TV Gazeta Logo TV Gazeta Logo TV Gazeta +551131705643 TV Gazeta - Programação ao vivo, receitas, notícias, entretenimento, esportes, jornalismo, ofertas, novidades e muito mais no nosso site. Vem pra #NossaGazeta!
Av. Paulista, 900 - Bela Vista 01310-940 São Paulo SP BR
Logo TV Gazeta TV Gazeta - Programação ao vivo, receitas, notícias, entretenimento, esportes, jornalismo, ofertas, novidades e muito mais no nosso site. Vem pra #NossaGazeta! TV Gazeta, Receitas, Revista da Cidade, Você Bonita, Mulheres, Gazeta Esportiva, Jornal da Gazeta, Mesa Redonda, Troféu Mesa Redonda, Papo de Campeões, Edição Extra, Gazeta Shopping, Fofoca

Mulheres de peito

Conheça histórias de mulheres inspiradoras que estão na luta contra o câncer de mama

Publicado em: 21/10/2016 - Última atualização: 02/08/2023 - 19h23

Em 1990, a Fundação Susan G. Komen não imaginou que as fitas distribuídas em sua corrida para estimular a cura para o câncer de mama fossem virar símbolo mundial na luta e conscientização contra a doença. Visto o impacto e viralização da fita, sua cor e importância, o Congresso americano aprovou uma lei que determinava o outubro como o mês de combate ao câncer de mama. Diversos países aderiram posteriormente.

O Brasil adotou, em 2014, a mobilização para estimular mulheres e homens a se prevenissem contra a doença que, segundo o Instituto Nacional de Câncer José de Alencar Gomes da Silva (Inca), corresponde a 25% dos novos casos de câncer ao ano.

Os homens, apesar de menor frequência registrada em relação às mulheres – em 2014 foram apontados dois mil casos de câncer de mama masculino e cerca de 430 mortes -, devem também participar da prevenção e conscientização, como a promovida pelo Instituto Oncoguia.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), em 2014 foram registrados 67.316 casos de câncer de mama em mulheres, no Brasil. A estimativa do Inca é que em 2016, 57.960 novos casos sejam diagnosticados, sendo as mulheres acima dos 50 anos com maior risco de incidência. Esses dados são os principais argumentos para a importância da campanha do Outubro Rosa e seu foco na prevenção e diagnóstico precoce nas mulheres.

 

Conheça a história de 3 mulheres inspiradoras que lutam contra o câncer de mama e vivem todos os dias como se fossem o último:

Tudo o que for de pior do tratamento vai passar e o que vai ficar é uma pessoa muito melhor. Muito mais forte, guerreira, sábia, confiante e bonita. – Alessandra Rocha

Alessandra Rocha tealessandra-rocham 39 anos, um filho e é dona do salão de beleza Studio Toninha Rocha, localizado no bairro de Pinheiros, na capital paulista. Ela foi diagnosticada em 2014 com câncer de mama no seio direito e logo realizou uma mastectomia total e um esvaziamento axilar. Depois de um mês da cirurgia e com a retirada de todos os nódulos, veio a notícia: deveria realizar quimioterapia. Isso abalou Alessandra, que diz viver, respirar e vender beleza, perder o cabelo era um choque que afetou sua vida social. Já no ano passado passou a tratar com radioterapia e afirma: “O tratamento nos fortalece e nos derruba ao mesmo tempo. Ele mata as células cancerígenas, mas nos derruba porque enfraquece muito.”
Após todo o processo, Alessandra irá reconstruir o seio em uma cirurgia que tem data marcada para 2017, enquanto isso, ela continua o tratamento com hormonioterapia. Alessandra descobriu o valor das coisas mais simples da vida, do pensamento positivo, da paciência e do apoio dos amigos e familiares.
Por estar sempre muito próxima do mundo da beleza, ela é voluntária da Rapunzel Solidária, uma organização sem fins lucrativos que confecciona e distribui perucas para pessoas com câncer sem condições de comprá-las.

Não pense na morte, pense na vida. É normal ter medo e ficar triste, mas é preciso ter coragem para lutar contra os sentimentos ruins e batalhar pela vida que nós queremos. Seja ativo e responsável pelo seu tratamento, isso ajuda muito. – Jussara Del Moral

jussaraJussara Del Moral tem 52 anos e 2 filhos, é formada em Rádio e Televisão e, atualmente, é dona do canal SuperVivente, onde conta um pouco da sua história e compartilha dicas para levantar o astral de qualquer um.
Ela foi oficialmente diagnosticada com câncer de mama em 2007, era um nódulo pequeno, porém não menos importante, que a permitiu fazer uma cirurgia mais conservadora para a retirada do tumor. Logo em seguida, iniciou as sessões de quimioterapia e radioterapia que duraram aproximadamente um ano. Dois anos depois do fim das sessões, em 2009, Jussara foi diagnosticada com metástase no pulmão, voltou para a quimioterapia e iniciou o tratamento com hormonioterapia. Após quatro anos, mais um diagnóstico veio à tona, desta vez era metástase óssea, que se alojava, em sua maioria, na calota craniana. Jussara então juntou todas as suas forças, partiu para uma nova guerra contra o câncer. Operou, fez radioterapia na cabeça e continuou no controle da doença com quimioterapia oral.
Em 9 anos de batalha contra o câncer, Jussara tem uma vida ativa, dança, sai com os amigos e frequenta a academia diariamente, sempre respeitando seus limites e focada em viver intensamente com qualidade de vida. Ela ainda quer ter netos, arranjar um namorado, viajar muito e bombar o canal de inscritos para fazer com que cada vez mais pessoas “supervivam”.

Engole o choro. Não adianta surtar nem desanimar. Tem que ter fé. O tratamento só depende de você. Vista o seu melhor sorriso, seu melhor look e arrase. – Silvana Oliveira da Silva

silvanaSilvana Oliveira da Silva tem 32 anos e descobriu o câncer de mama em agosto de 2014. Ela morava sozinha e trabalhava como secretária quando detectou um nódulo e iniciou as investigações passando pelas mãos de ginecologistas, mastologistas e fazendo biópsia e ultrassom. Ao receber o diagnóstico de que aquele “carocinho” era um tumor e ela estava com câncer de mama, Silvana contou para sua irmã e desabou no choro. Logo, ela cortou o cabelo, pois sabia que iria cair durante o tratamento. No dia 20 de novembro, ela fez a retirada total do seio esquerdo, e, no início de dezembro, começou as sessões de quimioterapia.
Próximo às datas comemorativas de final de ano, o cabelo de Silvana começou a cair por conta do tratamento e, no dia de Natal, ela decidiu raspar toda a cabeça. No momento, ela sentiu-se triste, porém aliviada: “Meus cabelos caíram e eu descobri uma força que eu não sabia que tinha.” Sem deixar a vaidade para trás, comprou vários lenços, maquiagens de boa qualidade e fez a reconstrução dos seios, para, acima de tudo, se sentir poderosa e viva.
Atualmente, está curada e é dona de um e-commerce chamado Laços Boutique, onde comercializa roupas femininas pelo Facebook e Instagram. Ela sonha em alavancar a marca e ser uma empreendedora de sucesso.