TV Gazeta Logo TV Gazeta Logo TV Gazeta +551131705643 TV Gazeta - Programação ao vivo, receitas, notícias, entretenimento, esportes, jornalismo, ofertas, novidades e muito mais no nosso site. Vem pra #NossaGazeta!
Av. Paulista, 900 - Bela Vista 01310-940 São Paulo SP BR
Logo TV Gazeta TV Gazeta - Programação ao vivo, receitas, notícias, entretenimento, esportes, jornalismo, ofertas, novidades e muito mais no nosso site. Vem pra #NossaGazeta! TV Gazeta, Receitas, Revista da Cidade, Você Bonita, Mulheres, Gazeta Esportiva, Jornal da Gazeta, Mesa Redonda, Troféu Mesa Redonda, Papo de Campeões, Edição Extra, Gazeta Shopping, Fofoca

10 motivos que nos fazem amar Pizza

Quentinha, crocante, molho de tomate, queijo derretido... Vamos comemorar: hoje é 'Dia da Pizza'!

Publicado em: 10/07/2016 - Última atualização: 13/07/2022 - 11h36

São muitas as pessoas ao redor do mundo que adoram uma pizza. E hoje, 10 de julho, o dia é todo dedicado ao quitute cuja origem é bastante polêmica.

Acredita-se que a mistura de farinha e água foi realizada, primeiramente, pelos egípcios. Tempos depois, os fenícios optaram por adicionar alimentos como cebola e carnes à massa. Mas uma coisa é certa: a pizza da forma que a conhecemos atualmente foi preparada pela primeira vez pelos italianos.

Mangia che te fa benne!
Em 1830, a cidade de Nápoles (Itália) abriu a primeira pizzaria do mundo, chamada Antica Port`Alba. Foi ali que a pizza se popularizou e começou a ganhar o formato redondo, acrescido por tomate e queijo -ingredientes que passaram a ser essenciais na receita, sem distinção de nacionalidade.

Aqui no Brasil, o alimento chegou por meio dos imigrantes italianos que no final do século XIX passaram a morar na cidade de São Paulo. Hoje em dia, o município registra o segundo maior consumo de pizzas do mundo, perdendo apenas para Nova York, e estima-se um universo de seis mil estabelecimentos e o consumo em torno de 43 milhões de pizzas por mês.

O amor pela receita é tanto que, em março deste ano, a Itália lançou oficialmente a candidatura da pizza como Patrimônio Mundial da Unesco. O dossiê com a candidatura foi enviado para que uma complexa negociação se inicie, já que nunca antes a Unesco definiu como patrimônio uma tradição alimentar.

O que você acha? Será que a pizza merece ser reconhecida como Patrimônio Mundial da Unesco? Hoje, Dia da Pizza, selecionamos 10 motivos para você
amar (ainda mais) pizza e, quem sabe, decidir que no seu coração ela já é um patrimônio:

 

Tem esse queijinho derretido, que é tudo de bom

Tem sabores doces

Strawberry Pizza Dessert

Dá para comer com a mão

Ninguém resiste (ninguém mesmo)

Você pode até não gostar da borda, mas pode aproveitar todo o resto

leftover pizza crust heel

Você pode pedir para entregar

Whole pepperoni with olives pizza in box over white background

Ou fazer em casa

baked italian pizza in the oven

Você pode comer com os amigos

Ou comer sozinho mesmo

Quando bate aquela fome, uma pizza é quase uma miragem

 

E que tal preparar uma receita especial para comemorar o Dia da Pizza?
Confira essa seleção que fizemos especialmente para você:

 

 

Pizza de Liquidificador
(Clique aqui e veja os ingredientes)

 

 

Pizza de Abobrinha
(Clique aqui e veja os ingredientes)

 

 

Pizza Portuguesa Genérica
(Clique aqui e veja os ingredientes)