TV Gazeta Logo TV Gazeta Logo TV Gazeta +551131705643 TV Gazeta - Programação ao vivo, receitas, notícias, entretenimento, esportes, jornalismo, ofertas, novidades e muito mais no nosso site. Vem pra #NossaGazeta!
Av. Paulista, 900 - Bela Vista 01310-940 São Paulo SP BR
Logo TV Gazeta TV Gazeta - Programação ao vivo, receitas, notícias, entretenimento, esportes, jornalismo, ofertas, novidades e muito mais no nosso site. Vem pra #NossaGazeta! TV Gazeta, Receitas, Revista da Cidade, Você Bonita, Mulheres, Gazeta Esportiva, Jornal da Gazeta, Mesa Redonda, Troféu Mesa Redonda, Papo de Campeões, Edição Extra, Gazeta Shopping, Fofoca

Dia Mundial da Criatividade e Inovação: 7 dicas para estimular seu pensamento

No Dia Mundial da Criatividade e Inovação, descubra 7 dicas para estimular seus pensamentos mais criativos e inovadores.

Publicado em: 20/04/2022 - Última atualização: 05/12/2023 - 23h06

Você sabia que no dia 21 de abril além de comemorarmos o feriado de Tiradentes, é também o dia mundial da criatividade e inovação? A data conhecida originalmente como “World Creativity Day” foi adotada oficialmente em 2017 pelas Nações Unidas e confere atualmente uma das metas globais. Apesar de parecer um tanto quanto incomum ou ser por vezes deixada de lado, o marco celebra fatores indispensáveis aqui na Nossa Gazeta. Afinal, buscamos e prezamos pela criatividade e inovação em todos os nossos projetos para que você continue com a gente.

 

Assim, ao recordar a data e todo o nosso trabalho desenvolvido sob os dois fatores, queremos relembrar você da importância e do papel de ambos para o presente e futuro. Seja em pequenas questões do dia a dia, seja em seu trabalho ou até mesmo na descoberta de hobbies e talentos. O exercício da criatividade e da inovação deve ser inerente ao desenvolvimento humano, especialmente no mundo de hoje em que as mudanças e transformações são constantes.

 

Logo, tanto a criatividade quanto a inovação mostram-se indispensáveis. Não há mais espaço para o comum ou tedioso. Aquilo que surpreende positivamente ganha destaque e visibilidade, dois pontos muito propícios ao sucesso. Entretanto, por mais simples que pareça incluí-las em nosso dia a dia, desenvolver as características e colocá-las em prática são dificuldades e riquezas muito atuais.

 

Por isso, selecionamos 7 dicas para que você siga estimulando seus lados mais criativos e inovadores:

 

1) Leia muito

Na leitura você pode deparar-se com muitas realidades e cenários jamais imagináveis. Além de poder ser transportado mentalmente para novos lugares, a leitura possibilita um melhor desenvolvimento da escrita e de seu vocabulário. Ela incita o senso crítico para questões, auxilia na memória e gera referências que poderão ser utilizadas futuramente.

 

2) Fuja da rotina

Não acostume-se com seu dia a dia. O mundo é uma grande caixa de possibilidades que devem e merecem ser experimentadas. Fuja da rotina em momentos de lazer e nas pequenas pausas cotidianas. Consuma experiências e conteúdos de outras maneiras e permita-se processar novas informações a partir de novos meios.

 

3) Converse

Busque estabelecer conversas com pessoas diferentes. Pratique a escuta e mantenha a mente aberta para sugestões e desdobramentos que podem surgir durante o bate-papo. Crie uma rede de conexão que seja capaz de abranger variados pontos de vista e enriqueça sua bagagem cultural.

 

4) Valorize suas ideias

Não menospreze seus pensamentos e ideias, por mais simples ou bobos que eles aparentem ser. Toda sugestão é válida e pode levar a outros variados caminhos e novos pensamentos. Acredite no potencial da sua mente e procure anotar de forma organizada aquilo que possa ser útil para seus projetos pessoais.

 

5) Pesquise

Ser curioso permite que você descubra um infinito de coisas novas e possibilidades. Portanto, pesquise sempre sobre aquilo que está sendo falado no momento e sobre coisas que não são comuns a você. Use variadas fontes de busca e estudo, entre por completo em temas e assuntos e aproveite oportunidades gratuitas que o universo da internet dispõe atualmente.

 

6) Relaxe a mente

Por mais que você pense que “não fazer nada” é algo ruim, o ócio é necessário. Estamos acostumados a realizar diversas demandas em pouco tempo e quando finalmente podemos descansar, nos sentimos ansiosos e improdutivos. Mas apesar disso, procure relaxar a mente e deixar se levar pela sua própria imaginação. As ideias surgirão repentinamente e você irá priorizar sua saúde mental.

 

7) Arrisque-se

Não tenha medo de ousar. Mesmo que algum plano que havia projetado tenha dado errado, muitos outros certamente darão certo. É preciso arriscar e confiar nos seus ideais para que eles sejam apresentados ao mundo. Todo sucesso começou através de alguma ação e precisaram ter um início para alcançarem suas metas.

 

Ser criativo e inovador não são capacidades exclusivas, todos podem desenvolver. Porém, são fatores que exigem técnica, tempo, recurso, emoções, sentimentos e vivências. São capacidades que dependem de nós e de nossas conexões, mas que quando estabelecidas podem proporcionar o desenvolvimento das mais diversas áreas e possíveis soluções de problemas.

 

Continue com a gente aqui na Nossa Gazeta construindo diariamente sua criatividade e inovação 🙂