TV Gazeta Logo TV Gazeta Logo TV Gazeta +551131705643 TV Gazeta - Programação ao vivo, receitas, notícias, entretenimento, esportes, jornalismo, ofertas, novidades e muito mais no nosso site. Vem pra #NossaGazeta!
Av. Paulista, 900 - Bela Vista 01310-940 São Paulo SP BR
Logo TV Gazeta TV Gazeta - Programação ao vivo, receitas, notícias, entretenimento, esportes, jornalismo, ofertas, novidades e muito mais no nosso site. Vem pra #NossaGazeta! TV Gazeta, Receitas, Revista da Cidade, Você Bonita, Mulheres, Gazeta Esportiva, Jornal da Gazeta, Mesa Redonda, Troféu Mesa Redonda, Papo de Campeões, Edição Extra, Gazeta Shopping, Fofoca

Pudim de tapioca

Dois sabores que fazem uma combinação maravilhosa!

Pudim de tapioca Dois sabores que fazem uma combinação maravilhosa!
Logo do programa Mulheres
Chef Juliana Abbud

2 a 4
Fácil
ícone de impressora

Imprimir

Ingredientes

Pudim de tapioca - Base

Calda de Caramelo

Modo de Preparo


Pudim de tapioca - Base:
Em uma tigela, hidrate a tapioca no leite integral misturado ao leite de coco por aproximadamente 1 hora. Em outro recipiente, bata os ovos e as gemas com um fouet e adicione o leite condensado, sem parar de bater. Coe e reserve. Aqueça a mistura de leite com tapioca em uma panela e despeje sobre a mistura de ovos com leite condensado. Bata bem com o fouet e volte tudo para a panela. Cozinhe em fogo baixo, sem parar de mexer com uma colher de pau ou espátula (pão-duro) para que não ferva, até que a mistura engrosse um pouco. Você perceberá o ponto ideal, chamado à la nappe ou ponto de creme inglês, quando passar o dedo na parte de trás da colher de pau ou na espátula e o rastro deixado ficar intacto por alguns segundos, sem que o líquido escorra sobre ele. Quando a base do pudim atingir esse ponto, retire do fogo e adicione o coco ralado. Deixe esfriar.


Calda de Caramelo:
Ponha o açúcar em uma panela e adicione água suficiente para molhá-lo. Mexa antes de ligar o fogo, para uniformizar a mistura, e limpe as paredes da fôrma com um pincel molhado, para evitar a formação de cristais. Cozinhe, sem mexer, até se transformar em caramelo. Despeje a calda na fôrma para pudim. Se preferir, faça esse procedimento diretamente na fôrma.

Montagem:
Pré-aqueça o forno a 150 °C. Adicione a base do pudim à fôrma com caramelo. Cubra com papel-alumínio, para evitar que a superfície do doce fique queimada, e cozinhe em banho-maria no forno de 1 hora a 1 hora e 30 minutos ou até que o centro do pudim esteja firme. Deixe esfriar completamente em temperatura ambiente e desenforme antes de levar à geladeira, caso contrário a tapioca pode grudar na fôrma e o pudim se quebrar ao ser desenformado.

DICA:
Sirva com coco queimado em flocos ou fitas de coco caramelizada. Pode usar tapioca granulada.

Avalie essa receita

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas
(Sem avaliações ainda)
Carregando...
Leia mais sobre:
Siga o Mulheres nas redes sociais