo que possa ser útil para seus projetos pessoais.

 

5) Pesquise

Ser curioso permite que você descubra um infinito de coisas novas e possibilidades. Portanto, pesquise sempre sobre aquilo que está sendo falado no momento e sobre coisas que não são comuns a você. Use variadas fontes de busca e estudo, entre por completo em temas e assuntos e aproveite oportunidades gratuitas que o universo da internet dispõe atualmente.

 

6) Relaxe a mente

Por mais que você pense que “não fazer nada” é algo ruim, o ócio é necessário. Estamos acostumados a realizar diversas demandas em pouco tempo e quando finalmente podemos descansar, nos sentimos ansiosos e improdutivos. Mas apesar disso, procure relaxar a mente e deixar se levar pela sua própria imaginação. As ideias surgirão repentinamente e você irá priorizar sua saúde mental.

 

7) Arrisque-se

Não tenha medo de ousar. Mesmo que algum plano que havia projetado tenha dado errado, muitos outros certamente darão certo. É preciso arriscar e confiar nos seus ideais para que eles sejam apresentados ao mundo. Todo sucesso começou através de alguma ação e precisaram ter um início para alcançarem suas metas.

 

Ser criativo e inovador não são capacidades exclusivas, todos podem desenvolver. Porém, são fatores que exigem técnica, tempo, recurso, emoções, sentimentos e vivências. São capacidades que dependem de nós e de nossas conexões, mas que quando estabelecidas podem proporcionar o desenvolvimento das mais diversas áreas e possíveis soluções de problemas.

 

Continue com a gente aqui na Nossa Gazeta construindo diariamente sua criatividade e inovação 🙂