TV Gazeta Logo TV Gazeta Logo TV Gazeta +551131705643 TV Gazeta - Programação ao vivo, receitas, notícias, entretenimento, esportes, jornalismo, ofertas, novidades e muito mais no nosso site. Vem pra #NossaGazeta!
Av. Paulista, 900 - Bela Vista 01310-940 São Paulo SP BR
Logo TV Gazeta TV Gazeta - Programação ao vivo, receitas, notícias, entretenimento, esportes, jornalismo, ofertas, novidades e muito mais no nosso site. Vem pra #NossaGazeta! TV Gazeta, Receitas, Revista da Cidade, Você Bonita, Mulheres, Gazeta Esportiva, Jornal da Gazeta, Mesa Redonda, Troféu Mesa Redonda, Papo de Campeões, Edição Extra, Gazeta Shopping, Fofoca

5 blocos para curtir o Carnaval em São Paulo

Carnaval! Nos últimos anos, a cidade de São Paulo tem se tornado referência em carnaval de rua.

Publicado em: 29/01/2016 - Última atualização: 03/08/2023 - 15h31

Fevereiro é o mês do Carnaval. Nos últimos anos, a cidade de São Paulo tem se tornado referência em carnaval de rua. Segundo a Secretaria Municipal de Cultura, no ano de 2015 aproximadamente 300 blocos tomaram as ruas da capital. Mesmo após a decisão da Prefeitura de encurtar a folia de 5 para 3 semanas, o previsto é de 400 grupos para 2016.

As inscrições para os blocos começaram em novembro e, para evitar grandes aglomerações, estabeleceram novas regras, dando preferência à blocos tradicionais.

Entre tantas atrações, conversamos com cinco blocos – que você não pode deixar de ir – para saber um pouco como será o desfile deste ano. Confira:

Bloco do M.A.L. – 31/01
Concentração: Ocupação Alcântara Machado, Brás
Horário: 15h

Fotos: Divulgação / Facebook

 

Preparem a purpurina, o “Bloco do M.A.L.” promete fazer um carnaval cheio de amor e militância! O folião formado pela Fanfarra do M.A.L – Movimento Autônomo Libertário – tem como tema deste ano o Direito à cidade. Para animar a comemoração, prepararam sambas, funks e marchinhas especiais. A composição é feita de forma coletiva e individualmente, “normalmente alguém traz uma música e nós ouvimos e todo mundo pode opinar ou mudar algo”, conta Ibu Helena, 20.

Para quem quer participar, basta aparecer nos ensaios. “Para começar a tocar com a gente é só aparecer nos ensaios, nos atos e pronto. Não precisa saber tocar e nem possuir instrumento”, afirma Ibu.

Para as integrantes da Fanfarra, o bloco tem temas políticos que apoiam e concordam, usando as ruas como forma de ocupação do espaço público. “A repressão policial deixa nossa mente cansada, e usar o bloco combativo para lutar é uma forma de continuarmos ocupando as ruas, de um jeito mais descontraído”, afirma a estudante.

O bloco terá concentração na tenda da Alcântara Machado, lugar ocupado por moradores de rua. As organizadoras sugerem levar 1kg de alimento não perecível no dia do evento para colaborar com a ocupação. O encontro começa às 15h, no dia 31.

Bloco Tarado Ni Você – 06/02
Concentração: Avenida Ipiranga esquina com a Avenida São João
Horário: 10h

Fotos: Giselle Galvão

O “Tarado Ni Você” é uma grande homenagem ao artista baiano Caetano Veloso. O nome do bloco é uma música do álbum lançado pelo artista em 2009, o Zii e Zie. Idealizado pelo fotógrafo Thiago Borda, 32, depois de ir ao carnaval de rua do Rio de Janeiro. O projeto levou dois anos para sair do papel, quando encontrou os amigos Raphaela Barcala e Rodrigo Guima.

Há três anos na rua, o grupo começou a se preparar em outubro. “Temos uns meses que antecedem o período do verão para nos prepararmos para o período do Carnaval. Esse ano a gente fez 2 ensaios abertos ao público com bilheteria: um em dezembro e outro em janeiro”, conta o fotógrafo.

O tema desse ano é #SomosTodosTieta e sairá da Avenida Ipiranga, esquina com a Avenida São João, no dia 6, às 15h. Segundo Thiago, “O ‘Tarado’ carrega consigo a vontade e a ideia de redescobrir a cidade. Acreditamos no poder de reconexão da cidade através da música”. E garante que esse ano será “não apenas uma festa, mas será de fato uma experiência urbana, uma experiência de cidade”.

 

Bloco Afro É Di Santo – 08/02
Concentração: Casa de Cultura M’Boi Mirim
Horário: 15h

Fotos: Brisa Serena

O “Bloco Afro É Di Santo” anima as ruas do M’Boi Mirim com muitos tambores, ritmos e batuques afro baiano desde o Carnaval de 2010. O Di Santo começou com um grupo de quatro pessoas, quando alguns percussionistas e batuqueiros resolveram se juntar para fazer música percussiva a partir das suas referências na Casa Popular de Cultura de M’boi Mirim.

O nome do bloco tem como origem a expressão nas irmandades dos terreiros para se referir que uma pessoa é candomblecista e/ou umbandista. Di Santo foi escolhido “para reverenciar nossas referências, saravá aos nossos ancestrais, valorizar o lugar de onde viemos e evocar as fontes que inspira o nosso processo de criação – o terreiro”, conta Andreia Criola.

A cada ano o Bloco Afro É Di Santo, vem tomando proporção, volume, saberes e fazeres. Desde 2011, no mês de fevereiro o Bloco É Di Santo sai às ruas de Piraporinha, sempre na segunda-feira de carnaval, tocando, alegrando e reverenciando a afrodescendência do grupo, tomando as ruas com o samba-reggae, afoxé e axé.
Para Andreia, o bloco é mais que uma comemoração, acredita que o carnaval é a frente de trabalho deles. “Tocar músicas afro percussiva é um ato político e sair às ruas é um movimento artístico-político-cultural”, completa uma das organizadoras.

Para este ano, esperam “muitos tambores, ritmos e batuques afro baiano, danças, sorrisos, alegrias e energias positivas, amarelo e branco refletida nas múltiplas pessoas que vão colar”, afirma Andreia. A concentração será na Casa de Cultura M’Boi Mirim, às 15h.

 

Bloco To de Bowie – 09/02
Concentração: Largo Santa Cecília
Horário: 15h

Fotos: Divulgação / Facebook

Bloco To De Bowie Facebook

Para os amantes de David Bowie, existe um bloco voltado só para músicas do artista. O “To De Bowie”, idealizado e organizado pelo estilista e maquiador Antonio Renato (27) e pelos designers Caue Yuiti (28) e Luiz Franco (28), surgiu em pleno carnaval de São Paulo em 2015.

Após uma reunião entre amigos, começaram a brincar com o sobrenome do artista até surgir a expressão “To de Bowie”. Os organizadores contam que decidiram pintar o raio icônico nos rostos e sair as ruas fazendo uma homenagem ao cantor no dia. “Resolvemos organizar nosso bloco ao longo do ano e levar isso que vivemos para outras pessoas”.

O grupo de amigos sempre quis homenagear David Bowie, mas será ainda mais emocionante após sua morte no dia 10 de janeiro. “A ideia é mesclar esses dois universos diferentes que são o Carnaval e o movimento proposto pelo artista dentro do universo do rock’n’roll que têm muitos aspectos em comum com a festa brasileira”, contam.

A expectativa do Bloco é poder colaborar para um Carnaval cada vez mais bonito em São Paulo, e conseguir agregar cada vez mais pessoas diferentes. A concentração será no Largo da Santa Cecília, às 15h do dia 9.

 

Bloco do Síndico – 14/02
Concentração: Praça Edgard Hermelino Leite
Horário: 15h

Fotos: Divulgação / Bloco do Síndico

Em São Paulo também tem bloquinho dedicado ao Tim Maia. O “Bloco do Síndico” foi fundado no ano passado e já se consideram tradicionais, conta Gustavo Gabas, 36. Assim como os outros, a ideia partiu de uma reunião de amigos da faculdade. Segundo ele, tinham uma meta principal: a bateria seria formada por alunos e ex-alunos da Escola Politécnica da USP.

Para este ano, pensam em algo grande, mais famoso e mais maduro. “Estamos procurando manter o nosso público do ano passado e a ideia é fideliza-los mais ainda e trazer ainda mais. Fomos o primeiro bloco do Itaim no ano passado, inauguramos o carnaval no bairro e esse ano já teremos outros 2 ou 3 blocos por ali”, conta Gustavo.

Como o desfile é no último dia de carnaval, os organizadores tiveram a intenção de não concorrer com os blocos mais tradicionais. Em 2015, com o slogan “Fechando o Carnaval de SP com chave de ouro”, gostaram da estratégia e vão repetir neste ano. E ainda garante, “tem um pouco do melhor ficar para o final (risos), mas a ideia é dar aquele gostinho de opa-ainda-tem-mais para o folião”.

A concentração está marcada para às 15h, na Praça Edgard Hermelino Leite, Itaim Bibi.

assinatura_exclusivo_web_linha