TV Gazeta TV Gazeta logo TV Gazeta +551131705643 TV Gazeta - Programação ao vivo, receitas, notícias, entretenimento, esportes, jornalismo, ofertas, novidades e muito mais no nosso site. Vem pra #NossaGazeta!
Av. Paulista, 900 - Bela Vista 01310-940 São Paulo, Brasil
TV Gazeta TV Gazeta, Receitas, Mulheres, Cozinha Amiga, Fofoca Aí, Revista da Cidade, Você Bonita, Gazeta Esportiva, Mesa Redonda, Jornal da Gazeta, Edição Extra, Gazeta Shopping TV Gazeta - Programação ao vivo, receitas, notícias, entretenimento, esportes, jornalismo, ofertas, novidades e muito mais no nosso site. Vem pra #NossaGazeta!

Risoto integral de alcachofra

Aprenda a fazer esse delicioso risoto de alcachofra com Maria Gabriela Venegas

Risoto integral de alcachofra Aprenda a fazer esse delicioso risoto de alcachofra com Maria Gabriela Venegas
Logo do programa Você Bonita
Você Bonita
Maria Gabriela Venegas - Chef de cozinha
Imprimir

Imprimir

Ingredientes

Caldo: 2 alcachofras grandes 1 talo de alho-poró 2 cenouras médias 1 dente de alho Ervas frescas a gosto: salsão, louro, tomilho, salsinha 3 litros de água Sal rosa a gosto   Risoto: 1 xícara de arroz integral cateto cozido na água do cozimento da alcachofra 2 colheres (sobremesa) de manteiga ghee ou azeite ½ cebola média finamente picada 2 colheres (sopa) de biomassa de banana verde 2 colheres (sopa) de cebolinha picada ¼ de xícara de vinho branco seco Caldo do cozimento das alcachofras (quanto baste) Sal rosa quanto baste Pimenta do reino a gosto 1 colher (sopa) de sementes de girassol torradas

Preparo

Caldo:  Leve todos os ingredientes numa panela e leve ao fogo, por cerca de 20 minutos, ou até que enfiando um garfo, as alcachofras estejam macias. Retire as alcachofras, corte-as em tiras finas e reserve. Coe o caldo e reserve   Risoto: Numa panela, coloque a manteiga/azeite e refogue a cebola. Acrescente a o arroz previamente cozido no caldo que cozinhou a alcachofra e coloque o vinho até evaporar. Adicione o sal e a pimenta do reino. No liquidificador bata a biomassa com 1 xícara do caldo que cozinhou a alcachofra. Na panela do arroz, acrescente a mistura da biomassa e cozinhe até adquirir consistência de risoto. Acrescente as alcachofras em tirinhas, prove o sal e pimenta e finalize com a cebolinha. Sirva a seguir.

Veja também