TV Gazeta Logo TV Gazeta Logo TV Gazeta +551131705643 TV Gazeta - Programação ao vivo, receitas, notícias, entretenimento, esportes, jornalismo, ofertas, novidades e muito mais no nosso site. Vem pra #NossaGazeta!
Av. Paulista, 900 - Bela Vista 01310-940 São Paulo SP BR
Logo TV Gazeta TV Gazeta - Programação ao vivo, receitas, notícias, entretenimento, esportes, jornalismo, ofertas, novidades e muito mais no nosso site. Vem pra #NossaGazeta! TV Gazeta, Receitas, Revista da Cidade, Você Bonita, Mulheres, Gazeta Esportiva, Jornal da Gazeta, Mesa Redonda, Troféu Mesa Redonda, Papo de Campeões, Edição Extra, Gazeta Shopping, Fofoca

Setembro Amarelo

Vamos falar sobre saúde mental? A cada 40 segundos uma pessoa no mundo morre vítima de suicídio. Saiba mais

Publicado em: 15/09/2016 - Última atualização: 01/07/2022 - 13h59

Seguindo o terceiro ano consecutivo de iniciativa no Brasil, Setembro Amarelo é uma campanha organizada pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), em conjunto com a Associação Médica Brasileira (AMB), o Conselho Federal de Medicina (CFM), a Federação Nacional dos Médicos (FENAM) e outras entidades como o Centro de Valorização à Vida (CVV).

 

A ação visa a prevenção do suicídio e o combate ao estigma acerca do tema, visto que a cada 45 minutos um brasileiro tira a própria vida e a cada 40 segundos uma pessoa morre vítima de suicídio no mundo, totalizando, mundialmente, em mais de 1 milhão por ano e superando os números de mortos por homicídio e guerras juntos. Ainda sim, somos o 8º país no mundo em números absolutos de suicídios consumados e 17% das pessoas no Brasil já pensaram em se matar em algum momento da vida. Com dados tão alarmantes, a necessidade de divulgação e propagação da campanha tornou-se uma questão de saúde pública e dever social.

 

dados-alarmantes

 

A cor e o mês para a campanha não foram escolhidos à toa, o amarelo representa a chama da vida e a esperança, já setembro, foi escolhido por ser o mês com maior índice de suicídios no mundo e em comemoração ao dia 10 de setembro (Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio). A iniciativa iluminou diversos pontos turísticos como o Monumento às Bandeiras, próximo ao Parque Ibirapuera, a Assembleia Legislativa, a Estação Sumaré do metrô de São Paulo, o Cristo Redentor e outros pontos importantes espalhados por todo o Brasil. Além disso, as instituições responsáveis pelo Setembro Amarelo promovem durante todo o mês seminários, palestras, bate-papos com médicos, apresentação de documentários, caminhadas e outros eventos a fim de mostrar que para mudarmos as estatísticas só depende de nós.

 

Se seguirmos sem falar abertamente sobre o tema, estima-se que em 2020 as taxas de suicídio dobrem, impactando não só aquele que acomete o atentado à própria vida, mas também pessoas que fazem parte do seu círculo social, como familiares, amigos e colegas de trabalho. Para mudarmos isso, é preciso estar atento aos sinais e comportamentos das pessoas ao nosso redor e quebrar paradigmas acerca da saúde mental.

 

fatores-de-risco

 

É preciso ressaltar também que a maioria das pessoas que atentam contra a própria vida têm um transtorno mental não diagnosticado. Mesmo assim, pessoas que não possuem nenhum distúrbio psicológico ou psiquiátrico também podem cometer suicídio.

 

suicidio-e-doenças-mentais (edit)

 

Segundo a OMS, 90% dos casos de suicídio poderiam ser evitados. Aqueles com pensamentos suicidas distorcem a percepção de realidade, possuem pensamentos negativos sobre si mesmo, do mundo e do futuro, e apresentam medo e preocupações excessivas. Por isso, é nosso dever apoiar emocionalmente, oferecer ajuda e indicar profissionais e voluntários que sejam mais capacitados para lidar com a situação e em momentos de crise.

 

o que posso (editado paint)

 

No Brasil, é possível receber assistência gratuita nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), em algumas universidades, e entidades que prestam serviço social e acompanhamento psicológico e psiquiátrico. Além disso, o Centro de Valorização da Vida (CVV) é referência em apoio e assistência emocional, recebendo até 800 mil ligações por ano através do telefone (141).